"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

COMO HOMENAGEAR SEUS HERÓIS? E SUAS HEROÍNAS? AS AVIADORAS NAVAIS DOS EUA HONRAM UMA DE SUAS PIONEIRAS



Conheça as mulheres aviadoras que realizarão o primeiro voo exclusivamente feminino para honrar a vida e o legado de uma pioneira feminina na aviação naval, capitão da Marinha Rosemary Mariner, falecida nesta semana.


Como um país homenageia seus heróis?  Ou melhor, como homenageia suas heroínas?

No momento em que sepultam uma das mulheres pioneiras de sua aviação naval, os Estados Unidos da América dão um exemplo de respeito e honra.

Diante do falecimento da Capitão Rosemary Mariner, uma das primeiras aviadoras de sua Marinha, o país escalou uma equipe unicamente formada por mulheres para realizar o voo chamado Flyover (“voo sobre”), no momento exato do sepultamento com honras militares.

Uma equipe constituída unicamente por mulheres aviadoras realizará o primeiro Flyover exclusivamente feminino para honrar a vida e o legado de uma pioneira na aviação naval, a capitão da Marinha Rosemary Mariner, que foi a primeira piloto feminina da Marinha, pilotando as aeronaves A-4E/L Skyhawk e o A-7E Corsair II.

As oito mulheres, guarnecendo quatro aeronaves, conduzirão o "Voo do Homem Desaparecido" no próximo sábado, 2 de fevereiro, em Maynardville, Tennessee, como parte do funeral da capitão Rosemary Mariner, que faleceu em 24 de janeiro, após uma longa e corajosa batalha contra o câncer.

O "Vôo do Homem Desaparecido" é uma das tradições das forças armadas dos EUA e uma homenagem especial entre os aviadores que morreram servindo seu país.  A manobra caracteriza-se pela passagem baixa (voo rasante) em formação sobre o funeral, quando a aeronave líder deixa a formação e sobe verticalmente para o céu. 

F/A-18E Super Hornet, da Marinha dos EUA, a aeronave voada na homenagem

Pela primeira vez na história dos EUA, todas as aviadoras participantes da homenagem serão exclusivamente mulheres da Marinha e estarão pilotando caças F/A-18E/F Super Hornet.

O que as BRUXAS DA NOITE têm a ver com isso?  As aviadoras soviéticas abriram o caminho para que, muitos anos mais tarde, as mulheres pudessem brilhar como protagonistas da atividade aérea militar.

Essa homenagem, extremamente significativa, em um momento no qual as mulheres se afirmam profissionalmente para ocuparem seu lugar de direito, reafirma a experiência soviética da Segunda Guerra Mundial, que colocou as mulheres nos controles das aeronaves de combate na linha de frente contra os nazistas.

Conheça cada uma dessas oito aviadoras navais contemporâneas, experientes mulheres com experiência de combate, que participarão da homenagem.


Comandante Stacy “Stigs” Uttecht
Oficial comandante do Esquadrão de Caça de Ataque 32 (VFA-32)


A comandante Uttecht graduou-se no Instituto Tecnológico da Virginia no ano 2000 e conquistou seu brevê de aviadora naval dois anos mais tarde. Ela qualificou-se e voou com o F-14 Tomcat e o F/A-18F Super Hornet, contabilizando mais de 3.500 horas de voo, sendo 1.220 em combate, e mais de 400 pousos em porta-aviões.  A comandante Stacy Utrecht assumiu o VFA-32 em janeiro de 2018, tornando-se a segunda mulher a liderar uma unidade de F/-18


Comandante Leslie "Meat" Mintz
Subcomandante do Esquadrão de Caça de Ataque 213 (VFA-213) 


Formou-se na Universidade da Virgínia em 2000, com  bacharelado em Engenharia de Sistemas. Recebeu suas asas de ouro de aviadora naval em 2002 e pilota o F/A-18F Super Hornet.  Ela completou o treinamento da Escola de Armas de Caça da Marinha (Top Gun) e participou da Operação Enduring Freedom, no Iraque. A comandante Mintz acumula mais de 2.800 horas de voo.


Tenente-comandante Paige "PUFN" Blok
Esquadrão de Caça de Ataque 32 (VFA-32)


Graduou-se em 2007 na Academia Naval dos EUA, com especialização em Oceanografia. Tornou-se aviadora naval em agosto de 2009 e voou tanto o F/A-18C Hornet e o F/A-18F Super Hornet. Ela possui mestrado  em Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial e um MBA pelo Massachusetts Institute of Technology. 


Tenente-comandante  Jennifer "Cujo" Hesling


Jennifer  Hesling formou-se na Academia Naval dos Estados Unidos em 2008 com licenciatura em Engenharia Aeroespacial. Ela conquistou suas asas de ouro em 2010 e  completou 40 missões de combate, além de tornar-se instrutora de voo no F/A-18F Super Hornet. A comandante Hesling é mãe de duas filhas gêmeas.


Tenente-comandante  Danielle "Purple" Thiriot
Esquadrão de Caça de Ataque 106 (VFA- 106)


Danielle Thiriot formou-se em 2007 na Universidade de Harvard e tornou-se aviadora naval em maio de 2010. Ela liderou mais de 25 missões de combate no F/A-18F e voou no Esquadrão de Demonstração Tática do Super Hornet, se apresentando em shows aéreos nos EUA e no Canadá. Thiriot recentemente completou um período no Pentágono, em Washington, como assistente do Chefe de Operações Navais, almirante John Richardson. Em março de 2019, trabalhará como chefe de departamento no esquadrão VFA-143, “Pukin dogs”.


Tenente Christy "Buzz" Talisse
Esquadrão de Caça de Ataque 211 (VFA- 211)


A tenente  Christy "Buzz" Talisse formou-se na Academia Naval dos Estados Unidos em 2013, com diploma em Economia. Ela completou recentemente um período a bordo do porta-aviões USS Harry S. Truman em apoio à Operação Inherent Resolve e Dynamic Force Employment, com o esquadrão  VFA-211.


Tenente Amanda "Stalin" Lee
Esquadrão de Caça de Ataque 81 (VFA- 81)


Amanda graduaou-se como marinheira no Comando de Recrutamento e Treinamento dos Grandes Lagos em 2007. Sua carreira de sucesso como Técnica de Eletrônica de Aviação levou à sua seleção no Programa de Comissionamento “de Marinheiro a Almirante” (STA-21). Lee é bacharel em Bioquímica pela Universidade Old Dominion e tornou-se aviadora em abril de 2016. Completou recentemente uma comissão a bordo do porta-aviões USS Harry S. Truman, em apoio à Operação Inherent Resolve, além de participar de numerosos exercícios com os Aliados da OTAN.


Tenente Emily "Gong" Rixey
Escola de Armas de Caças de Ataque do Atlântico


Emily Rixey formou-se na Academia Naval dos Estados Unidos em 2012, com licenciatura em Engenharia Aeroespacial. Ela pilota o F/A-18F Super Hornet e é graduada na principal escola de armas de caça da Marinha (Top Gun). Após a formatura,foi designada como instrutora de tática aérea na  Escola de Armas de Caças de Ataque do Atlântico.


Tenente Kelly "Stoner" Harris
Esquadrão de Caça de Ataque 213 (VFA- 213)


A tenente Harris é graduada em 2010 pelo Brevard College. Ela entrou na Marinha  em outubro de 2013, por meio da escola de Candidatos a Oficial, em Newport, Rhode Island, e foi designada aviadora naval em março de 2016. Em dezembro de 2017, Harris foi transferida para seu primeiro esquadrão operacional, o VFA-213, onde atuou no porta-aviões USS George H.W. Bush. Ela voou vinte e cinco missões de combate em apoio à Operação Inerente Resolver, no Iraque e na Síria. A tenente Harris possui mais de 500 horas de voo no F/A-18F e tem, em seu currículo, mais de cem pousos em porta-aviões.

A homenageada, capitão Rosemary Mariner, uma das pioneiras da aviação naval dos EUA, falecida em 24 de janeiro.  Honre e respeito prestadas por aviadoras mulheres.

Fonte: Marinha dos EUA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário