"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 22 de setembro de 2024

BATALHA DE CHIPPEWA - 5 DE JULHO DE 1812

 .

Em um dos poucos combates da Guerra de 1812 em que soldados americanos enfrentaram soldados regulares britânicos em terreno aberto, em uma batalha tradicional do início do século XIX, em Chippewa o jovem Exército dos EUA provou sua força durante a "segunda guerra de independência" dos Estados Unidos.
 

Depois que um avanço americano no Canadá controlado pelos britânicos, liderado pelo major-general James Wilkinson, foi detido ao norte da fronteira em março de 1814, o major-general Jacob Brown liderou 3.500 soldados americanos através do rio Niágara em 3 de julho para tomar Fort Erie. Em uma operação conjunta com um esquadrão da Marinha dos EUA comandado pelo comodoro Isaac Chauncey, Brown procurou usar a captura do Fort Erie para tirar o controle do Lago Ontário dos britânicos. 

Em manobras subsequentes das tropas na região do Niágara, em 5 de julho, a brigada do general de brigada Winfield Scott, com 1.300 homens (parte do comando de Brown), foi inesperadamente confrontada por uma grande força britânica enquanto se preparava para o exercício. 


Enquanto a brigada da milícia americana e dos índios aliados dos EUA, comandada pelo general de brigada Peter Porter, avançava para limpar os bosques adjacentes da milícia canadense e dos índios e irregulares aliados dos britânicos, a brigada de Scott avançou para enfrentar um número semelhante de soldados regulares britânicos em uma luta aberta. 

A princípio, os britânicos acreditaram que as tropas de Scott eram de milicianos e foram levados a uma falsa sensação de segurança. No entanto, quando as tropas bem treinadas de Scott não se dissolveram e recuaram após a troca de tiros, os britânicos perceberam seu erro e seu comandante proferiu a agora famosa exclamação: "São soldados regulares, por Deus!" 


Os soldados de Scott lutaram contra os britânicos até a paralisação durante a troca de saraivadas, acabando por fazer com que os britânicos recuassem, já que a vantagem tática proporcionada pelos cartuchos americanos "buck and ball" (três chumbos e uma bola de mosquete eram embalados em cada cartucho, criando um efeito mais devastador, semelhante ao de uma espingarda, quando disparados em rajadas) tornou-se evidente.
 
As perdas britânicas foram de 137 mortos e 304 feridos; as americanas, 48 mortos e 227 feridos. Embora não tenha sido uma batalha estrategicamente importante, a vitória dos EUA em Chippewa proporcionou ao jovem Exército dos EUA um significativo impulso moral e tornou-se um ponto de orgulho para a força incipiente.


Fonte: U.S. Army Center of Military History 


Nenhum comentário:

Postar um comentário