"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 21 de junho de 2010

MUSEU DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS




Localizado na Ilha das Cobras, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, o Museu do Corpo de Fuzileiros Navais está integrado ao sítio histórico da Fortaleza de São José, onde, em 1809, instalou-se a Brigada Real da Marinha, origem do Corpo de Fuzileiros Navais.

O Museu expõe seu acervo em túneis que foram construídos para servir de ligação segura entre as fortalezas erguidas pelos portugueses, a partir do século XVII, naquela ilha. A curiosa ambientação, pouco comum em museus tradicionais, provoca uma proximidade do visitante com as peças expostas.

Visitação de escolares ao museu

Na primeira galeria, estão reunidas peças de uniformes, medalhas, documentos, prataria e material arqueológico, além da maquete das fortificações que formavam o complexo de onde se originou a atual Fortaleza de São José. Ao longo do segundo túnel, ficam dispostos antigos armamentos, sobressaindo-se uma espingarda de chumbeira, do ano de 1859. Outros destaques do acervo são: o primeiro Regulamento da Brigada Real da Marinha (1808) e um manuscrito de 1811 que nomeava oficiais para servirem à Brigada.

São destaques do circuito expositivo uma motocicleta Harley-Davidson modelo 1953 e uma escavação arqueológica, na qual o visitante pode observar parte do contraforte da muralha da Fortaleza, construída no século XVIII.

O Museu do CFN participa do Projeto "Fim de Semana no Centro", no qual, em todo segundo fim de semana de cada mês, o Museu abre suas portas. A partir das 11:00h, no Espaço Cultural da Marinha (ECM), são distribuídas senhas para embarque nos ônibus que conduzem os visitantes do ECM até o Museu do CFN. Ao término da visitação, os mesmos ônibus retornam ao ponto de partida. O horário de visita durante esse evento é das 12 às 16:00h, com conduções saindo de hora em hora.


O Museu do CFN oferece ainda os seguintes serviços:

· Auxílio às pesquisas históricas;

· Arquivo iconográfico com mais de cinco mil fotos;

· Possibilidade de expor, externamente, parte de seu acervo, desde que devidamente autorizado pelo Comando-Geral do CFN.

O Museu está aberto de terça a sexta-feira, das 12h às 16h, com entrada franca. As visitas são conduzidas por guias especializados e podem ser marcadas pelo telefone (21) 2126-5053.

Acesso: no final da Rua Primeiro de Março, entrar na área do 1º Distrito Naval; atravessar a ponte Arnaldo Luz; subir pelo elevador do Hospital Central da Marinha e dirigir-se ao Batalhão Naval, ou, de carro, entrar pelo portão do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário