"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 27 de maio de 2018

AVIAÇÃO NA 1ª GUERRA MUNDIAL: IMAGENS DO COTIDIANO

.


Imagens do dia a dia da aviação durante a 1ª Guerra Mundial

O emprego do avião como arma de guerra foi uma novidade e representou uma grande evolução na arte da guerra.  Após o conflito, as forças militares de todo o mundo não poderiam mais prescindir das novas máquinas aéreas, e a feição da guerra nunca mais foi a mesma.

O Blog Carlos Daroz-História Militar publica, a seguir, uma sequência de fotografias mostrando o cotidiano dos aviadores e suas máquinas de guerra durante o conflito, que se estendeu de 1914 a 1918.


Treinamento "em seco"

Pronto para a luta, o sargento-piloto Georges Brou guarnece uma metralhadora Browning, enquanto seu observador, Subtenente Jean Billon de Plan, aponta sua Hotchkiss para praticar procedimentos de tiro contra um ataque por trás, em um Maurice Farman MF.11bis, da Escadrille MF.62, no aeródromo de Breuil-le-Sec em setembro de 1915.  Em 27 de abril de 1916, Billon de Plan derrubou um caça Fokker E.III que o atavaca. Sua sorte, contudo, terminou em 10 de outubro, quando foi baleado na cabeça por um dos três Albatros D.IIs que atacaram seu avião. Ferido, o sargento-piloto Roger Thuau, foi forçado a pousar seu Nieuport 12bs em linhas alemãs. Thuau foi mais tarde visitado por três pilotos que o atacaram, e seu líder, que creditou com ele sua 14ª vitória, expressou seus arrependimentos com a morte de Billon de Plan e deixou-lhe uma fotografia assinada "para o meu inimigo corajoso", do tenente Wilhelm Frankl comandante de Jagdstaffel 4.  




Fazendo a mudança

Um caminhão reboca o Albatros D.V desmontado do tenente alemão Emuy Thuy, ao longo de uma estrada vicinal, enquanto o Jasta 21 move-se para um novo aeródromo, em julho 1917. Thuy reivindicou o abate de um Spad francês nesse mês, elevando sua contagem a 13 vitórias, antes de ser transferido para comandar o Jasta 28. Sobreviveu à guerra, com um total de 35 abates, e foi condecorado com a Ordem Pour le Mérite. Thuy foi morto em um acidente aéreo enquanto treinava clandestinamente pilotos alemães na União Soviética em 11 de junho de 1930.





Alimentando com bombas

Equipe de solo alemã instala bombas de 220 libras sob as asas de um Gotha G.V, que também possui duas bombas de 660 libras no cabide central sob a fuselagem. Entrando em serviço em agosto de 1917, o G.V teve os tanques de combustível das naceles dos motores removidos para um local menos perigoso na fuselagem, por trás do piloto. Apesar de seus refinamentos, no entanto, a G.V era muito mais pesado do que seus antecessores e, quando os alemães lançaram contra Londres sua blitz, até 19 de maio de 1918, seu desempenho não melhorou, resultando em uma velocidade média de cerca de 80 mph.



Preparando para a caçada

Dois Fokker Dr.Is marcado com os capuzes e caudas amarelos do Jasta 27 são preparados para decolagem no aeródromo de Halluin-Ost em maio de 1918, com padrões de segurança bastante questionáveis sugeridos pelo mecânico acendendo um cigarro tão perto da aeronave em primeiro plano. Ao fundo, um dos primeiros caças biplanos Fokker D.VII a chegar ao front para substituir os triplanos.



Apoio Aéreo Aproximado

Um armeiro carrega granadas de mão no rack de um Halberstadt CL.II do Schlachtstaffel 27 para uma missão de ataque ao solo em maio de 1918, durante a última grande ofensiva da Alemanha na Frente Ocidental. Sinalizadores são colocados no topo da fuselagem, atrás da posição do observador. O Halberstadt CL.II foi um dos primeiros aviões concebidos para o ataque ao solo e tarefas de apoio aéreo aproximado, e possuía uma placa ligeiramente blindada pera proteger a tripulação contra fogos vindos do solo.



Voando bem alto

Tripulante alemão de um Rumpler C.VII coloca suas luvas enquanto um integrante da equipe de solo conecta sua máscara facial aquecida eletricamente. Os aviões de reconhecimento Rumpler usavam a altitude como sua principal defesa durante suas missões no interior do território inimigo, podendo o C.VII chegar a 24.000 pés, além das capacidades da maioria dos combatentes aliados. O ar era rarefeito e a temperatura extremamente baixa em tais alturas, contudo, requerendo respiradores de oxigênio e trajes de voo aquecidos eletricamente para manter a tripulação com a máxima eficiência.



A primeira Medalha de Honra dos EUA

O segundo tenente Frank Luke do 27º Esquadrão dos EUA posa sobre os destroços de um avião de reconhecimento LVG CV que ele abateu durante uma missão em 18 de setembro de 1918, na qual ele tinha incendiado anteriormente dois balões e derrubado dois caças Fokker D.VII em apenas meia hora.  Apesar de seu triunfo, o rosto de Luke revela a ansiedade de ter perdido melhor amigo, o primeiro tenente Joseph Wehner, que fora abatido e morto pelo tenente Georg von Hantelmann do Jasta 15.  Luke foi derrubado após ter sido mortalmente ferido pelo fogo disparado do solo, depois de destruir três balões em 29 de setembro, elevando seu total para 18, e se tornaria postumamente o primeiro membro do Serviço Aéreo do Exército dos EUA a receber a Medalha de Honra do Congresso.



Fonte: Historynet


.


Nenhum comentário:

Postar um comentário