"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 24 de junho de 2010

OS LINDES ROMANOS

.

Os lindes - palavra derivada do latim limes, que designa estradas que marcam a divisa entre fazendas ou pomares - serviam como uma barreira que mantinha os bárbaros fora do Império Romano.  Também ofereciam aos exércitos romanos que atuavam nas fronteiras uma base protegida de suprimentos e um refúgio, no caso de precisarem retrair após uma derrota.

A estrutura dos lindes variava dependendo do tipo de fronteira a ser defendida.  Na Bretanha, assumiram a forma permanente de impressionante muralha de pedras - a Muralha de Adriano - que separa o norte e o sul das ilhas britânicas.

A impressionante Muralha de Adriano definia o limite entre o Império Romano e os povos bárbaros da Bretanha.

Ao longo do Reno, uma parede de troncos verticalmente dispostos e um baluarte de barro conectavam acampamentos legionários e auxiliares.  Nessa região os bárbaros careciam da tecnologia bélica necessária para promover cercos.

No árido norte da África e no Oriente Médio, onde os partos e os persas sassânidas desafiavam Roma, os romanos preferiam uma rede de fortes legionários e de cidades fortificadas.

.
Reconstituição dos lindes existente na região do Reno, atual Alemanha.  É possível visualizar na imagem a paliçada de troncos e uma torre de observação, onde eram postadas as sentinelas

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário