"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 7 de outubro de 2012

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR – HAROLDO II DA INGLATERRA

.



* C.1022

+ 14/10/1066 – Hastings, Inglaterra



Haroldo II Godwinson, o último Rei saxão da Inglaterra, reinou de 6 de janeiro a 14 de outubro de 1066. Era filho de Godwin, Conde de Wessex, um dos homens mais poderosos da Inglaterra controlada por Eduardo, o Confessor, e irmão, entre outros, de Tostig Godwinson e Edite de Wessex.

Em 1045, Haroldo foi nomeado Conde da Ânglia Oriental e, nesta posição importante na hierarquia inglesa, apoiou os esquemas do pai contra os nobres normandos que então detinham a maior influência sobre o rei. Por volta de 1051 foram ambos exilados por cerca de um ano, mas depressa recuperaram suas terras. Em 1053, Haroldo sucede a Godwin como Conde de Wessex e torna-se a segunda figura mais importante da política inglesa.

Haroldo alcançou a fama militar ao derrotar o rei de Gwynedd Gruffydd ap Llywelyn, que saqueava o País de Gales, em 1063. Depois casou-se com a viúva de Gruffyd, Edite de Mércia, com quem teve dois filhos, apesar de já estar casado, segundo o ritual dinamarquês, com Ealdgyth.

Em 1065, Haroldo apoiou a rebelião em Nortúmbria contra o seu irmão Tostig. A atitude valeu-lhe a confiança de Eduardo, o Confessor, mas destruiu a relação com o resto da sua família. Tostig fugiu então para a Noruega, onde se jnoua ao rei Haroldo III da Noruega, numa aliança que se haveria de provar fatal para ambos.


Eduardo, o Confessor, morreu no princípio de 1066 sem nenhum descendente legítimo ou ilegítimo. Haroldo II foi eleito seu sucessor e coroado no dia seguinte, 6 de janeiro, mas esta decisão não era unanimemente apoiada. Na Normandia, o Duque Guilherme não desistiu da sua pretensão e iniciou preparativos para uma invasão. Não seria uma ideia original, visto que, na Noruega, Haroldo III e Tostig Godwinson se preparavam para fazer exatamente o mesmo.

Haroldo II tomou então a decisão de lidar com os noruegueses primeiro e dirigiu-se para o Norte. A 25 de setembro ocorreu a Batalha de Stamford Bridge, onde Haroldo derrotou o seu irmão e o rei da Noruega, que morreram durante os confrontos. Três dias depois chegaram as notícias da Invasão Normanda encabeçada por Guilherme. Com cerca de 7.000 soldados inimigos à solta no sul do país, Haroldo não perdeu tempo e ordenou o deslocamento imediato do seu exército. A marcha forçada que se seguiu foi extremamente eficiente, pois cobriu uma distância de cerca de 400 km em menos de duas semanas. Causou, no entanto, uma extrema fadiga nos homens de Haroldo, que seria importante no decurso dos acontecimentos.

Morte de Haroldo II, com uma flechada no olho, registrada na tapeçaria de Bayeux

Em 14 de outubro, Haroldo enfrentou o exército de Guilherme da Normandia na batalha de Hastings. A tapeçaria de Bayeux retrata a sua morte como resultante de uma seta cravada em um de seus olhos. O resultado foi uma vitória definitiva dos normandos e a morte de Haroldo em combate. Com a sua morte terminou a linha anglo-saxónica de Alfredo o Grande e iniciou-se a dinastia Normanda.

Depois da morte de Haroldo, a coroa de Inglaterra passou para Edgar Atheling que, no entanto, abdicou semanas depois em favor de Guilherme da Normandia
 

 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário