"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - ROBERT CAPA



* 22/10/1913 - Budapeste, Hungria

+ 25/05/1954 - Thai-Binh, Vietnã


Robert Capa, cujo nome verdadeiro era Endre Ernő Friedmann, foi um dos mais célebres fotógrafos de guerra.  Nascido na Hungria, Capa cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a Guerra Sino-Japonesa, a Guerra Mundial na Europa, no Norte da África, a Guerra Árabe-israelense de 1948 e a Guerra da Indochina.

Durante seus estudos secundários sentiu-se atraído pelos meios culturais marxistas. Fichado pela polícia, teve que se exilar em 1930 em Berlim, onde se inscreveu na Faculdade de Ciências Políticas e aproximou-se do meio jornalístico. Encontrou trabalho na "Dephot" (Deutscher Photodienst), a maior agência de jornalismo da Alemanha naquela época.

Sua carreira de fotógrafo começou no fim do ano de 1931, ao fotografar Leon Trótski, em meio a diversas dificuldades durante um congresso em Copenhagen. O surgimento do nazismo e a condição judaica de Endre fizeram com que, em 1932 , ele deixasse Berlim, dirigindo-se para Viena e, depois, Paris.

Em 1934 encontrou Gerda Taro e, no ano seguinte, ambos criaram o personagem Robert Capa, repórter mítico de nacionalidade estadounidense. Friedmann passou a viver com Gerda, também fotógrafa e produtora. O pseudônimo Robert Capa logo alcancou notoriedade e, em 1936, Capa e Gerda Taro partiram em reportagem para cobrir a Guerra Civil  Espanhola, onde Gerda encontraria a morte no ano seguinte.

Em 1938, Capa foi à China para fotografar o conflito sino-japonês, retornando à Espanha em 1940, logo que a França caiu sob o domínio nazista. Retirou-se em seguida para os Estados Unidos, onde começou a trabalhar para a revista Life.  Posteriormente viajou para a Inglaterra e depois para a Argélia.

Em Junho de 1944 participou do desembarque aliado na Normandia, o Dia D, onde tirou as mais famosas fotografias do evento. Depois da guerra, com David Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger, fundou a Agência Magnum (constituída oficialmente em 1947). Nos primeiros tempos, ocupou-se na organização da estrutura, partindo em seguida para o "terreno".

Foto de Capa mostrando soldados americanos desembarcando sob fogo na praia de Omaha durante o Dia D


Robert Capa fotografou a Guerra Civil Espanhola, onde tirou a sua  foto mais famosa e mais controversa ("A morte do soldado legalista"), a Guerra Sino-Japopnesa e a 2ª Guerra Mundial com lentes normais, o que fez com que ele se tornasse um dos mais importantes fotógrafos europeus do século XX.

Capa morreu em ação, na Guerra da Indochina, em 25 de maio de 1954, ao pisar sobre uma mina terrestre. Seu corpo foi encontrado com as pernas dilaceradas.  A câmera permanecia entre suas mãos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário