"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 21 de outubro de 2019

NAUFRÁGIO DO PORTA-AVIÕES JAPONÊS "KAGA", AFUNDADO NA BATALHA DE MIDWAY, É DESCOBERTO 77 ANOS DEPOIS NO FUNDO DO MAR

.


Exploradores descobriram os destroços do porta-aviões japonês Kaga, 77 anos depois dele ter sido afundado pelas forças americanas durante a Batalha de Midway, na Segunda Guerra Mundial.


Por James Rogers

Especialistas a bordo do navio de pesquisa RV Petrel anunciaram a descoberta na úlitma sexta-feira, 18. Depois de examinar mais de 500 milhas náuticas quadradas, os tripulantes identificaram os destroços na quarta-feira, a uma profundidade de mais de 17.000 pés no Pacífico. O RV Petrel faz parte da Vulcan Inc., uma organização de pesquisa criada pelo falecido sócio-fundador da Microsoft, Paul Allen.

"[A Batalha de Midway] foi uma grande batalha de porta-a-porta que deixou suas evidências assustadoras espalhadas por milhares de quilômetros através do fundo do oceano", disse Robert Kraft, diretor de operações submarinas da Vulcan, em um comunicado. "Com cada pedaço de entulho e cada navio que descobrimos e identificamos, nossa intenção é honrar a história daqueles que serviram e pagaram o sacrifício final por seus países".

Pesquisadores do RV Petrel analisando uma imagem do Kaga

O Kaga foi um dos quatro porta-aviões japoneses que participaram da Batalha de Midway, entre 4 a 7 de junho de 1942. Todos eles, junto com o cruzador Mikuma, foram afundados na batalha, marcando uma vitória crucial para a Marinha dos EUA.

Após o devastador ataque a Pearl Harbor, em dezembro de 1941, o Japão esperava dar outro grande golpe na frota do Pacífico dos EUA em Midway. No entanto, os decodificadores dos EUA conseguiram obter detalhes do plano japonês e a Marinha preparou sua própria emboscada. "A Batalha de Midway foi um avanço da inteligência americana", disse Frank Thompson, curador do Comando de História e Patrimônio Naval.  “A equipe que decifrou os códigos da frota japonesa permitiu ao comandante da frota do Pacífico, almirante Chester Nimitz, compreender as intenções japonesas e planejar adequadamente. Este foi um verdadeiro ponto de virada na guerra para a Marinha dos EUA.”

A tripulação do RV Petrel espera encontrar e pesquisar os destroços de toda a batalha, um esforço que poderia adicionar novos detalhes sobre Midway aos livros de história. O RV Petrel já realizou diversas descobertas de naufrágios. No início deste ano, por exemplo, especialistas do navio de pesquisa descobriram os destroços do porta-aviões USS Wasp,  no Mar de Coral, mais de 70 anos depois de o navio ter sido afundado durante a campanha de Guadalcanal.

Destroços do Kaga, afundado a mais de 17 mil pés
Também em 2019, o RV Petrel descobriram  um dos primeiros navios de guerra japoneses a serem afundados pelas forças americanas durante a Segunda Guerra Mundial, o couraçado Hiei, posto a pique 14 de novembro de 1942, nas Ilhas Salomão.

Paul Allen  morreu  em outubro de 2018 por complicações do linfoma não-Hodgkin. Sua organização de pesquisa descobriu uma série de naufrágios militares históricos, como os naufrágios do  USS Helena, USS Lexington  e USS Juneau.

A maior descoberta do grupo, no entanto, ocorreu em 2017, quando Allen e sua equipe encontraram os destroços do USS Indianapolis, no mar das Filipinas.

Fonte: Fox News

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário