"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 19 de junho de 2017

BOMBARDEIRO DA 2ª GUERRA MUNDIAL É LOCALIZADO EM PAPUA NOVA GUINÉ

.

Aeronave estava perdida há mais de sete décadas, junto com seus seis tripulantes

Usando um robô equipado com sonares, pesquisadores da Universidade de Delaware, nos EUA, descobriram os destroços de um bombardeiro B-25 no fundo do mar na costa de Papua Nova Guiné. Pertencente à Força Aérea Americana, a aeronave foi abatida pelos japoneses em combates travados durante a Segunda Guerra Mundial e estava desaparecida há mais de 70 anos, junto com seus seis tripulantes.

O B-25 é considerado um ícone da Segunda Guerra, período em que foram produzidos cerca de 10 mil aviões do tipo. Eles participaram de operações diversas, de bombardeios a missões de reconhecimento, e tiveram papel importante no ataque contra Tóquio. A região de Papua Nova Guiné foi palco de combates militares entre janeiro de 1942 e o fim da guerra, em agosto de 1945, com perdas significativas de aeronaves e militares, muitos dos quais continuam desaparecidos.

Bombardeiro B-25 em uma base no Pacífico


Katy O’Connell, da Universidade de Delaware, explica que o reconhecimento de destroços sete décadas após o desaparecimento não é tarefa fácil. O primeiro passo para tentar localizar as aeronaves perdidas é a condução de pesquisas em dados militares e relatos históricos, além de entrevistas com a população local para a definição de uma área de buscas. Feito isso, mergulhadores, robôs submarinos e sonares iniciam a varredura do fundo do oceano. Os destroços foram localizados a cerca de 40 metros de profundidade.

As pessoas têm a imagem mental de um avião repousando intacto no fundo do mar, mas a realidade é que a maioria das aeronaves é danificada antes da queda, ou se quebra com o impacto — disse Katy. — E após décadas no mar, eles quase sempre estão irreconhecíveis para o olho destreinado, normalmente coberto por corais e outras formas de vida marinha.

Torreta de metralhadoras nos destroços do B-25 localizado no fundo do mar


A descoberta fez parte do projeto Recover, que reúne pesquisadores das universidades de Delaware e da Califórnia e da organização sem fins lucrativos The BentProp. O objetivo é reunir informações sobre aeronaves e soldados perdidos em combate e encaminhá-las ao Departamento de Defesa dos EUA, que decide sobre a possibilidade de missões de resgate.

Qualquer achado no campo é tratado com cuidado, respeito e solenidade — disse Katy. — Ainda existem mais de 73 mil soldados americanos desaparecidos na Segunda Guerra Mundial, que deixaram famílias sem respostas sobre seus entes queridos. Nós esperamos que nossos esforços possam ajudar a trazer um fechamento e honrar o serviço dos que caíram.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário