"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 3 de outubro de 2009

INCIDENTE DA PONTE MARCO POLO, 1937: COMEÇA A GUERRA SINO-JAPONESA

.


A ponte Marco Polo nos dias atuais

.
O Incidente da Ponte Marco Polo foi o nome dado ao combate ocorrido entre chineses e japoneses em junho de 1937, que marcou o início da Segunda Guerra Sino-Japonesa entre a República da China e o Império do Japão.
,
A ponte em si, que tem o nome original chinês de Lugouqiao, é um construção arquitetônica feita de mármore com onze arcos e 266 metros de comprimento, construída em 1192 e restaurada na dinastia Kangxi (1662-1722), situada nos subúrbios ao sul de Pequim, onde corta o rio Yongding. É conhecida, principalmente no mundo ocidental, como Ponte Marco Polo, pois acredita-se que ela tenha sido descrita nos trabalhos do explorador, aventureiro e italiano em suas viagens pela Ásia no século XIII.
,No verão de 1937, as tropas japonesas, que desde 1931 haviam invadido a Manchúria e outras províncias da China e travado diversos enfrentamentos com tropas nacionalistas do Kuomintang (o governo central chinês presidido por Chiang Kai-shek) se encontravam no controle das áreas nos subúrbios de Pequim, cercada por três lados, com sua resistência e passagem aberta apenas pelo leste, onde se encontrava a Ponte Marco Polo. Se a ponte caísse em mãos inimigas, a ligação de Pequim com as áreas ainda sob controle do poder central seria interrompida e a cidade cairia facilmente em mãos inimigas.
.As tropas chinesas, compostas por infantaria mal treinada e mal equipada com fuzis obsoletos, em grande parte formada por soldados recrutados entre criminosos e camponeses sem treinamento de combate, tinham como única vantagem contra o exército imperial japonês profissional a sua superioridade numérica e o conhecimento maior das áreas onde se desenrolavam os conflitos entre os dois exércitos.
.
Mal armados e equipados, soldados chineses tentam, em vão, defender a ponte
.

Em julho de 1937, as tropas japonesas acantonadas na área ao sul da ponte treinavam para o combate, enquanto os chineses do Kuomintang apenas os vigiavam aquartelados em suas posições. Ao alvorecer do dia 7 de julho, o exército japonês enviou um telegrama às forças chinesas avisando que um dos seus soldados estava desaparecido e que acreditavam estivesse escondido dentro da cidade. O comando militar japonês pedia que homens de suas tropas tivessem permissão para entrar na cidade e procurá-lo.
.
O comandante da guarnição negou o pedido. Na tarde do mesmo dia, o comandante japonês enviou um ultimato aos chineses, exigindo que seus soldados tivessem a permissão concedida em uma hora ou a cidade seria colocada sob fogo da artilharia japonesa. Sem resposta, à meia-noite os canhões começaram a bombardear a cidade, enquanto a infantaria blindada iniciava a marcha em direção à ponte ao alvorecer. Sob as ordens de defender a ponte a qualquer custo, o coronel Ji liderou uma tropa de mil homens entrincheirada contra o avanço japonês.
Tropas japonesas vitoriosas na cabeceira da ponte
.
Os japoneses tomaram parcialmente a ponte e as áreas vizinhas ao entardecer do dia 8, mas as tropas do Kuomintang, reforçadas por unidades vizinhas, a retomaram no dia seguinte. Os japoneses então sustaram o ataque e abriram negociações, sem contudo deixarem de se concentrar no extremo norte da ponte. Após dias de negociações entre os comandantes inimigos que nada resolveram, as tropas imperiais, reforçadas por divisões vindas da Manchúria invadiram a região por todos os lados, tomando a ponte Marco Polo, os subúrbios próximos de Wamping e a própria Pequim a 29 de julho, numa escalada da guerra que a partir daí se tornou aberta e total entre as duas nações.
.


Infantaria japonesa invade a China após o ataque à ponte Marco Polo
.

..

2 comentários:

  1. Fiquei é com muita vointade de conhecer esta ponte!! Depois de muito pesquisar o "estopim" da Guerra do Pacífico, fiquei a saber deste monumento histórico!! Quanto mais a gente pesquisa, mais ficamos a saber e mais sabemos o quanto não sabemos nada!!!!
    Adoooooooooorei seu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa,o que me chamou a atenção em torno do assunto foi em referência ao Filme IP Man(ou mestre IP)que trata do mestre que veio anos mais tarde deste incidente a treinar seu mais famoso discipulo Bruce Lee.

    ResponderExcluir