"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 27 de outubro de 2012

ABERTO À VISITAÇÃO PÚBLICA O MONUMENTO AOS HERÓIS DA LAGUNA E DOURADOS

.




Será aberto hoje ao público, pela primeira vez, o subsolo do Monumento aos Heróis da Laguna e Dourados, na Praia Vermelha, na Urca, erguido em 1935. A ideia foi da Secretaria de Conservação do Rio, que espera badalar ainda mais as comemorações dos cem anos de bondinho do Pão de Açúcar, ali ao lado. 

O monumento foi erguido por iniciativa do coronel Pedro Cordolino de Azevedo que, ainda tenente, lançou a ideia em 1920. Acolhida com entusiasmo, mais tarde foi organizada uma comissão, composta pelo então Ministro da Guerra, João Pandiá Calógeras, o coronel Eduardo Monteiro de Barros, Félix Pacheco, o professor José Otávio Correia Lima, o próprio Cordolino de Azevedo - agora capitão -, e pelo 1º tenente Norival Francisco de Lemos. Aberto um concurso para apresentação de maquetes, concorreram 16 artistas, tendo obtido o primeiro prêmio o escultor brasileiro Antonino Pinto de Matos.

O monumento foi fundido na Fundição Artística em Bronze de Covina & Cia., tendo sido aproveitado o bronze de antigos canhões utilizados pelos mesmos heróis glorificados.
.

Detalhe do monumento mostrando o transporte dos canhões durante a retirada da Laguna

 
O artista, tendo executado a obra, faleceu dias antes da sua inauguração, marcada inicialmente para 29 de dezembro de 1938, mas foi transferida para 31 do mesmo mês, por força do mau tempo. Compareceram à inauguração o então presidente da República, Getúlio Vargas, autoridades civis e militares e grande público.


A construção é uma homenagem aos soldados brasileiros que morreram nessas batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870). No subsolo, há um mausoléu de 25 m² que abriga, entre outras coisas, esculturas em bronze no tamanho real dos combatentes, painéis das batalhas e as cinzas de alguns militares. A visitação será das 8h às 18h. Aliás, o monumento passará a ficar aberto todo último fim de semana do mês, no mesmo horário. Melhor assim.

O monumento localiza-se na Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário