A Silver Star (em português Estrela de Prata) é a terceira mais alta condecoração militar que pode ser concedida a um membro das forças armadas dos EUA e o terceiro maior prêmio dado por valor diante do inimigo.
.
A Silver Star é concedida por bravura em ação contra um inimigo dos EUA que não justificaria o recebimento de uma Cruz de Serviços Distintos (Distinguished Service Cross). Pode ser concedida a qualquer pessoa que, servindo em qualquer unidade das Forças Armadas dos Estados Unidos, distingue-se por si própria ou por extraordinário heroísmo que envolva em ação contra um inimigo dos Estados Unidos, enquanto envolvido em operações militares que envolvem conflito com uma força inimiga estrangeira e enquanto servindo a forças amigas, engajado em conflitos armados contra uma força armada opositora na qual os Estados Unidos não são uma das partes beligerantes.
.
Nessa categoria, alguns militares brasileiros pertencentes à FEB foram condecorados com a Silver Star, dentre os quais os tenentes Apollo Miguel Reszk e Rubens Resstel, o sargento Zeferino Crepaldi e o cabo Marcílio Luiz Pinto.
O sargento Zeferino Crepaldi, da Força Expedicionária Brasileira recebendo sua Silver Star das mãos do General Mark Clark
Diversas personalidades dos EUA também foram agraciados com a Silver Star por suas ações em combate. Destacam-se, entre tantos, o presidente Lyndon Johnson, os generais John J. Pershing, Douglas MacArthur, James Dollitle, Alexander Haig e George Patton.
Tenente do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA condecorado com a Silver Star por sua atuação no Iraque
Eu sou Dianini, prima distante de Cabo Marcílio Luís Pinto alguém poderia me responder onde está o militar Cabo Marcílio Luís Pinto atualmente ou melhor queria receber alguma informação se alguém poder me dizer agradeçerei muito envie para esse e-mail dianini57@hotmail.com
ResponderExcluirOlá Carlos.
ResponderExcluirSou Martim genro do Cabo Marcílio Luiz Pinto.
Fiquei muito contente pela sua citação refente ao Cabo Marcílio.
Entre as várias medalhas que o mesmo possui destaca-se a Silver Star pela sua façanha nos combates na Italia.
Pessoa extremamente especial e com uma infinita sabedoria. Dedicou parte de sua vida a dar palestras em escolas para os jovens para falar da paixão pelo Brasil e dos acontecimentos da Segunda Guerra.
Podemos dizer que marcou presença na italia e no Brasil.
Grato
"A Silver Star (em português Estrela de Prata) é a terceira mais alta condecoração militar que pode ser concedida a um membro das forças armadas dos EUA e o terceiro maior prêmio dado por valor diante do inimigo."
ResponderExcluirEste parágrafo não está completamente correcto.
Efectivamente, a Silver-Star é a 3ª condecoração militar por valor perante o inimigo. Contudo, NÃO é a 3ª mais alta condecoração, mas sim a 5ª.
São condições diferentes o ser a medalha mais alta no geral, ou por feitos em combate.
Podem verificar neste pdf oficial dos marines americanos:
http://www.usmc.mil/news/publications/Documents/NAVMC%202507.pdf
As diferenças dos marines para o exército, é que em vez da Navy Cross, é a Distinguished Service Cross, e no caso da Distinguished Service Medal o ribbon é diferente.
De resto, aplica-se a mesma ordem em todos os ramos: Exército, Marinha, Marines e Força Aérea.
A Guarda Costeira tem mais medalhas devido à sua especificidade.
Link oficial:http://www.uscg.mil/medals/docs/Order_of_Precedence.pdf
Por indicação do nosso colaborador Luiz Souza, reformulamos o texto original do artigo para incluir as informações e a foto do 3º Sargento Zeferino Crepaldi, natural de Itapira/SP, mas que viveu por muitos anos, até a sua morte em Campinas/SP.
ResponderExcluirAbaixo segue um link com as informações a respeito do Sargento Crepaldi!!!!
http://henriquemppfeb.blogspot.com.br/2012/09/sargento-zeferino-crepaldi-da-feb.html
Alguém sabe me responder, um soldado da marinha usa em missão na Síria tem acesso normal a seus salários
ResponderExcluir