"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 1 de março de 2017

O AFUNDAMENTO DO “PORTO ALEGRE”




O cargueiro brasileiro Porto Alegre foi afundado em 3 de novembro de 1942, pelo submarino alemão U-504, ao largo de Port Elizabeth, na África do Sul, em águas do Oceano Índico.


Pertencia à Companhia Carbonífera Sul Riograndense e foi o vigésimo quinto navio afundado na Segunda Guerra e o quarto a sê-lo desde a declaração de guerra ao Eixo em agosto daquele ano. Consistiu no único afundamento de um navio brasileiro fora do Atlântico, no qual, uma pessoa morreu.

Flagrante do Porto Alegre, fotografado pelo submarino alemão instantes antes de ir ao fundo do Oceano Índico
  

O navio e sua história


O navio foi completado em maio de 1921 no estaleiro italiano Cantiere Navale Triestino, em Monfalcone, perto de Trieste, e pertenceu, até 1933, à operadora Cosulich Line, também de Trieste, sob o nome Gilda. Naquele ano, foi vendido à empresa brasileira Companhia Carbonífera Sul Rio-Grandense e rebatizado Porto Alegre, em homenagem à cidade homônima, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.


Possuía 5.187 toneladas de arqueação bruta de registro, 110,3 metros de comprimento, 15 metros de largura e 9,2 metros de calado. Construído em casco de aço, era propelido por um motor a vapor de tripla expansão acoplado a uma hélice, fazendo-o alcançar a velocidade de 10 nós.
 


O afundamento


Aproximadamente 150 milhas náuticas a sudeste de Port Elizabeth, no Oceano Índico, às 18:42, horário local, o cargueiro, desarmado e sem escolta, foi atingido por um torpedo disparado pelo submarino U-504, sob as ordens do Capitão-Tenente Hans-Georg Friedrich Poske.


Era comandado na ocasião pelo Capitão-de-Longo-Curso José Francisco Pinto de Medeiros, e fazia a rota entre Durban e Cidade do Cabo, em uma região onde nos meses anteriores os aliados tiveram perdas consideravelmente altas. O submarino alemão era de pequeno porte e tinha em sua vela a pintura de uma cabeça de lobo emergindo das águas, com os dentes pontiagudos bem abertos à mostra. 

Capitão-tenente Hans-Georg Friedrich Poske, comandante do U-504 
 
Depois de arriadas as baleeiras, às 19:20, o "u-boat" ainda disparou um segundo torpedo contra o cargueiro, fazendo-o submergir rapidamente. Em seguida, veio à tona, e um oficial interrogou o comandante brasileiro em inglês, traduzindo as respostas, em alemão, para o Capitão-Tenente Poske.


Entre os náufragos do Porto Alegre estavam 11 tripulantes do mercante inglês Laplace (torpedeado em 29 de outubro pelo U-159), resgatados na véspera – quase todos salvos, após quatro dias no mar. As baleeiras do navio brasileiro chegaram em terra no dia 7 de novembro, a 50 milhas de Port Elizabeth.  A única fatalidade foi o imediato Francisco Lucas de Azevedo.


Fonte: U-boat.net


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