"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 7 de agosto de 2019

MORRE UM DOS ÚLTIMOS VETERANOS DO LENDÁRIO REGIMENTO NORMANDIE-NIEMEN

.


Yuri Maksayev, um dos últimos veteranos russos do regimento de Normandie-Niemen, faleceu. Ele participou da libertação de Smolensky, da Bielorrússia e da Lituânia da ocupação alemã.


O ex-integrante do legendário Regimento Normandia-Niemen, atuou como mecânico de aeronaves, faleceu no dia 3 de agosto, segundo anúncio feito pela Embaixada da França na Rússia.

Nascido em 9 de janeiro de 1926, tinha apenas 17 anos de idade quando ingressou na escola de aviação militar. Tão logo se formou, juntou-se às fileiras da famosa unidade, símbolo da cooperação franco-soviética contra o inimigo nazista, realizando a manutenção dos motores dos caças Yak-3 .

Yak-3 do Regimento Normandie-Nemen em ação


No rescaldo do conflito, durante o qual ele participou da libertação de Smolensk, Bielorrússia e Lituânia, Maksayev serviu como engenheiro no 18º Regimento de Aviação de Guardas, antes de ingressar, em 1951, na aviação civil soviética.

Como a embaixada apontou, sempre foi muito importante contribuir para aproximar os dois países "reunindo-se regularmente com os alunos das escolas da Normandie-Niemen e participando da pesquisa realizada por membros de associações e Museus da Normandie-Niemen em toda a Rússia."

Yuri Maksayev na época da guerra

 Ele havia viajado para a França em 2015 para participar da inauguração do espaço "Normandie-Niemen" no Air and Space Museum, em Le Bourget, e, em 2017, para participar das comemorações do 75 anos da criação do famoso regimento. Detentor de altas honrarias francesas e soviéticas, como o título de cavaleiro da Legião de Honra, ele deu seu último suspiro aos 93 anos de idade.

Fonte: Russia Beyond

Nenhum comentário:

Postar um comentário