"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 29 de janeiro de 2019

MORRE A CAPITÃO ROSEMARY MARINER, UMA DAS AVIADORAS NAVAIS PIONEIRAS DOS EUA

.

Faleceu, no último dia 24, a Capitão Rosemary Mariner, uma das pioneiras da Aviação Naval dos EUA.

Rosemary Bryant Mariner foi uma das seis primeiras mulheres a receber as asas de Aviadora Naval dos Estados Unidos, em 1974.  Ela foi a primeira aviadora militar feminina a assumir o comando de uma esquadrão aéreo operacional.

Mariner nasceu Rosemary Ann Merims e cresceu em San Diego, Califórnia, com um grande interesse em aeronaves e voos.  Em sua juventude, trabalhou lavando aeronaves para ganhar dinheiro para aulas e horas de voo.  Ela se formou na Universidade Purdue, em dezembro de 1972, aos 19 anos, com um diploma em Tecnologia da Aviação. Rosemary qualificou-se como engenheira de voo pela FAA (Administração federal de Aviação dos EUA) e como piloto antes de se juntar à Marinha. Enquanto esteve na Marinha, Mariner obteve um mestrado em Estratégia de Segurança Nacional pelo National War College.

Rosemary Mariner realizando um check operacional antes de decolar com um S-2 Tracker em 1988

Rosemary Bryant Mariner ingressou no Serviço Naval em 1973, depois de ter sido selecionada como uma das oito primeiras mulheres a entrar no treinamento de pilotos militares. Completou a Escola de Candidatos a Oficial em Newport, e depois seguiu para Pensacola, para treinamento de voo.  Ela formou-se aviadora naval em junho de 1974, uma das seis primeiras mulheres a receberem as asas douradas da Marinha dos Estados Unidos. As outras cinco foram Barbara Allen Rainey, Jane Skiles O'Dea, Judith Ann Neuffer, Ann Marie Fuqua e Joellen Drag. Mariner foi uma das primeiras aviadoras militares do sexo feminino a voar aviões a jato tático –  o A-4E/L Skyhawk, em 1975.  Em 1976, qualificou-se para voar o A-7E Corsair II, tornando-se a primeira mulher nos EUA a pilotar um avião de ataque leve de linha de frente.

Em 1990, Mariner tornou-se a primeira mulher militar a comandar um esquadrão de aviação operacional. Durante a Operação Tempestade no Deserto, em 1991, ela comandou o Esquadrão Tático de Guerra Eletrônica Trinta e Quatro (VAQ-34).  Mariner foi presidente da organização Women Military Aviators, entre 1991 e 1993.

Rosemary  Mariner passou para a reserva no posto de capitão no final de 1997, depois de vinte e quatro anos de serviço militar, uma veterana com dezessete pousos em porta-aviões, e contando mais de 3.500 horas de voo, em quinze aeronaves navais diferentes.


A carreira de Mariner é detalhada em vários livros, incluindo Crossed Currents: Navy Women from World War I to Tailhook, Women in the Military: An Unfinished Revolution, Tailspin: Women at War in the Wake of Tailhook, e Ground Zero: The Gender Wars in the Military.

Rosemary Mariner morreu em 24 de janeiro de 2019, aos 65 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário