"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 18 de novembro de 2017

EDITOR DO BLOG MINISTRA CONFERÊNCIAS SOBRE HISTÓRIA MILITAR EM CABO VERDE

.


Na primeira semana de novembro, o editor do Blog Carlos Daróz-História Militar participou de uma intensa programação em Cabo Verde, na qual teve a oportunidade de realizar uma série de conferências sobre História Militar.

A primeira ocorreu no Mindelo, na Ilha de São Vicente, na conferência internacional sobre o patrimônio histórico e cultural subaquático, promovido pelo Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura, na qual discorremos sobre a participação do Brasil na Grande Guerra.

Ainda no Mindelo, no Centro de Instrução Militar do Morro Branco, realizamos a conferência Novas dimensões da História Militar no Brasil, para os integrantes da 1ª Região Militar, onde analisamos o estudo desse importante campo do saber em nosso país, que passa por uma célere renovação.

No quartel da 1ª Região Militar, no Mindelo

Com o comandante da 1ª Região Militar, coronel José Neves

Já na cidade da Praia, na Ilha de Santiago, ministramos a mesma conferência para o Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, despertando o interesse e a atenção dos integrantes da Guarda Nacional e da Guarda Costeira do país.

Plateia no Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde atenta à conferência

Com o coronel José das Graças, chefe de gabinete do Estado-Maior das Forças Armadas

Encerrando nossa participação, ministramos uma aula para os alunos do curso de relações internacionais do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais com o tema História Militar e relações internacionais: a experiência brasileira, na qual pudemos analisar o emprego do poder militar brasileiro em benefício da paz mundial, sob os auspícios da ONU.

Aula no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais

Agradecemos o protagonismo da embaixada brasileira em Cabo Verde, nas pessoas do embaixador José Carlos de Araújo Leitão e do conselheiro Ricardo Leal, que possibilitaram e viabilizaram a programação e o estreitamento das relações bilaterias entre Brasil e Cabo Verde.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário