"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 6 de junho de 2010

ANIVERSÁRIO DO CVMARJ

.

Na oportunidade em que completa seu 9º aniversário, o Blog História Militar rende sua homenagem ao Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ), uma das mais importantes entidades de preservação histórico-militar de nosso país. A seguir, um pouco da história e do trabalho desenvolvido pelo CVMARJ.

Fundado em 6 de junho de 2001, o CVMARJ é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada com o objetivo de resgatar o valor histórico das viaturas militares antigas, com foco rigoroso na manutenção da originalidade, se tornando referência nacional no assunto.

O CVMARJ é membro fundador da recém-criada ABPVM – Associação Brasileira de Preservação de Viaturas Militares, que congrega clubes do gênero em atividade no País, entidade que organiza o Encontro Brasileiro de Viaturas Militares Antigas, realizado anualmente em Curitiba desde 2005, sendo o único evento exclusivamente voltado para veículos militares antigos no Brasil, reunindo a maioria dos clubes em atividade no país, sendo o maior encontro do gênero na América Latina, resultado das atividades do CVMARJ e da ABPVM.

O CVMARJ é reconhecido pela FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos e pela MVPA – Military Vehicles Preservation Association, EUA, uma das principais associações mundiais do gênero.

O encontro mensal de viaturas militares antigas no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristóvão no Rio de Janeiro, foi a primeira atividade regular do CVMARJ que também participa anualmente do Desfile de 7 de Setembro no Rio de Janeiro, conduzindo em suas viaturas os Veteranos da FEB, além de outras solenidades como o “Dia da Vitória” e "Dia da Aviação de Caça". Recentemente o CVMARJ passou a participar do encontro mensal de veículos antigos na Praça XV, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Viatura preservada do CVMARJ conduzindo veteranos da FEB durante cerimônia

As atividades do CVMARJ incluem passeios, encontros e exposições promovidas pelo Clube ou atendendo a convites de instituições civis e militares tais como Exército, Marinha e Aeronáutica, sempre com destaque especial para o seu acervo de viaturas militares criteriosamente restauradas que chamam a atenção pela qualidade e perfeitas condições de funcionamento. O CVMARJ também participa de exposições de clubes de veículos antigos dentro do calendário oficial da FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos.

O site www.cvmarj.com.br, é um dos mais procurados dentro do tema “preservação de viaturas militares antigas” e se tornou referência nacional, com mais de cem mil visitas desde outubro de 2000. A lista de discussão http://br.groups.yahoo.com/group/CVMARJ/ também se estabeleceu como espaço nacional para troca de informações sobre o assunto com mais de 350 participantes registrados em todo o Brasil e mais de 11.500 mensagens trocadas desde agosto de 2003.

Em março de 2008 entrou no ar o álbum de fotos http://picasaweb.google.com.br/CVMARJ que registra as diversas atividades do Clube.

O CVMARJ foi o mentor da idéia do Museu Vivo de Viaturas Militares Antigas de Valor Histórico, cujo objetivo é reunir, restaurar e preservar veículos militares de valor histórico que foram utilizados pelo Exército Brasileiro, mantendo assim o valor cultural do transporte militar no Brasil, aproveitando o enorme apelo que este assunto encontra junto ao grande público. O projeto foi aceito pela DPHCEx - Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, sendo o primeiro Clube a aderir a esta iniciativa.

No período de 27 a 30 de agosto de 2009, o CVMARJ e a DPHCEx, realizaram o II ENVM – II Encontro Nacional de Veículos Militares, no Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, com apresentação de veículos preservados do CVMARJ, de Unidades do Exército, além de outros modelos da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Em 2010 está prevista a repetição do evento, que também vai ocorrer no Forte de Copacabana.

A seguir, algumas das viaturas preservadas pelo CVMARJ:









Conheça mais sobre o CVMARJ acessando: http://www.cvmarj.com.br/

Fonte: CVMARJ

 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário