"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 27 de novembro de 2017

MERGULHADORES IDENTIFICAM SUBMARINO ALEMÃO DA I GUERRA MUNDIAL AFUNDADO

.

O UB-29 foi encontrado com os corpos dos 22 marinheiros a bordo


Na mesma semana em que ocorreu o desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan, as autoridades belgas noticiaram a identificação de um submarino alemão que desapareceu há mais de um século, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.

Os submarinos desempenharam um papel importante na guerra de 1914-1918, e a Alemanha combateu a frota de superfície britânica no oceano Atlântico e no mar do Norte com crescente recurso a submarinos - um deles era o UB-29, desaparecido em 1916.

Plaqueta do UB-29 retirada dos destroços pelos mergulhadores para possibilitar a identificação do submarino

O UB-29 era um submarino da Classe UBII, de 300 toneladas, quando submerso. Das trinta unidades produzidas, vinte se perderam durante a Grande Guerra


Os mergulhadores belgas investigaram os destroços do submarino numa rota de navios ao largo da costa da Bélgica, no início deste ano, e as autoridades conseguiram identificá-lo.

Registos históricos mostram que o UB-29 partiu para a sua última missão a 27 de novembro de 1916, com 22 marinheiros alemães a bordo.

O embaixador alemão na Bélgica, Ruddier Ludeking, indicou que o seu país quer que o submarino e os corpos dos 22 marinheiros permaneçam no seu túmulo no fundo do mar.

Fonte: DN e Daily Courier



Um comentário:

  1. Achei o blog interessante e muito importante na pesquisa e divulgação da história militar, especialmente das forças armadas brasileiras.

    ResponderExcluir