"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 28 de outubro de 2019

UMA AVIADORA PIONEIRA VITIMADA PELO CÂNCER – CAMPANHA OUTUBRO ROSA

.


Neste mês de outubro, quando destacamos a campanha do Outubro Rosa, para incentivar as mulheres na prevenção contra o câncer, homenageamos a capitão Caroline Aigle, do Armée de l’ Air francês, falecida prematuramente em consequência da doença.


Nascida em Montauban, França, Caroline Aigle viajou por grande parte de África, acompanhando seu pai, um médico do exército francês.Com apenas 14 anos de idade, ingressou no Lycée Militaire de Saint-Cyr, e, mais tarde,  transferiu-se para a Escola Politécnica. Caroline cumpriu seu serviço militar obrigatório entre 1994 e 1995, no 13º Batalhão de Caçadores Alpinos. Durante os seus estudos na Escola Politécnica, contudo, decidiu escolher a Força Aérea, e, em setembro de 1997, iniciou sua formação como piloto.


No dia 28 de maio de 1999, Caroline Aigle tornou-se primeira mulher piloto de caça na França. No ano seguinte, foi destacada para a Base Aaérea nº 115, em Orange, no Esquadrão de Caça 2/5  Île-de-France, pilotando o Mirage 2000. Mais tarde foi transferida para o Esquadrão de Caça 2/2 Côte-d'Or, na Base Aérea 102 Dijon-Longvic (BA102), e tornou-se comandante de esquadrilha a partir de 2005. Em setembro de 2006, foi encarregada da segurança em voo do comando das forças aéreas da Base aérea 128, em Metz-Frescaty (BA 128).

Caroline Aigle, a primeira mulher piloto de caça do Armée de l´Air francês


Caroline Aigle foi campeã militar de triathlon da França em 1997, campeã mundial por equipes nesse mesmo ano e vice-campeã mundial militar de triathlon por equipas em 1999. Praticava outra de suas paixões: o salto livre de paraquedas.

Caroline Aigle antes de ser diagnosticada com câncer


Caroline Aigle diante de seu Mirage 2000: a primeira piloto de caça da França morreu prematuramente, em 2007, aos 32 anos de idade.
 
 Caroline Aigle estava para ser selecionada como astronauta pela Agência Espacial Europeia, mas foi diagnosticada com câncer. Mesmo  doente, sua última grande participação foi como madrinha do meeting aéreo Airexpo-Toulouse. Morreu no dia 21 de agosto de 2007, aos 32 anos, vítima do câncer diagnosticado apenas alguns meses antes.


Nossa página BRUXAS DA NOITE: AS AVIADORA SOVIÉTICAS  NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, homenageia a capitão Caroline, primeira mulher piloto de caça da França, e incentiva as aviadoras brasileiras e de todo o mundo a se prevenirem contra o câncer.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário