"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sábado, 7 de março de 2009

GUERRA DOS OITENTA ANOS - A INDEPENDÊNCIA DA HOLANDA (1568-1648)



A Guerra dos 80 anos ou Revolta Holandesa foi a guerra de secessão na qual o território, englobando aquilo que é hoje são Países Baixos, se tornou um país independente libertando-se da Espanha. Durante esta guerra a República Holandesa tornou-se uma potência mundial por um curto período histórico com grande poder naval e beneficiou-de de significativo crescimento econômico, científico e cultural.


Antecedentes

Nem todas as províncias neerlandesas decidiram separar-se da Espanha ao mesmo tempo. Algumas, principalmente aquelas no que é hoje a Bélgica, nunca o fizeram. Carlos V, Sacro Imperador Romano, nasceu em Gante em 1500 e foi educado nos Países Baixos. Ele abdicou em 1556 em favor do seu filho Filipe II de Espanha, que estava interessado no lado espanhol do Império.

O Calvinismo tinha-se tornado influente nos Países Baixos. Em 1566, muitos calvinistas atacaram igrejas para destruir estátuas e imagens de santos católicos (em neerlandês: 'beeldenstorm'), que eles consideravam heréticas. Filipe II envia, como reação o Duque de Alba - o Duque de Ferro - com o seu exército para os Países Baixos.


Começa a guerra

Em 1568 Guilherme I de Orange (Guilherme, o taciturno), governador das províncias da Holanda, Zelândia e Utrecht, tentou afastar o altamente impopular Duque de Alba de Bruxelas. Ele não viu nisto um ato de traição para com Filipe II, e esta perspectiva é reflectida naquilo que é hoje o Hino Nacional dos Países Baixos (o Wilhelmus), no qual as últimas linhas da primeira estrofe dizem: de koning van Spanje heb ik altijd geëerd (Sempre honrei o Rei de Espanha).

Guilherme recebeu pouco apoio e teve de fugir. Os seus conspiradores, o Conde de Egmont e o Conde de Horne, permaneceram e Alba mandou decapitá-los. Alba também introduziu um imposto não aprovado (em neerlandês: tiende penning).


Guilherme, o taciturno


Uniões de Arras e Utrecht

Em 6 de janeiro de 1579, estimulados pelo novo governador espanhol Alexander Farnese, Duque de Parma, os estados do sul (situados hoje em sua maioria na Bélgica) assinaram a União de Arras expressando a sua lealdade ao rei espanhol. Nos dez anos seguintes ele restabeleceria a religião católica na maior parte desta área.

Como resposta, Guilherme uniu os estados protestantes dos Países Baixos, Zeeland, Utrecht, Gueldria e a província de Groning na União de Utrecht. Esta União levaria mais tarde (1581) à independência do reino da Espanha, formando as República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos (também conhecidas como os Estados Gerais ou por vezes como a República Holandesa)




Auxílio externo

Em 1581, os espanhóis enviaram um exército para tentar recapturar as Províncias Unidas, e obtiveram algum sucesso inicialmente. Em 10 de julho de 1584, Guilherme foi assassinado. Com a guerra ocorrendo, as Províncias Unidas pediram ajuda à França e Inglaterra, tendo oferecido a monarquia dos Países Baixos em contrapartida, o que ambas as nações recusaram.

A Inglaterra já apoiava os holandeses extra-oficialmente havia anos e decidiu intervir diretamente. Em 1585, de acordo com o Tratado de Nonsuch, Elizabeth I enviou Robert Dudley, Conde de Leicester, para prestar assistência, com aproximadamente seis mil e mil cavaleiros.

O filho de Guilherme, Maurício de Nassau, assumiu o comando dos exércitos em 1587, tendo Leicester regressado à Inglaterra. A presença dos ingleses, provistos para permanecerem até 1604, foi uma das razões que levariam a Espanha à enviar a Invencível Armada contra a Inglaterra em 1588.

Sob o comando de Maurício de Nassau, grande parte da área dos estados do sul revoltaram-se contra a Espanha ou foram capturados pelas Províncias Unidas. A Espanha não conseguiu fazer frente aos custos financeiros do exército resultantes da perda da Armada e, em 1595, com a declaração de Guerra contra a Espanha por Henrique IV de França, tornou-se financeiramente falida.


Trégua

Sob pressão financeira e militar, em 1598 Filipe cedeu os Estados do Sul dos Países Baixos ao arquiduque da Áustria Alberto e sua mulher Isabel, por intermédio do Tratado de Vervins com a França. Com isso, estava restaurado aproximadamente o território do Império da Borgonha.

Em 1604, após James I de Inglaterra se tornar rei da Inglaterra, foi estabelecida a paz com a Espanha pelo Tratado de Londres, de 1604.

No ano de 1609 iniciou um cessar-fogo, chamado posteriormente de Trégua dos 12 anos, entre as Províncias Unidas e os Estados do Sul, mediado pela França e pela Inglaterra em Haia.

Príncipe Maurício-Nassau de Orange

Novamente a guerra

Após a morte de Maurício, em 1625, e na falta de uma paz permanente, seu meio-irmão Frederick Henry retomou o conflito contra o sul. Os espanhóis enviaram em 1639 uma armada com vinte mil militares para Flandres, mas esse exército foi derrotado pelo Almirante Maarten Tromp.

Em 1648 a Guerra terminou com o Tratado de Münster, que fez parte da Paz de Westfália (1648), a qual também deu por encerrada a Guerra dos 30 anos.


Evolução da arte da guerra

A Guerra dos Oitenta Anos teve grande impacto sobre a evolução da Arte da Guerra. Maurício de Nassau logrou reunir um grupo seleto de estudiosos preocupados em criar um exército capaz de vencer os famosos e compactos terços espanhóis. Desses estudos surgiu uma infantaria organizada em unidades menores, de formação tática menos profunda e com maior capacidade de fogo.

O grande teste deste novo sistema tático veio com a Batalha de Nieuwpoort, travada em 1600. O resultado desse trabalho serviria de inspiração para o rei sueco Gustavo Adolfo.

.

3 comentários:

  1. Prezado mestre,

    Muito bom o seu presente trabalho sobre a Guerra dos Oitenta Anos, sou graduando de História aqui no RJ e possuo um blog também, apesar de me considerar humilde perante o seu trabalho aqui neste blog.
    Utilizei você como fonte em um dos meus artigos e seria muito bom que vc pudesse me prestigiar.
    O endereço é: http://agoradehistoria.blogspot.com/

    Mais uma vez parabéns e obrigado por me ajudar na construção do meu conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber o local onde aconteceu a guerra
      estou precisando
      pf me ajudem nao achei no texto

      Excluir
    2. Olá, a guerra se desenvolveu nos Países Baixos, composto pelas províncias da Guéldria, Holanda, Frísia, Groningen, etc. Território que hoje chamamos (incorretamente) no Brasil de Holanda.

      Excluir