O 46º Regimento de Bombardeio Noturno de Guardas foi o único regimento criado a partir do 122º Grupo de Aviação que permaneceu integralmente feminino durante toda a guerra. O primeiro slogan da unidade era "Você é uma mulher, e você deve se orgulhar disso."
O regimento chegou a receber ofertas para ter homens em seu efetivo, mas as garotas recusaram. Em março de 1944, o marechal Konstantin Rokossovsky, comandante da 2ª Frente Bielorrussa, e o general Konstantin Vershinin, comandante do 4º Exército Aéreo, visitaram o regimento. Rokossovsky comentou com Vershinin que provavelmente era difícil para as mulheres fazerem tudo sozinhas, e sugeriu enviar-lhes alguns homens para ajudar com o trabalho pesado. As mulheres protestaram com veemência: "Nós não precisamos de ajudantes, estamos gerenciando bem por conta própria!"
O marechal Konstantin Rokossovsky, comandante da 2ª Frente Bielorrussa, ofereceu ajuda masculina.
As mulheres recusaram de imediato.
Na realidade estavam mesmo fazendo o seu trabalho muito bem e, nessa altura da guerra, o regimento já havia recebido a designação honorífica de unidade de Guardas.
Você pode conhecer essa e outras histórias reservando já o seu exemplar de
BRUXAS DA NOITE: AS AVIADORAS SOVIÉTICAS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Participe da campanha de financiamento coletivo e ajude o projeto a se tornar realidade. Clique no link abaixo e garanta já o seu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário