"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 1 de junho de 2009

MISSÃO CUMPRIDA - 4ª TURMA DE HISTÓRIA MILITAR CONCLUI SEU CURSO

.


O curso é oferecido pela Escola de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), aos quais cabe a direção e coordenação.

Realizou-se na última sexta-feira, 29 de maio, no auditório do Departamento de Ensino e Cultura do Exército, a aula de encerramento da 4ª Turma do Curso de Especialização em História Militar.

O objetivo do Curso de Especialização em História Militar é contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas da História Militar geral e do Brasil através da formação de especialistas nesse campo.

O curso é oferecido pela Escola de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), aos quais cabe a direção e coordenação.

O curso contou com 480 horas-aula, iniciadas a partir de 31 de agosto de 2007, com atividades presenciais semanais. As atividades didáticas ocorreram na sede do IGHMB - Casa Histórica de Deodoro - na Praça da República, 197 (Campo de Sant’Anna) e no campus da UNIRIO na Urca.

Foram desenvolvidas ao longo do curso atividades de pesquisa histórica com a elaboração de uma monografia que, apresentada em sua forma escrita, foi objeto de apresentação e defesa oral e avaliada por banca docente acadêmica.

O curso compreendeu as seguintes disciplinas:
Teoria e Metodologia da História, Introdução ao Estudo da História Militar, História Militar Geral (guerras nas idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea), História Militar do Brasil (períodos colonial, monárquico e republicano), Metodologia do Ensino Superior e Projeto, Tópicos Especiais e Atividades Complementares.

Durante os trabalhos foram realizados seminários e visitas em diversos estabelecimentos culturais, tais como: Museu Naval, Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana, complexo de fortalezas de Niterói, Museu Militar Conde de Linhares, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Museu Aeroespacial, Arquivo Histórico do Exército, Arquivo Histórico Nacional, Museu Histórico Nacional, dentre outros.

Concluíram com aproveitamento a 4ª Turma de História Militar os seguintes alunos:

- Antônio Ferreira Sobrinho
- Alexandre Santiago Coelho
- Anderson Machado Dantas
- André Luiz Cassiano
- Bárbara Maria Lima de S. Martins
- Carlos Roberto Carvalho Daróz
- Edgley Pereira de Paula
- Fabian Costa Rodrigues
- Fernanda das Graças Corrêa
- Fernando G. de Souza F. Loureiro
- Felipe Duarte Balocco
- George Koppe Eiriz
- Haroldo Gibson Martins
- Haroldo Paiva Galvão
- Jorge Henrique Cardoso Leão
- Juraci Ferreira Galdino
- Lois Pasteur Silva do Nascimento
- Marcelo Hinago
- Piraju Borowski Mendes
- Tiago Manasfi Fgueiredo
- Vania Vidal Luiz
- Washington Luiz de Souza Moreira


O Blog Carlos Daróz-História Militar cumprimenta todos os concludentes do curso e deseja sucesso nas pesquisas futuras.

Aos mestres do corpo docente da UNIRIO e do IGHMB, a nossa homenagem e eterna gratidão.


2 comentários:

  1. Sinto-me comovida com seu post, pois não sei se para os outros, mas para mim em particular, essa formatura teve um gosto de superação e de vitória muito grandes. Por vários momentos achei que não chegaria ao final, no entanto, cá estou.

    Beijo grande
    Vânia (vai dar mais tepo pra Borda hehehehe)

    ResponderExcluir
  2. De fato, foi um período de superação ...

    Um grande beijo,

    Fernanda

    ResponderExcluir