"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 29 de janeiro de 2022

VIAGEM DE ESTUDOS AO CAMPO DE BATALHA EM DINANT

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Editor do portal Carlos Daróz-História Militar realiza pesquisa de campo em Dinant, Bélgica.


Durante a visita a Dinant, realizamos pesquisa de campo nos campos de batalha da Grande Guerra, museus e no cemitério militar francês.

Dinant localiza-se em uma posição estratégica, dominando o Rio Meuse e na entrada da floresta das Ardenas. Por essas razões, cumprindo o Plano Schlieffen em seu avanço para atacar a França, o 3º Exército alemão foi incumbido de conquistar a cidade e assegurar a transposição do rio. O 5º Exército francês, no entanto, deslocou-se para a cidade a fim de barrar o avanço dos alemães. A batalha de Dinant transcorreu entre 15 e 24 de agosto de 1914, nos primeiros movimentos da Grande Guerra.

Os alemães saíram vitoriosos, mas o combate foi marcado pelo fuzilamento indiscriminado de 674 civis da cidade, incluindo mulheres e crianças, em 23 de agosto por soldados alemães. O crime de guerra foi a primeira das atrocidades alemãs que ficaria conhecida como "o estupro da Bélgica".

Somente diante do Muro Tschoffen, 611 cidadãos de Dinant foram fuzilados. Passados mais de cem anos, as marcas de tiros no muro ainda são visíveis.


No memorial em homenagem aos civis fuzilados em 23 de agosto de 1914. Gravados no metal os nomes dos 674 civis fuzilados pelos alemães.


No memorial em homenagem aos civis fuzilados em 23 de agosto de 1914. Famílias inteiras se perderam, com a família Monin, que perdeu 12 pessoas.


Destaca-se o fato que, na batalha, o então tenente Charles de Gaulle teve seu batismo de fogo, e foi ferido em combate com um tiro na perna. Hoje, a ponte da cidade que liga as duas margens do rio leva seu nome.

Placa assinalando o local onde o tenente Charles de Gaulle foi ferido em 15 de agosto de 1914.

Estátua de De Gaulle na margem esquerda do rio Meuse.



Em 1940, no contexto da Segunda Guerra Mundial e utilizando quase o mesmo itinerário, a 7ª Divisão Panzer de Erwin Rommel, apelidada de "Divisão Fantasma", cruzou o Meuse em Dinant e seguiu em direção à França.

Cemitério militar localizado na Citadelle, onde encontram-se sepultados 1.200 soldados franceses mortos na breve Batalha de Dinant.


Escutura "L'Assaut", de Alexandre Daoust, existente no cemitério francês.


No cemitério francês encontram-se sepultados 25 tripulantes de bombardeiros da Real Força Aérea britânica abatidos na região em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.


Capacete pickelhaube do Regimento de Artilharia de Guarda prussiano preservado no museu da Citadelle.


Devido ao massacre de quase 10% de sua população em 1914, a memória local sobre a Grande Guerra é muito mais expressiva do que os fatos de 1940, existindo diversos monumentos dedicados às vítimas do "23 de agosto".

Monumento em homenagem aos fuzilados de 23 de agosto de 1914 diante da Abadia de Leffe. 243 pessoas foram fuziladas no distrito de Leffe.


Monumento em homenagem aos fuzilados de 23 de agosto de 1914 existente em Bouvine-sur-Meuse, um dos distritos de Dinant.


Nomes das vítimas no monumento em Bouvine-sur-Meuse





terça-feira, 25 de janeiro de 2022

NOSSO PORTAL ATINGE A MARCA DE 1,5 MILHÃO DE VISITAS

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Nosso portal hoje está em festa. O sucesso extrapolou o que jamais pensávamos alcançar.
Sempre em vista de ofertar o melhor conhecimento, o portal Carlos Daróz-História Militar, o primeiro do gênero no Brasil, alcança a marca de 1 milhão e meio de visitantes.


Agradecemos pela parceria, fidelidade e participação de nossos leitores e colaboradores. Sem a vossa audiência e atenção, o que realmente importa para nós, não poderíamos atingir essa marca.

Por todo o apoio, registramos o nosso MUITO OBRIGADO!


Que venham novas pesquisas e novos conhecimentos no campo da História Militar.



quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

A SAGA DO HMS PENELOPE

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O cruzador leve HMS Penelope atuou com destaque na Segunda Guerra Mundial. No início de 1944, foi afundado por um submarino alemão na costa da Itália, com grande perda de vidas


O HMS Penelope era um cruzador leve da classe Arethusa da Marinha Real. Foi construído no estaleiro Harland & Wolff (Belfast, Irlanda do Norte) e sua quilha batida em 30 de maio de 1934. O navio foi torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-410 perto de Nápoles, com grande perda de vidas, em 18 de fevereiro de 1944. 

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Penelope estava subordinado ao 3º Esquadrão de Cruzeiros no Mediterrâneo, tendo chegado a Malta em 2 de setembro de 1939. O Penelope e seu navio irmão Arethusa foram realocados para o 2º Esquadrão de Cruzadores na Home Fleet (Frota Doméstica) e chegaram a Portsmouth em 11 de janeiro de 1940. Em 3 de fevereiro, partiu para o rio Clyde, a caminho de Rosyth, onde chegou em 7 de fevereiro, e operou com o 2º Esquadrão de Cruzadores na escolta de comboio. Em abril e maio de 1940, participou da Campanha da Noruega.

Em 11 de abril, o HMS Penelope encalhou em Fleinvær enquanto caçava navios mercantes alemães que entravam no Vestfjord. O destroier HMS Eskimo o rebocou para Skjelfjord, onde havia uma base avançada improvisada da Marinha Real. Apesar dos ataques aéreos, reparos temporários foram feitos e o navio foi rebocada para o Reino Unido um mês depois, chegando a Greenock, na Escócia, em 16 de maio de 1940. Reparos adicionais foram realizados, antes de prosseguir, em 19 de agosto, para o o estaleiro de Tyne, para manutenção permanente.

O HMS Penelope ancorado em um fiorde norueguês

Depois que os reparos e testes foram concluídos, o HMS Penelope retornou ao 2º Esquadrão de Cruzadores em Scapa Flow, em 17 de agosto de 1941. Em 9 de setembro, deixou Greenock, escoltando o encouraçado HMS Duke of York até Rosyth. Mais tarde, naquele mês, foi empregado no patrulhamento da passagem Islândia – Faroé, com o propósito de interceptar navios de superfície inimigos.

Em 6 de outubro de 1941, o Penelope deixou Hvalfjord, na Islândia, com outro navio de guerra, o encouraçado HMS King George V escoltando o porta-aviões HMS Victorious, para a bem-sucedida Operação EJ, um ataque aéreo à navegação alemã entre o Fiorde Glom e a cabeça do Fiorde Ocidental, na Noruega . A força voltou para Scapa Flow em 10 de outubro de 1941.


Força K 

O HMS Penelope e seu navio-irmão Aurora foram designados para formar o núcleo da Força K com base em Malta e partiram de Scapa em 12 de outubro de 1941, chegando a Malta em 21 de outubro. Em 8 de novembro, ambos os cruzadores e seus contratorpedeiros de escolta partiram de Malta para interceptar um comboio italiano de seis contratorpedeiros e sete navios mercantes que navegavam para a Líbia , avistados por aeronaves. Durante a batalha que se seguiu do comboio de Duisburg, em 9 de novembro ao largo do cabo Spartivento, os britânicos afundaram um contratorpedeiro inimigo (o Fulmine) e todos os navios mercantes.

Em 23 de novembro, a Força K navegou novamente para interceptar outro comboio inimigo. No dia seguinte, ela afundou mais dois navios mercantes inimigos a oeste de Creta. Em 1º de dezembro de 1941, a Força K afundou o navio mercante italiano Adriatico, o contratorpedeiro Alvise da Mosto, e o petroleiro Iridio Mantovani. Por seus feitos, o Primeiro Lorde do Mar cumprimentou a Força K no dia 3 de dezembro.

O Penelope avariado, após um dos inúmeros ataques que sofreu durante a guerra


Em 19 de dezembro, enquanto operava ao largo de Trípoli, o HMS Penelope atingiu uma mina, mas não foi seriamente danificado, embora o cruzador HMS Neptune e o destróier HMS Kandahar tivessem sido afundados por minas na mesma ação. O Penelope foi enviado ao estaleiro para reparos e voltou ao serviço no início de janeiro de 1942. Em 5 de janeiro, deixou Malta com a Força K, escoltando o navio de serviço especial HMS Glengyle para Alexandria (Operação ME9), retornando em 27 de janeiro, escoltando o navio de abastecimento Breconshire.

O HMS Penelope deixou Malta novamente com o Breconshire em 13 de fevereiro de 1942, para escoltar um comboio auxiliado por seis destróieres. Em 23 de março, deixou Malta para a Operação MG1, um novo comboio para Malta. Na ocasião, o Breconshire foi atingido e socorrido a reboque pelo Penelope até a segurança do porto de Malta.

O HMS Penelope foi atingido tanto na proa quanto na popa durante ataques aéreos a Malta em 26 de março. Enquanto estava na ilha, o navio encontrava-se atracado para reparos nas docas secas de Malta, quando foi atacado por aeronaves alemãs. Resistindo ao bombardeio, o navio partiu para Gibraltar em 8 de abril, e, no dia seguinte, foi novamente atacado pela aviação alemã. O Penelope chegou a Gibraltar em 10 de abril, com muitos danos. Mais tarde, naquele dia, ela recebeu um sinal do vice-almirante comandante das forças navais em Malta: "Fiel à sua forma usual. Parabéns".


Reparos e prêmios 

Os danos foram extensos e exigiram vários meses no estaleiro, após reparos temporários em Gibraltar. O navio foi visitado pelo Duque de Gloucester em 11 de abril, que originalmente baixou a placa da quilha. O duque também visitou o capitão Nicholl no hospital. O Primeiro Lorde do Mar felicitou o navio por sua chegada bem-sucedida a Gibraltar. As avarias no Penelope eram graves, pelo que foi decidido enviá-lo para manutenção nos EUA. Consequentemente, deixou Gibraltar em 10 de maio de 1942 com destino ao Navy Yard em Nova York, via Bermuda, onde chegou em 19 de maio. 

O cruzador foi reparado e procedeu, novamente via Bermuda, para Portsmouth, Inglaterra, onde chegou em 1º de outubro de 1942. O rei, em uma investidura no Palácio de Buckingham, condecorou 21 oficiais e praças de HMS Penelope como "Heróis de Malta". Entre seus prêmios estavam duas Ordens de Serviço Distinto, uma Cruz de Serviço Distinto e duas Medalhas de Serviço Distinto.


Mediterrâneo Ocidental 

O HMS Penelope chegou a Scapa Flow em 2 de dezembro e permaneceu em águas metropolitanas até meados de janeiro de 1943. Deixou Clyde em 17 de janeiro para Gibraltar, onde chegou em 22 de janeiro. Havia sido alocada para o 12º Esquadrão de Cruzadores, no qual operou com a Frota do Mediterrâneo Ocidental, sob a bandeira do almirante Sir Andrew Cunningham durante o seguimento da Operação Tocha, os desembarques no Norte da África.

Em 1º de junho de 1943, o Penelope e os destróieres Paladin e Petard bombardearam a ilha italiana de Pantelleria. A força recebeu tiros inimigos de contrabateria, e o navio foi atingido, mas sofreu poucos danos. Em 8 de junho de 1943, com o cruzador HMS Newfoundland e outros navios, participou de um novo bombardeio contra a ilha. 


A mesma força deixou Malta em 10 de junho, para cobrir o assalto (Operação Saca-rolhas), que resultou na rendição da ilha em 11 de junho de 1943. Em 11 e 12 de junho, o HMS Penelope também participou do ataque a Lampedusa, que caiu nas mãos das forças britânicas em 12 de junho de 1943.

No dia 10 de julho de 1943, com o HMS Aurora e dois contratorpedeiros, o HMS Penelope desencadeou um bombardeio diversivo em Catânia, como parte da conquista da Sicília (Operação Husky, a invasão aliada da Sicília). A flotilha, então, mudou-se para Taormina, onde a estação ferroviária foi bombardeada. Em 11 de julho, o Penelope deixou Malta com o 12º Esquadrão de Cruzadores, como parte da Força H para fornecer cobertura para o flanco norte do ataque à Sicília. Durante o restante de julho e agosto, ela participou de vários outros apoios de tiros navais e varreduras durante a campanha pela Sicília.


Força Q 

Em 9 de setembro de 1943, o HMS Penelope fazia parte da Força Q para a Operação Avalanche, os desembarques aliados em Salerno, Itália, durante os quais ela aumentou a força de bombardeio. O Penelope deixou a área de Salerno em 26 de setembro com o Aurora e, no início de outubro, foi transferido para outro setor, a fim de desferir um possível ataque à ilha de Kos, no Dodecaneso. No dia 7 de outubro, juntamente com o cruzador HMS Sirius e outros navios, afundou seis embarcações de desembarque inimigas, um navio logístico de munição e uma traineira armada ao largo de Stampalia. 

Enquanto os navios estavam se retirando através do Estreito de Scarpanto, ao sul de Rodes, foram atacados por 18 bombardeiros de mergulho Ju-87 "Stuka" do I Gruppe Sturzkampfgeschwader 3 MEGARA. Embora danificado por uma bomba, o Penelope foi capaz de retornar a Alexandria.

No dia 19 de novembro de 1943, o navio mudou-se para Haifa, em conexão com os possíveis desdobramentos da situação no Líbano. No final de 1943, foi enviado novamente para Gibraltar, para participar da Operação Stonewall, no Atlântico. Em 27 de dezembro, as forças desta operação destruíram o corredor de bloqueio alemão. O Penelope retornou a Gibraltar em 30 de dezembro, e participou da Operação Shingle, o ataque anfíbio a Anzio, Itália, fornecendo suporte de tiros como parte da Força X, com o USS Brooklyn, em 22 de janeiro de 1944. Contribuiu também com os bombardeios na área de Formia durante operações posteriores em 8 de fevereiro.


Afundamento 

Em 18 de fevereiro de 1944, o HMS Penelope, sob o comando do Capitão George Devereux Belben, deixava o porto de Nápoles para retornar à área de Anzio, quando foi torpedeado pelo submarino alemão U-410, comandado por Horst-Arno Fenski. Um torpedo o atingiu na sala das máquinas e, dezesseis minutos depois, sucumbiu a outro impacto de torpedo que atingiu o cruzador na área da caldeira, causando seu afundamento imediato. 417 membros da tripulação, incluindo o capitão, afundaram com o navio e 206 sobreviveram. 

Uma placa comemorativa em homenagem aos mortos foi inaugurada na Igreja de St. Ann, HM Dockyard, Portsmouth.

O Capitão George Devereux Belbe, comandante do HMS Penelope: afundou com seu navio em 1944, de acordo com as mais caras tradições da Marinha Real britânica


Referências Culturais 

C.S. Forester, autor da série Horatio Hornblower de histórias marítimas ambientadas na época das Guerras Napoleônicas, publicou seu romance O Navio, em maio de 1943. É ambientado na guerra no Mediterrâneo e segue um cruzador leve da Marinha Real em uma ação onde ele derrota uma força italiana superior. O caráter e a motivação de muitos dos homens a bordo e as contribuições que eles fazem são levados em consideração. O autor dedicou o livro "com o mais profundo respeito aos oficiais e tripulação do HMS Penelope". A história do fictícia do HMS Artemis é baseada, mas não segue em detalhes, a Segunda Batalha de Sirte. O livro foi publicado antes do afundamento de Penelope

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sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

HOLLYWOOD NA GUERRA QUENTE

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Antes da Segunda Guerra, Holywood namorou nazistas, comunistas e fascistas. O mercado alemão era forte e o time da propaganda liderado por Joseph Goebbels conseguia editar ou barrar produções antinazistas.


Por Lucas Mendes


Muitos editores e roteiristas não escondiam suas simpatias pelo comunismo russo, que parecia próspero e resistente à depressão que devastava a Europa e os Estados Unidos na década de 1930.

As relações entre Hollywood e os militares americanos eram frias e desconfiadas, mas mudaram da noite para o dia com o bombardeio de Pearl Harbour, em 1941.

O novo livro de Mark Harris chega às livrarias no começo de uma possível nova Guerra Fria, que coloca o capitalismo ocidental contra o putinismo russo, mas o foco do livro está nos diretores de Hollywood que se alistaram para documentar a Segunda Guerra. Five Who Came Back : A Story of Hollywood And The Second World War ("Cinco que Voltaram: Uma História de Hollywood e a Segunda Guerra Mundial") é o título, e os protagonistas são John Ford, George Stevens, John Huston, William Wyler e Frank Capra, cinco dos mais bem sucedidos diretores de Hollywood da época.

Soviéticos e nazistas sabiam usar filme para promover seus regimes. Os americanos achavam a fórmula agressiva e sem credibilidade. Quando a guerra começou, o Departamento do Tesouro americano apreendeu centenas de filmes de propaganda que eram exibidos nas comunidades alemãs de Nova York e outros Estados.

Conta Mark Harris: "Capra, convocado pelos militares, veio a Nova York assistir a um dos mais famosos destes filmes, Triumph of the Will (Triunfo da Vontade), da genial documentarista alemã Leni Riefenstahl, no Musem of Modern Art (o Moma)".

"Capra saiu estarrecido: 'Nós vamos perder esta guerra'". Ele nunca tinha visto propaganda política com aquela dimensão e eficiência.

O cineasta Frank Capra

A verba que os militares deram para Capra era curta. US$ 450 mil para fazer 50 filmes. Sem dinheiro, ele decidiu usar os filmes de propaganda nazista contra o nazismo. Com a série "Porque Lutamos", cujo primeiro filme, Prelúdio da Guerra, ganhou Oscar de melhor documentário em 1942, "Capra mostrou os perigos da ambição, poder e domínio de Hitler".

Harris conta que muita gente até hoje acha que Capra simpatizava com a esquerda, mas era um republicano da ala conservadora, que tinha orgulho de dizer que nunca votou em Roosevelt em nenhuma das quatro eleições e só não dirigiu um filme sobre a vida de Mussolini porque o chefe do estúdio da Columbia percebeu a idiotice do projeto. Capra e Mussolini se admiravam.

Sem receber nenhuma instrução de militares, a série que ele concebeu e dirigiu se tornou o instrumento de educação/propaganda de todos os soldados que entravam no Exército americano. Mas, diferente da propaganda nazista, foi Capra, e não o governo, quem explicou aos americanos porque era preciso lutar na guerra.

Do grupo dos cinco diretores, além de Capra, John Ford se alinhava com a direita; George Stevens, John Huston e William Wyler tinham visões esquerdistas.

Depois da guerra, os cinco não tiveram outros projetos juntos, mas se uniram e derrubaram o projeto do produtor Cecil B. DeMille quando este tentou exigir um juramento anticomunista dos membros dos sindicatos dos diretores.

William Wyler, imigrante judeu da Alsácia, concentrou o foco dele na Força Aérea. Seu extraordinário documentário sobre o avião "The Memphis Belle" mostrou pela primeira vez as imagens de uma tripulação bombardeando a Alemanha e sendo atacada pelos jatos alemães.

Em outro ataque, na Itália, Wyler quase ficou surdo. Quando desceu do avião, não ouvia nada. Foi imediatamente despachado de volta, certo de que a carreira militar e de diretor estavam terminadas. Recuperou parte da audição num ouvido, o suficiente para ouvir atores por alto falantes ao lado da cadeira.

Um dos seus maiores filmes, Os Melhores Anos das Nossa Vidas, é sobre a dificuldade de um veterano de se reajustar à rotina quando volta da guerra. Depois fez Ben-Hur, Chaga de Fogo, Rosa da Esperança, Garota Genial, dezenas de outros, mas continuou recebendo um cheque do governo pela surdez em combate.

Antes da guerra, George Stevens, fez Ritmo Louco com Fred Astaire e Ginger Rogers, e A Primeira Dama, com Katherine Hepburn, entre outros. Depois da guerra fez Assim Caminha a Humanidade, com James Dean, Um Lugar ao Sol, Shane, O Diário de Anne Frank.

Durante a guerra, fez as imagens do campo de concentração de Dachau. Ficou anos traumatizado sem, falar sobre o assunto. Seu filme ajudou a condenar nazistas nos julgamentos de Nuremberg.

John Ford já tinha feito No Tempo das Diligências, As Vinhas da Ira e Como era Verde meu Vale, antes de dirigir o primeiro filme americano que documentou um combate na Segunda Guerra. Estava no Havaí, filmando a reconstrução depois do ataque de Pearl Harbour, quando foi despachado para filmar a batalha de Midway. Sem o privilégio de comandar "Ação!", filmou os aviões japoneses passando por cima dele para bombardear uma ilha próxima, mas "uma bomba", conta Harris, "caiu tão perto que o filme saiu da câmera".

"Um defeito que seria cortado num filme normal, mas Ford deixou o preto na tela e transmitiu o realismo da batalha. A guerra ia mal para os americanos e a vitória de Midway, apesar das perdas, trouxe esperanças".

Harris: "John Huston contribuiu com a batalha de San Pietro. Ele chegou atrasado e o Exército reconstruiu a batalha seis semanas depois. O truque de Huston foi tremer as câmeras nos bombardeios. Cinema verité falso e bem sucedido".

Era imprevisível planejar como cobrir batalhas como a de Midway, mas a invasão da Normandia, o D-Day, dia decisivo, estava nos planos. George Stevens, com o Exército, e John Ford, com a marinha, tinham centenas de câmeras fixas e cinegrafistas nos barcos anfíbios. Ninguém morreu, mas grande parte dos filmes foi destruída e a maior parte era tão brutal, que nunca foi vista nos cinemas, como era a intenção do projeto. As imagens mais próximas do documentário estão nos 25 minutos iniciais de Saving Private Ryan, de Steven Spielberg.

Fonte: BBC


terça-feira, 4 de janeiro de 2022

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - GENERAL SIR ARTHUR CURRIE

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* 5/12/1875 – Strathroy, Canadá

+ 30/11/1933 - Montreal, Canadá


Sir Arthur William Currie foi um militar canadense notório por seus serviços durante a Primeira Guerra Mundial.


Arthur Currie iniciou sua carreira militar como membro de uma milícia e foi sendo promovido sucessivamente até ser nomeado para o comando de quatro divisões do Corpo Canadense da Força Expedicionária do seu país na Europa. 

Currie se tornou o primeiro canadense a ascender ao posto de general de uma tropa colonial ligada ao Exército Britânico. Diferente de outros velhos comandantes, que não se adaptaram às realidades de um conflito moderno, Currie teve sucesso em empregar novas táticas com as suas unidades, adaptando-as às exigências da guerra de trincheiras, usando operações pontuais e outras artimanhas. É considerado um dos melhores generais na Frente Ocidental da Primeira Grande Guerra e um dos mais competentes comandantes da história das forças armadas canadenses.

Currie era um dos poucos oficiais que não tinha medo de discordar ou questionar ordens e estratégias que vinham dos seus superiores, às vezes vindas direto do Alto-comando britânico. Os ingleses não estavam acostumados a serem confrontados por oficiais dos dimínios, mas Currie conseguiu o respeito dos seus superiores e, frequentemente, o comandante da Força Expedicionária Britânica, o marechal Douglas Haig, acatava suas sugestões, e até mudava planos de batalha inteiros por causa das opiniões de Arthur.

Arthur Currie fotografado no posto de tenente-coronel

Uma das principais objeções de Currie era o custo desnecessário em vidas para vencer ou simplesmente travar algumas batalhas, sendo que estas não traziam um valor estratégico grande o bastante para justificar as perdas. Ele afirmava que os outros generais viam a vida dos seus soldados como "descartáveis", enquanto ele era mais conhecido por prezar muito pela vida dos seus homens. Por isso, ganhou a admiração de seus comandados.

O primeiro-ministro inglês David Lloyd George afirmou em sua biografia que se a guerra tivesse seguido até 1919, ele teria substituído o marechal Haig por Arthur Currie no comando das forças britânicas na Europa, e também colocaria um general australiano, John Monash, para ser chefe do Estado-Maior de Currie.

O General Sir Arthur Currie orientando seus oficiais perto da frente de combate em Vimy Ridge

Após o conflito, entrou para a vida acadêmica, mas enfrentou dificuldades financeiras. Quando morreu, recebeu um funeral com todas as honras militares e é saudado até hoje como um dos maiores generais da história militar do Canadá.