"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

ERRO CRASSO




O termo erro crasso é muito utilizado quando alguém comete um erro tido como ingênuo. Você sabia que essa expressão tem ligação com o general romano Marco Licinius Crasso? A época de Crasso, 59 a.C, foi marcada por três importantes figuras de generais que foram Júlio César, Pompeu Magnus e Crasso.

Os dois primeiros generais citados entraram para a história por terem conseguido ampliar os domínios romanos. Porém, Crasso não era um general tão bom e era mais conhecido por sua fortuna. Enquanto César conquistou a Gália (França) e Pompeu a Hispânia (Península Ibérica), Crasso deseja dominar o povo Parto. Esse povo vivia no Oriente Médio numa região que hoje em dia é ocupada pela Armênia, Irã, Iraque e outros.

O grande erro de Crasso foi que ele acreditou que somente ter mais soldados era o suficiente. Com 50 mil soldados, ele deixou de seguir as famosas táticas militares romanas (que sempre garantiram excelentes resultados) e resolveu somente atacar por atacar. Para chegar mais rapidamente ao inimigo, ele resolveu cortar caminho por um estreito que não tinha boa visibilidade.

O que Crasso nem imaginava era que nas saídas dos vale os partos esperavam os soldados, conseguindo dizimar boa parte dos 50 mil homens, inclusive o general Crasso. Esse erro cometido pelo general se tornou em muitas línguas um sinônimo de um erro estúpido.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário