"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

LOCALIZADO NAUFRÁGIO DO PRIMEIRO COURAÇADO JAPONÊS AFUNDADO NA 2ª GUERRA MUNDIAL

.

Uma equipe de pesquisadores da organização formada pelo bilionário filantropo Paul Allen encontrou o naufrágio do Hiei, primeiro couraçado japonês afundado pela Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.


Por Ben Werner

O couraçado da Marinha Imperial Japonesa Hiei foi localizado, virado de cabeça para baixo no fundo do mar, cerca de 2.952 abaixo da superfície, mais de 76 anos depois de afundar nas águas a noroeste da ilha de Savo, na cadeia das Ilhas Salomão.

Durante a batalha de Guadalcanal, na madrugada de 13 para 14 de novembro de 1942, o Hiei fazia parte de uma força-tarefa japonesa que se envolveu em batalhas de curta distância contra navios da Marinha dos EUA, liderados pelo contra-almirante Daniel J. Callaghan a bordo do cruzador pesado USS San Francisco (CA-38), de acordo com o US Naval History and Heritage Command.

Em um momento durante a batalha, que foi travada no meio da noite, o Hiei quase colidiu com o destróier americano USS Laffey (DD-459). Os dois navios dispararam seus canhões quando passaram a seis metros um do outro.  O Laffey afundaria durante a batalha. Acredita-se que o Hiei tenha sido severamente avariado por salvas do San Francisco, que também sofreu danos críticos, incluindo um impacto direto contra a ponte que matou Callaghan, seu estado-maior e o comandante do navio, capitão Cassin Young.

Representação do combate noturno entre o USS Laffey e o Hiei

De madrugada, o Hiei foi avistado 30 milhas a nordeste da Ilha Savo com "as torres de vante em chamas e as torres de ré desmanteladas". Um cruzador ligeiro e quatro contratorpedeiros supostamente acompanharam o Hiei enquanto este tentava se afastar.

Múltiplas surtidas de torpedeiros Grumman TBF Avenger, bombardeiros de mergulho Douglass SBD Dauntless e caças Grumman F4F Wildcat decolaram do porta-aviões USS Enterprise (CV-6) para atacar o couraçado japonês, e mesmo um B-17, voando da ilha de Espiritu Santo, lançou uma bomba de 500 libras sobre o Hiei.

O Hiei teria sido visto pela última vez pelas forças da Marinha dos EUA às 6 da tarde, a cerca de 8 quilômetros a noroeste de Savo, em chamas e transferindo sua tripulação para três destróieres japoneses nas proximidades. O encouraçado afundou em algum momento durante a noite, com 188 tripulantes mortos em ação.

Destroços do Hiei localizados no fundo do mar

Allen, que morreu em outubro, foi co-fundador da Microsoft, dono do time de futebol americano Seattle Seahawks e filantropo de longa data, que, durante anos, financiou esforços de conservação dos oceanos e da vida selvagem e pesquisas sobre naufrágios da Segunda Guerra Mundial. Talvez a descoberta mais notável de sua equipe tenha sido a descoberta dos destroços do USS Indianapolis (CA-35) em 2017, que afundou no Pacífico Sul em 30 de julho de 1945, depois de entregar os componentes da bomba atômica lançada em Hiroshima.

Fonte: USNI News


Um comentário:

  1. Professor Daroz, existem centenas de naufrágios semelhantes no litoral brasileiro, inclusive de U-Boats alemães. Uma pena, que no Brasil, a gente não tenha tanta verba para ir atrás destas relíquias, e pq não, túmulos de guerra. Locais que devem ser admirados e respeitados. Forte abraço! A partir de hoje, leitor assíduo de sua page!

    ResponderExcluir