"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 25 de janeiro de 2011

RECUPERADO UM P-39 AIRACOBRA DA 2ª GUERRA MUNDIAL

.

Uma aeronave Bell P-39Q Airacobra, que havia sido fabricada na fábrica a oeste de Nova York em 1943, começou a retornar para casa após ter ficado no fundo de um lago russo desde 1944.

Essa aeronave em particular foi um dos 4.719 P-39s enviados para a União Soviética através do programa norte-americano Lend-Lease, que provisionou as forças aliadas com material de guerra antes e após os EUA entrarem na 2ª Guerra Mundial.  O “Miss Lend-Lease“, como o caça foi chamado por Ira G. Ross, do Niagara Aerospace Museum, que efetuará a restauração, serviu com um esquadrão da Força Aérea Soviética que operava na fronteira com a Finlândia.

A descoberta em 2004 é rara desde que, restos do piloto, encontrados junto com artefatos chaves, estavam juntos da aeronave, e que fornecem sinais do mistério de porque a aeronave de repente quebrou a formação enquanto o esquadrão se deslocava para um aeródromo mais próximo do combate.

O P-39Q Miss Lend-Lease ao ser retirado do lago.  Pode-se observar a pintura e as insígnias soviéticas perfeitamente preservadas


O “Miss Lend-Lease” era o P-39Q-15BE (s/n 44-2911), um dos últimos do modelo Q-15 Airacobra produzidos pela Bell Aircraft Corporation, em Buffalo, New York. O Airacobra (batizado pelos britânicos) foi desenvolvido como um interceptador de grande altitude, mas um inadequado supercharger limitava seu teto operacional efetivo em 12.000 pés no máximo. A aeronave foi projetada ao redor de seu armamento, um canhão Oldsmobile T9 de 37 mm e duas metralhadoras de 12mm, tudo localizado no nariz da aeronave. Com todas essas armas localizadas na frente, o único lugar para colocar o motor foi atrás do piloto.

Um eixo de mais de 3 metros dividido em duas partes conectava a hélice e o motor, passando pelo cockpit, muito parecido com um sistema de transmissão de um carro. O P-39 também foi feito com quatro metralhadores de 7mm montadas nas asas, mas muitas forças aéreas preferiram remover essas para melhorar o desempenho.

A história completa pode ser acessada no site http://www.eaa.org/


.

2 comentários: