"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 10 de janeiro de 2017

LIVRO - MORRER NA GUERRA: A SOCIEDADE DIANTE DA MORTE EM COMBATE

.

Está disponível o livro MORRER NA GUERRA, da pesquisadora Adriane Piovezan.


Sinopse
 

O campo de estudos sobre a morte e o morrer se encontram em expansão na atualidade. O interesse pelo tema, tornado clássico por alguns historiadores franceses já nas décadas de 1970 e 1980, parece a cada ano aumentar. Mais ainda, cresce o número de historiadores que se debruçam sobre o tema da morte em guerra. Interpretar o sentido e as implicações de eventos e processos como a relação entre a morte e as leis, os métodos e locais de sepultamento, os cemitérios do campo de batalha e toda uma série de procedimentos de ordem prática que indivíduos e instituições exercem em relação aos mortos são reveladores da história cultural, política e institucional das sociedades nas quais se inserem. O livro examina tais questões a partir de uma documentação inédita. 

Com a entrada do Brasil nesse conflito mundial em 1942, e o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para o teatro de operações na Itália em 1944, ocorreu a consequente criação de um Pelotão de Sepultamento (PS). Essa unidade gerou diversas fontes passíveis de problematizar a preparação individual do soldado para a probabilidade de sua própria morte. Partiu-se da análise de devoções individuais deles, expressas nos objetos religiosos encontrados pelo PS em seus cadáveres. Ao mesmo tempo, procedimentos institucionais destinados ao tratamento dos mortos em guerra, os monumentos fúnebres e o repatriamento dos restos mortais dos soldados caídos no front, permitem interpretar as tentativas de construção de um culto cívico aos mortos no Brasil Contemporâneo.


Autora
 
ADRIANE PIOVEZAN é graduada em História pela UFPR (1997), Mestre em Estudos Literários (UFPR - 2006) e Doutora em História pela UFPR (2014). Se dedica aos estudos da morte no Brasil Contemporâneo. Atualmente é professora de História do Brasil nas Faculdades Integradas Espírita.



Ficha Técnica
 
ISBN:978-85-444-1287-9
Editora: EDITORA CRV
Distrubuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Ano de edição: 2017
Formato do Livro: 16x23 cm

Para adquirir seu exemplar, clique aqui

.

Um comentário: