"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

HISTÓRIA MILITAR NA FRANÇA - MUSEU NACIONAL DA LEGIÃO DE HONRA

.

Dando continuidade às pesquisas nos locais e monumentos que fazem referência à história militar na França, o editor do Blog Carlos Daróz – História Militar visitou o Museu Nacional da Legião de Honra e da Ordem de Cavalaria.


O museu, dedicado às condecorações e, especialmente, à Legião de Honra da França, está localizado no 7e arrondsment de Paris, ao lado do Museu d'Orsay, às margens do rio Sena. 

A Ordem Nacional da Legião de Honra (Ordre National de la Légion d'Honneur) é uma condecoração honorífica francesa que foi instituída em 20 de maio de 1802 por Napoleão Bonaparte, para recompensar os méritos de eminentes militares ou civis à nação. Ordem máxima da nação francesa, possui um limite de apenas 75 membros vivos entre os grã-cruzes da ordem. Os graus mais comuns da ordem são os de cavaleiro e oficial. O chefe de Estado, hoje o presidente da república, recebe a grã-cruz e se torna grão-mestre da ordem durante a cerimônia de posse presidencial.


A evolução da Legião de Honra através do tempo

O museu está localizado num palacete chamado Hôtel de Salm, construído em 1782 pelo arquiteto Pierre Rousseau para Frederick III, príncipe de Salm-Kyrburg. O local foi queimado em 1871 na Guerra Franco-Prussiana e depois restaurado. Desde 1804 é considerado o Palácio da Legião de Honra, mas foi somente em 1925 que o local se transformou em museu, exibindo as honrarias francesas, medalhas, condecorações, e ordens de cavaleiros de Luís XI até o presente. Inclui também medalhas e honrarias de Napoleão, além de 300 quadros. 

O editor do Blog Carlos Daroz-História Militar realizando pesquisa no museu

O museu organiza regularmente exposições de grandes porte, bem como exposições-dossiers interessantes, exibindo condecorações e medalhas de outros lugares do mundo ou que ficam, normalmente, guardadas longe dos olhos do público. Cada país tem seu espaço e o material é mostrado de forma clara e organizada.

Na sala das condecorações estrangeiras, o colar da Ordem Nacional do Mérito, a maior honraria concedida pelo governo brasileiro

Uma sala interativa no museu exibe perfis de alguns dos homens e mulheres que foram agraciados com a Legião de Honra, incluindo Charles Chaplin, que foi feito cavaleiro em 1931, oficial em 1952 e comandante em 1971.

Quadro de Georges Guynemer, o maior aviador francês da 1ª Guerra Mundial, um dos recipiendários da Legião de Honra

Na década de 1950 havia mais de 300.000 membros da Legião de Honra. Para manter o prestígio, o código da Legião foi revisto e limitou-se a adesão para 125.000 membros, com isso uma segunda ordem nacional, a Ordem Nacional do Mérito, foi criada em 1963.

Águia do 2º Regimento de Infantaria francês do Período Napoleônico

Insígnia presidencial utilizada por Charles de Gaulle



Nenhum comentário:

Postar um comentário