"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 29 de janeiro de 2011

LIVRO - 50 LÍDERES MILITARES QUE MUDARAM A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

.

50 Líderes Militares que Mudaram a História da Humanidade. William Weir. M. Books, 304 pág.



O livro não celebra a guerra, antes, volta sua atenção para os líderes que o autor afirma terem tido maior impacto sobre a história universal. Os 50 líderes militares que mudaram o mundo não foram necessariamente os "melhores" líderes, nem os estrategistas mais inovadores, nem os táticos mais astutos e nem mesmo as pessoas mais corajosas, sagazes ou admiráveis. Foram, entretanto, os homens e mulheres que, por bem ou por mal, entraram no campo de batalha e deixaram o mundo bastante diferente após sua saída.

O leitor vai ficar fascinado com as histórias, as proezas e o heroísmo de muitas figuras que pensava já conhecer, de Alexandre, o Grande, a Guilherme, o Conquistador, e de Simón Bolívar, a Mao Tsé-tung. E ficará intrigado com as vidas daqueles cujos  nomes talvez nem reconheça.


Alguns, como Gêngis Khan, foram brilhantes. Outros, como Ivan, o Terrível, foram, quando muito, generais medianos. Joana d'Arc é oficialmente uma santa, enquanto Adolf Hitler é universalmente considerado um monstro. Átila, o Huno, violentou, pilhou e matou brutalmente milhares, e Mao Tsé-tung matou milhões a mais até mesmo do que Hitler.

O leitor talvez já conheça a historia da maioria dos lideres relacionados neste livro. Pode respeitar alguns e não valorizar outros, mas, depois de ler 50 Líderes Militares que Mudaram a Historia da Humanidade, reconhecerá que estes foram líderes que impactaram de forma marcante a breve história da humanidade neste planeta.


Sobre o autor

William Weir, ex-correspondente de guerra e fotógrafo do exército americano na Guerra da Coréia, escreveu oito livros, inclusive o bestseller 50 Batalhas que Mudaram o Mundo. Além de ter servido no Exército, Weir foi repórter de jornal e especialista em relações públicas. Seus artigos apareceram no New York Times, na Gun Digest e na War, Literature & Camp. Ele está hoje aposentado e mora em Guilford, Connecticut, com sua esposa, Anne.




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário