"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O BRASIL PERDE UMA DE SUAS MAIORES REFERÊNCIAS NA HISTÓRIA AERONÁUTICA: MORRE O CORONEL AVIADOR MANUEL CAMBESES JÚNIOR



Morreu ontem (14), na cidade do Rio de Janeiro, o Cel Av Manuel Cambeses Junior, um dos mais destacados historiadores aeronáuticos de nosso País. 


Aviador de escol, profundo conhecedor de geopolítica e refinado historiador aeronáutico, pertencia ao Conselho Superior do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) e era associado emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).

Durante décadas, prestou incontáveis serviços à aviação brasileira, à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Brasil.

Manuel Cambeses Júnior,nasceu no Rio de Janeiro e concluiu todos os cursos normais da carreira na FAB, além de vários cursos de extensão na Fundação Getúlio Vargas e na Escola Superior de Guerra.

Ao longo de sua brilhante carreira como oficial aviador, exerceu, entre outras, as seguintes funções:
- Instrutor de Voo na Academia da Força Aérea;
- Oficial de Operações do 1º Grupo de Transporte de Tropa;
- Ajudante-de-Ordens do Comandante do Comando de Apoio Militar;
- Chefe da Seção de Qualificação de Empresas da Diretoria de Material da Aeronáutica;
- Chefe da Divisão de Fomento Industrial da Diretoria de Material da Aeronáutica;
- Membro da 6º Subchefia (Assuntos Estratégicos) da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional;
- Subcomandante da Base Aérea do Galeão;
- Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica;
- Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Venezuela;
- Oficial de Estado-Maior do Comando Geral do Ar;
- Membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra (Chefe da Divisão de Assuntos Internacionais);
- Vice-Diretor do INCAER.

Como Piloto Militar somou 7.500 horas de voo e era qualificado instrutor em 12 tipos de aeronaves, dentre as quais destacam-se: North American Texan (NAT-6); Beechcraft (TC-45T); Douglas (C-47); Tucano (T-27); Bandeirante (C-95); Cessna Jet (T-37C) ; Búffalo (C-115) e Hércules (C-130 e KC-130).

Na atividade aérea, especializou-se nas seguintes tarefas operacionais:
- Transporte-de-Tropa;
- Busca-e-Salvamento;
- Reabastecimento-em-Voo.

Manuel Cambeses Junior junto a seu C-130 em um distante Pelotão de Fronteira na Amazônia

Sua extrema capacidade intelectual resultou na produção de bem elaborados trabalhos nas áreas de geopolítica, história, relações internacionais e estratégia. Teve vários trabalhos e artigos publicados nos seguintes Jornais : O Estado de Minas; Jornal do Brasil; O Debate; O Globo; Folha de São Paulo; Tribuna da Imprensa; O Povo (Fortaleza), e Monitor Mercantil. Publicou também nas Revistas: Clube de Aeronáutica, Clube Militar; A Defesa Nacional; Revista do Exército; Revista da Universidade da Força Aérea; Revista do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil; Revista Ideias em Destaque; Revista da Escola Superior de Guerra; Revista da Intendência; Revista da ADESG; Revista Arte e Cultura; Revista Panorama Estratégico (ESG), e Revista do Centro de Estudos Estratégicos da ESG.

Atuou como conferencista em diversas instituições de prestígio, como: Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro;  Academia de Polícia Civil, em Minas Gerais;  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; “Casa da Ciência” (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Universidade da Força Aérea;  Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica; Instituto de Geografia e História Militar do Brasil; Escola Superior de Guerra Aérea, na Bolívia; Escola Superior de Guerra Aérea da Força Aérea Argentina; Escola de Guerra Naval da República Argentina; Escola de Aviação Militar do Exército Argentino; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro;  Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CEBRES);  Centro de Estudos e Pesquisas em História Militar do Exército; Universidade de Brasília; Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica; Associação Nacional dos Veteranos da FEB;  Escola Superior de Guerra e  Delegacias da ADESG em diversas cidades do País.

O editor do Blog Carlos Daróz-História Militar junto com o Cel Cambeses, após uma conferência no Instituto de Geografia e História Militar do Brasil

Participou, como comentarista para Assuntos Internacionais, em programas veiculados pelas seguintes Emissoras de Rádio: CBN ; Bandeirantes, Nacional de Brasília, Jovem Pan, e, ainda, das seguintes Emissoras de Televisão: Globonews e TV Educativa.

Ao longo de sua carreira, foi agraciado com 13 condecorações nacionais e 5 estrangeiras:
- Medalha Mérito Aeronáutico – Grau Oficial (FAB);
- Medalha Mérito Santos Dumont (FAB);
- Medalha Militar “Ouro” (FAB);
- Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro);
- Medalha Alferes Tiradentes (Polícia Militar de Minas Gerais);
- Medalha Bicentenário da Morte do Alferes (Polícia Militar de Minas Gerais);
- Medalha Honra da Inconfidência (Governo do Estado de Minas Gerais);
- Medalha Santos Dumont (Governo do Estado de Minas Gerais);
- Medalha Mérito Legislativo Municipal (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte);
- Medalha Ordem do Mérito das Belas Artes – Grau Comendador  (Sociedade Brasileira de Belas Artes);
- Medalha Marechal Cordeiro de Farias (Escola Superior de Guerra);
- Medalha Mérito Aeroterrestre (Exército Brasileiro);
- Medalha do Mérito Cívico da Liga de Defesa Nacional – Grau Oficial (Brasil);
- Medalha Ordem do Mérito da Força Aérea Venezuelana (Venezuela);
- Medalha Al Mérito Newberiano – Gran Cruz (República Argentina);
- Medalha Al Mérito Instituto de Estudios Históricos Aerospaciales del Perú (República do Perú);
- Medalha Al Mérito Eduardo Alfredo Olivero (República Argentina);
- Medalha Instituto de História y Cultura Aeronáuticas del Ejército del Aire (Espanha);
- Medalha Academia Santos-Dumont (República Argentina).

Recebeu os seguintes títulos honoríficos:
- Cidadão Honorário de Belo Horizonte;
- Conferencista Especial da Escola Superior de Guerra;
- Membro Emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil – IGHMB (cadeira nº 69);
- Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil;
- Membro-Correspondente do Instituto de História Aeronáutica e Espacial, da Espanha;
- Membro-Correspondente do Instituto de Estudios Históricos Aeronáuticos e Espaciales, do Perú;
- Membro-Correspondente do Instituto Nacional Newberiano de História Aeronáutica e Espacial, da República Argentina;
- Membro-Correspondente do Instituto de Historia Aeronáutica y Espacial Eduardo Alfredo Olivero, da República Argentina;
- Membro do Conselho Editorial da Revista do Clube Militar;
- Membro-Correspondente da Academia Santos-Dumont (República Argentina);
- Membro do Conselho Editorial da Revista do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil;
- Conselheiro do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica;
- Colaborador Emérito do Exército Brasileiro;
- Colaborador Emérito da Polícia Federal;
- Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército.

No comando de um C-130 Hércules da FAB, a aeronave que mais gostava de voar

Integrou o Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra, de setembro de 1996 a dezembro de 2003, na qualidade de Chefe da Divisão de Assuntos Internacionais.

O Cel Cambeses era casado com a Sra. Sonia Martins Cambeses e teve dois filhos: André Luiz Martins Cambeses, advogado, e Danielle Martins Cambeses, publicitária.

O Cel Cambeses era um grande amigo do editor do Blog Carlos Daróz – História Militar, a quem muito ensinou e sempre dedicou atenção e fidalguia. No ano passado, fruto de sua generosidade, nos indicou para concorrer a uma vaga como Conselheiro do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica. Semanalmente trocávamos mensagens pelo WhatsApp e, frequentemente, conversávamos por telefone. As mensagens que postava no aplicativo eram, repetidamente, de conselho, otimismo e gratidão. 

Certo dia nos confidenciou que a aeronave que mais gostara e tivera orgulho de voar era o C-130 Hércules. Em uma das últimas mensagens no WhatsApp, que enviou para mim, no último dia 17 de janeiro, junto a um vídeo da aeronave, o Cel Cambeses assinalou na legenda: “Veja o que o portentoso Hércules C-130 é capaz de fazer. Que aeronave maravilhosa!” 

Assim, como homenagem especial ao amigo que deixa esta vida para se unir à constelação dos bravos no céu, o Blog Carlos Daróz-História Militar publica a imagem do anjo, formado pelo lançamento dos flares de um C-130, também uma imagem que me havia repassado pela rede social.


Um excelente voo de cruzeiro e uma perfeita aterragem, caro amigo. Que Deus possa consolar o coração dos familiares.

"MACTE ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA".


Fonte: Arquivo família Cambeses, Tecnodefesa, Reservaer

10 comentários:

  1. Uma vida plena em realizações. Bela e justa homenagem

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  2. Uma vida plena em realizações. Bela e justa homenagem.

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  3. HOMENAGEM MAIS DO QUE MERECIDA. DESCANSE EM PAZ, BRAVO AVIADOR.

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  4. Em muitos momentos um parceiro, em muitas situações um intrutor, EM MUITAS PELEIAS UMA HONRA, C.B.P.

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  5. É MUITO TRISTE VER UMA PESSOA COM TAL CABEDAL DE ATIVIDADES E CONHECIMENTOS PARTIR.
    NA CERTA VAI FAZER MUITA FALTA, MAS É UMA REALIDADE DA QUAL NÃO PODEMOS FUGIR, NO MÁXIMO RETARDAR.
    NOSSOS SINCEROS SENTIMENTOS À FAMÍLIA ENLUTADA.

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  6. Justa e merecida homenagem. Que o Criador o tenha recebido em paz.

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  7. Valeu meu chapa. Que a terra lhe seja leve. Foi bom ter vç como amigo e colega de turma. Cutrim.

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  8. Meus sentimentos. Grande colega de ESG.
    Que descanse em paz.CMG Roberto.

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  9. Pessoa maravilhosa com o qual tive o privilégio de conviver. Descanse em Paz.

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