"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 8 de janeiro de 2017

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - GENERAL JOHN BURGOYNE

.

* 24/2/1722 - Bedfordshire, Inglaterra

+ 4/8/1792 - Londres, Inglaterra


O general John Burgoyne foi um oficial do exército britânico, político e dramaturgo. Participou da Guerra dos Sete Anos, mas ficou mais conhecido por seu serviço na América.


John Burgoyne nasceu em uma família rica por parte de mãe e com tradição militar por parte de pai. Aos dez anos se matriculou em uma escola militar em Westminster. Mais velho, foi comissionado como oficial e avançou rápido pelas patentes até chegar ao posto de General.


Guerra dos Sete Anos

Um mês depois do início da Guerra dos Sete Anos, Burgoyne recebeu uma comissão no 11º Regumento de Dragões. Em 1758 ascendeu de capitão a tenente-coronel no Regimento de Guardas de Coldstream.

Em 1758 participou de várias expedições feitas contra a costa francesa, incluindo o reide em Cherburgo. Durante este período, ele foi pioneiro na introdução de cavalaria ligeira no Exército Britânico. Os dois regimentos então formados foram comandados por George Eliott (depois Lord Heathfield) e por ele. Burgoyne admirava o pensamento independente entre os soldados comuns e encorajava seus homens a usarem sua própria iniciativa, em contraste com o sistema estabelecido empregado na época pelos britânicos.

Campanha portuguesa

Em 1761, foi eleito para uma cadeira no parlamento pelo condado de Midhurst, e, no ano seguinte, serviu como brigadeiro em Portugal, que tinha acabado de entrar na guerra. Burgoyne distinguiu-se conduzindo sua cavalaria na captura de Valença de Alcántara e de Vila Velha de Ródão, compensando a perda portuguesa de Almeida. As vitórias desempenharam um papel importante para repelir uma grande força espanhola inclinada a invadir Portugal.

Em 1768, elegeu-se para a Câmara dos Comuns pelo condado de Preston, e durante os próximos anos ele ocupou-se principalmente com seus deveres parlamentares, onde se notabilizou por sua franqueza e, em particular, por seus ataques a Lord Clive, que na época era considerado o principal soldado da nação. Ele alcançou proeminência em 1772, exigindo uma investigação da Companhia das Índias Orientais, alegando corrupção generalizada por seus funcionários.


Guerra de Independência dos EUA

Burgoyne teve seu serviço mais distinto na Guerra de Independência dos Estados Unidos. Ele planejou uma grande invasão para encerrar a Revolução Americana e foi apontado para comandar uma tropa que vinha do sul do Canadá para marchar até o norte dos Estados Unidos, especialmente para conquistar o baluarte revolucionário na região da Nova Inglaterra. John seguiu com o plano, movendo-se pela fronteira canadense mas avançou rumo ao sul de forma lenta, permitindo aos americanos se reagrupar e preparar. O plano era unir forças com uma tropa inglesa em Nova Iorque, mas o exército que estava lá preferiu partir mais cedo e ir na direção contrária, rumo a Filadélfia. Esse desencontro isolou Burgoyne e os americanos contra-atacaram na região de Saratoga. 

Preso e cercado, sem chances de ser resgatado, Burgoyne decidiu se render, ao lado dos seus 6 200 homens, a 17 de outubro de 1777. Sua rendição, segundo o historiador Edmund Morgan, "foi o ponto decisivo da guerra, porque a vitória deu animo aos americanos e, acima de tudo, convenceu as potências inimigas da Inglaterra na Europa a apoiar as Treze Colônias".

O General Burgoyne se rendendo em Saratoga

Burgoyne foi libertado em seguida pelos americanos, junto com seus oficiais. Todos os demais permaneceram para atrás como prisioneiros de guerra. Burgoyne foi duramente criticado quando retornou a Londres e nunca mais recebeu um comando.

Após a aposentadoria, ele escreveu algumas peças, como The Maid of the Oaks e The Heiress, mas sua carreira como dramaturgo nunca foi tão proeminente. Ele acabou servindo também como membro da Câmara dos Comuns do Parlamento por muitos anos, representando Midhurst e Preston. 

Faleceu em 1792, em Londres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário