"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 2 de junho de 2010

BOMBA DA 2ª GUERRA EXPLODE E MATA TRÊS NA ALEMANHA


Berlim, 2 jun (EFE) - A explosão de uma bomba da 2a Guerra Mundial matou três pessoas nesta terça-feira e deixou outras seis feridas em Gotinga, no centro da Alemanha, no momento em que um grupo de especialistas tentava desativá-la.

A bomba, de 500 quilos, foi encontrada no centro de Gotinga, a 7 metros de profundidade. Segundo os bombeiros, todos os mortos e feridos eram especialistas em desarmar explosivos.

As causas da explosão ainda não foram determinadas. O porta-voz da Prefeitura de Gotinga não confirmou os rumores de que outra explosão teria levado à detonação da bomba.

A explosão aconteceu às 21h30 locais (16h30 pelo horário de Brasília) na terça-feira, em pleno centro da cidade, de tradição universitária. Dois dos feridos foram levados a um hospital em estado grave, mas já estão livres de perigo.

Mais de 7 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e locais de trabalho nos edifícios próximos depois que a bomba foi encontrada, e o procedimento de evacuação ainda não tinha terminado no momento da detonação.

Segundo o porta-voz municipal, Detlef Johannson, o processo de desativação acontecia como previsto. "Tudo estava acontecendo normalmente, e a equipe de trabalho estava muito satisfeita com o andamento dos trabalhos", garantiu.

Ainda de acordo com Johannson, a mesma equipe, composta por 13 especialistas, já tinha desativado a poucos metros do local outra bomba, que foi encontrada na última quinta-feira.

O procedimento é feito por um robô teleguiado de última geração, que usa uma serra de alta potência refrigerada a água que corta o detonador a uma distância segura, mas aparentemente ele não chegou a ser utilizado.

O descobrimento de bombas da Segunda Guerra Mundial no subsolo das cidades alemãs é um fato quase cotidiano, e acontece quase diariamente, quase sempre causando evacuações. 



Fonte: Yahoo Notícias

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário