"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 5 de agosto de 2022

PERSONALIDADES DA HISTÓRIA MILITAR - PRÍNCIPE ALFRED FERDINAND

.


* 11/2/1787 – Bruxelas, Bélgica

+ 21/3/1862 – Viena, Áustria

Alfred Candidus Ferdinand, príncipe de Windisch-Graetz, foi um oficial do exército austríaco que se destacou durante as guerras travadas pelo Monarquia de Habsburgo no século XIX.

Windisch-Graetz veio de uma família nobre da Estíria e começou a servir no exército imperial dos Habsburgos em 1804. Participou de todas as guerras contra Napoleão e lutou com distinção em Leipzig e na campanha de 1814. Em 1833, foi promovido ao posto de marechal de campo.

Nos anos seguintes de paz, recebeu sucessivos comandos em Praga, sendo nomeado chefe do exército na Boêmia em 1840. Tendo ganho a reputação de defensor de medidas enérgicas contra a revolução, durante as Revoluções de 1848 nas áreas dos Habsburgos, foi convocado para reprimir o levante de março de 1848 em Viena, mas encontrando-se mal apoiado pelos ministros, logo renunciou a seu posto.

Após retornar a Praga, sua esposa foi morta por uma bala perdida durante a revolta popular. Ele então mostrou firmeza ao sufocar um levante armado dos separatistas tchecos (junho de 1848), declarando a lei marcial em toda a Boêmia. Com o recrudescimento da revolta em Viena, em outubro foi convocado para liderar um grande exército e conduziu um cerco formal contra a cidade.

Nomeado para o principal comando contra os revolucionários húngaros sob Lajos Kossuth, obteve alguns sucessos iniciais e reocupou Buda e Peste, em janeiro de 1849, mas, devido à lentidão em perseguir seus oponentes, permitiu que o inimigo se reunisse em quantidade superior e impedisse uma concentração efetiva das forças austríacas.

Em abril de 1849, o príncipe Albert foi dispensado de seu comando e, a partir de então, raramente voltou a aparecer na vida pública, até a sua morte em 1862.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário