"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MORRE O MAJOR "DICK" WINTERS, COMANDANTE DA COMPANHIA EASY

.

Faleceu no último dia 2 de janeiro em Palmyra, Pennsylvania, EUA, de causas naturais aos 92 anos de idade, o famoso comandante da Easy Company, Major Richard "Dick" Winters, celebrizado pela série Band of Brothers da HBO.

 Nascido em Ephrata, Pennsylvania, Winters trabalhou em uma série de empregos para pagar sua faculdade, na qual graduou-se em junho de 1941. Na esperança de encurtar seu tempo de serviço militar, decidiu alistar-se no Exército em 25 de agosto daquele ano, passando pelo treinamento básico na Carolina do Sul. Com o ataque japonês a Pearl Harbor, as coisas mudaram de figura, e Winters foi selecionado para a Escola de Aspirantes a Oficial em abril de 1942, e lá conheceu seu futuro colega de guerra Lewis Nixon. Comissionado 2º Tenente em julho, decidiu juntar-se à infantaria paraquedista, recebendo ordens para se apresentar ao 506º Regimento de Infantaria Paraquedista em Camp Toccoa, Georgia. Lá, Winters recebeu o comando do 2º Pelotão da Companhia E ("Easy Company"), e ganhou o respeito dos soldados devido à sua competência e espírito de liderança.

Chegando à Inglaterra em setembro de 1943 - já como parte da 101ª Divisão Aerotransportada - o 506º Regimento iniciou uma dura fase de treinamento em Wiltshire, que resultou no crescimento de tensões entre Winters e o comandante da Easy Company, Capitão Herbert Sobel. Winters duvidava da capacidade de Sobel de exercer liderança em situações de combate, e sua opinião era compartilhada por muitos sargentos da unidade. Após uma troca de acusações e um manifesto oficial dos sargentos, o comandante do 506º, Coronel Robert Sink, decidiu remover Sobel e substituí-lo pelo 1º Tenente Thomas Meehan III.

Durante os saltos noturnos que precederam o desembarque na Normandia, o avião que levava Meehan foi derrubado pela aertilharia antiaérea alemã, e Winters passou a atuar como comandante da Easy já no dia 6 de junho de 1944. Neste mesmo dia, ele liderou um ataque a uma bateria alemã de obuseiros 105 mm que atiravam sobre a praia de Utah. O exemplar assalto coordenado por Winters, conhecido como Ataque de Brécourt Manor, ainda é ensinado na academia de West Point como exemplo de ataque à posições fixas. Com apenas 13 homens, ele destruiu a posição inimiga, guardada por 50 soldados, e ainda capturou um mapa das defesas alemãs na área. Por esta ação ele foi condecorado pelo General Omar Bradley com a Distinguished Service Cross e promovido a Capitão.

"Dick" Winters durante o treinamento de paraquedismo em 1942

Em setembro, a 101ª tomou parte na Operação Market-Garden, saltando sobre a Holanda. Numa encruzilhada, os paraquedistas entraram sob fogo de metralhadora alemã. Winters fez um reconhecimento e chamou o restante de seu pelotão para auxiliar no ataque à posição defensiva alemã. Embora tenha estimado a defesa inimiga em cerca de 50 homens, na verdade Winters concluiu com sucesso um ataque a uma força de 300 soldados alemães. Pouco depois, ele foi promovido a Oficial Executivo do 2º Batalhão, e nessa posição tomou parte na defensiva da cidade de Bastogne, na Bélgica, durante a ofensiva alemã de dezembro de 1944. Segurando a cidade contra uma força alemã muito maior, a 101ª sofreu muitas baixas, mas resistiu por uma semana até a chegada das tropas do 3º Exército do General George Patton.

Em março de 1945, Winters recebeu o comando do 2º Batalhão, liderando-o por um período de relativa pouca atividade, desde o Reno até a Bavária no fim de abril. No começo de maio, ele recebeu a ordem de capturar Berchtesgaden, o retiro montanhês de Hitler. No dia 5, a Easy Company chegou ao Ninho da Águia, a casa construída para o Führer no topo das montanhas bávaras.

Após a guerra, Winters foi trabalhar com seu amigo Nixon até 1951, quando foi reconvocado para serviço ativo durante a Guerra da Coreia. Winters treinou oficiais por algum tempo, entrando para a reserva novamente em 1952. Casado e pai de dois filhos, ele abriu uma empresa de insumos agropecuários em Hershey, Pennsylvania, atuando como fornecedor por todo o estado. Em 1992, foi entrevistado pelo historiador Stephen Ambrose para seu livro "Band of Brothers: Easy Company, 506th Regiment, 101st Airborne from Normandy to Hitler's Eagle's Nest", que foi transformado pela HBO na mundialmente famosa minissérie "Band of Brothers" em 2001.

Winters interpretado pelo ator Damian Lewis na minissérie "Band of Brothers".



Apesar da saúde frágil de seus últimos anos, bem como uma dura batalha contra o Mal de Parkinson, Dick Winters continuou o quanto pôde a participar de eventos públicos, e recentemente uma campanha foi iniciada para construir uma estátua sua na Normandia. William "Wild Bill" Guarnere, que serviu sob o comando de Winters na Easy, disse: "Quando ele dizia 'vamos', ele estava bem na frente. Nunca ficava para trás. Era um líder personificado".

Desejando apenas uma cerimônia simples para a família e amigos, Dick Winters pediu que seu falecimento fosse mantido em segredo até que o enterro fosse realizado, o que aconteceu no dia 8 de janeiro de 2010. Winters deixa esposa (Ethel) e dois filhos (Tim e Jill).

.

8 comentários:

  1. Quem é PÁRA-QUEDISTA MILITAR e assistiu a série Band of Brothers, sabe que a morte do MAJOR "DICK" WINTERS, COMANDANTE DA COMPANHIA EASY, é uma perda lamentável. Exemplo de Líder e Comandante. Que descanse em paz. Lembrem sempre: "ENQUANTO HOUVER NO HORIZONTE A SILHUETA DE UM PÁRA-QUEDISTA, SEMPRE HAVERÁ ESPERANÇA DE VITÓRIA"
    Puentes - Pqdt 48.565

    ResponderExcluir
  2. Descanse em paz grande guerreiro.Você e seus companheiros fizeram a diferença na libertação da Europa das mãos dos chucrutes nazistas.

    ResponderExcluir
  3. cara espetacular va ao encontro de seus amigos DEUS TE PROTEJA AMIGO

    ResponderExcluir
  4. Tenho 12 anos e assisti a serie "Band of Brothers" e fiquei fascinado com o heroísmo e fidelidade dos homens da companhia Easy, principalmente com o Dick Winters.
    Ao assistir a serie varias vezes tive a vontade de conhecer Dick Winter e descobri a horrível noticia de sua morte em 2 de janeiro de 2009,que seu esforços e sacrifícios não foram em vão,que Deus de muita paz e alegria para você no eterno descanso.

    Como você disse que se sobrevivesse aquela guerra iria encontrar um pedaço de terra calmo e viveria ali para sempre.

    Daniel Costa Vale de Oliveira.

    ResponderExcluir
  5. Ser militar não importa a nação o espirito de um combatente permanece presente em toda uma geração de heróis que seus atos de amor a pátria,sirva de exemplo para os políticos tão grande é seu amor pelo seu país como a de um soldado...

    ResponderExcluir
  6. Uma vez ouvi a seguinte citação: "Heróis não existem, mas sim, homens comuns que sabem enfrentar situações de extrema dificuldade!". O major "Dick Winters", foi um destes homens, cujo valor e coragem não podem ser contestados. Que descanse em paz! Pois se hoje podemos viver em um mundo livre, devemos eternamente a estes homens gloriosos que ofertaram suas vidas, combatendo a insanidade de um louco. História como a dele, deveriam ser retratadas aos mais novos, para que o significado de tanta bravura nunca seja esquecida pelas gerações futuras.

    ResponderExcluir