"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 31 de maio de 2018

A MORTE CHEGA PELA MADRUGADA – DUSYA NOSAL, A PRIMEIRA HEROÍNA DAS "BRUXAS DA NOITE"

.

Destacamos a trajetória de Dusya Nosal, a primeira das “Bruxas da Noite” a receber (postumamente), o título de Heroína da União Soviética, a maior honraria do país.


A tenente júnior (equivalente ao posto de 2º tenente no Brasil) Yevdokiya Ivanova Nosal serviu como subcomandante de esquadrão no 588º Regimento de Bombardeio Noturno durante a Segunda Guerra Mundial.

Nosal nasceu em 31 de março de 1918 em uma família de camponeses na aldeia de Burchak, na Ucrânia. Ela trabalhou como professora em Mykolayiv antes de se formar em 1940 no aeroclube de Kherson. Depois de receber seu brevê de piloto, trabalhou como instrutora de voo em Nikolaev, até ingressar no Exército Vermelho em 1941.

Yavdokiya Nosal, apelidada “Dusya” pelas amigas, juntou-se ao exército em 1941 depois que a maternidade onde acabara de dar à luz foi bombardeada pelos alemães e seu bebê morrer soterrado pelos escombros. Foi enviada para a Frente Sul em maio de 1942, depois de completar o treinamento na Escola de Aviação Militar de Engels.

Dusya recebeu a Ordem da Estrela Vermelha em 9 de setembro de 1942, depois de cumprir 215 missões de combate e lançar 31.276 kg de bombas sobre as tropas do Eixo. Em 31 de dezembro de 1942 recebeu a Ordem da Bandeira Vermelha, outra prestigiada condecoração soviética.

Antes de partir para uma missão a bordo de seu Po-2, Dusya Nosal (sentada no cockpit dianteiro) e sua navegadora Nina Ulyanenko recebem instruções da major Yevdokiya Bershanskaya, comandante das "Bruxas da Noite".

Depois de decolar no meio da noite em 22 de abril de 1943 e bombardear um alvo, o Po-2 de Nosal foi seguido por um alemão Messerschmitt Bf-110 e atingido por pesado fogo antiaéreo. Uma granada explodiu diretamente no cockpit e um estilhaço atingiu Nosal na têmpora, matando-a instantaneamente.

Como o corpo de Nosal caiu sobre os controles do avião, sua navegadora Glafira "Irina" Kashirina conseguiu, com muita dificuldade, assumir o comando e pousar o avião em segurança no aeródromo de destino. Com uma mão segurou o corpo da amiga, enquanto com a outra controlou a aeronave. Glafira Kashirina desceu do avião em estado de choque.

Dusya Nosal fotografada em trajes civis durante a guerra.

Dusya Nosal morreu quando cumpria sua 354ª missão de combate, na madrugada de 23 de abril de 1945. Ela tinha apenas 25 anos de idade. Por seu serviço militar, recebeu postumamente o título de Heroína da União Soviética em 24 de maio de 1943, "pelo cumprimento exemplar de missões recebidas e pela demonstração de coragem e heroísmo em batalha contra os invasores fascistas alemães".

Conheça essa e outras histórias lendo



Lançamento em breve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário