Carta manuscrita de despedida para sua família escrita pelo Cabo Nobuo Aihana, 18 anos de idade, pertencente ao Corpo Especial Kamikaze da Marinha Imperial japonesa.
“Entrei para o Corpo Shinbu Esquadrão de Ataque e vou pagar minha dívida de gratidão para com o país.
Pai e Mãe, eu me propus à batalha em alto astral. Pai e Mãe, eu coloquei uma foto do meu irmão mais velho no meu macacão de voo. Pai e mãe, estou profundamente envergonhado de mim mesmo que, até o final, não corrigi o meu discurso impróprio e rude de uma criança.
Mãe, você me criou desde que eu tinha seis anos de idade, e eu nunca disse 'mãe' para você que é mais do que minha mãe biológica. Como deve ter sido triste para você. Eu pensei muitas vezes em chamá-la, mas eu não fiz diante de você, pois tinha vergonha. Agora é a hora para eu chamá-la em voz alta: 'Mãe'.
Aeronave Kamikaze atacando em baixa altura o porta-aviões USS Yorktown
Provavelmente o meu irmão mais velho, no centro da China, também sente o mesmo. Mãe, por favor, perdoe nós dois. Agora, como estou saindo para a batalha para fazer um ataque especial, a minha única preocupação são as duas coisas mencionadas acima. Para além destas, eu não tenho arrependimentos.
As pessoas vivem 50 anos e eu viverei uma vida longa de 20 anos de idade. Quanto aos 30 anos restantes, dei a metade a cada um de vocês, pai e mãe. Por favor, usem o dinheiro guardado na caixa de cigarros.
Pai e Mãe, eu estou indo. Eu estou indo com um sorriso e a certeza de destruir um navio inimigo."
Nobuo Aihana
Cabo Nobuo Aihana, kamikaze da Marinha Imperial japonesa morto aos 18 anos de idade
Fonte: Museu de Imagem do Japão
Nenhum comentário:
Postar um comentário