"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 15 de julho de 2012

NAZISTA MAIS PROCURADO DO MUNDO É ENCONTRADO EM BUDAPESTE

.


O criminoso nazista mais procurado do mundo, Laszlo Csatary, de 97 anos, acusado de cumplicidade na morte de 15.700 judeus durante a 2ª Guerra Mundial, foi encontrado em Budapeste. O anúncio foi feito neste domingo (15 de julho) pelo diretor do escritório do Centro Wiesenthal em Israel.

- Confirmo que Laszlo Csatary foi identificado em Budapeste - declarou Efraim Zuroff. - O jornal 'The Sun' pôde fotografá-lo e filmá-lo graças a informações que fornecemos em setembro de 2011 - acrescentou.

Segundo documentos descobertos pelo Centro Simon Wiesenthal, Csatary batia em mulheres com um chicote que carregava em seu cinto e as obrigava obrigou a cavar valas no chão congelado com as próprias mãos.


O criminoso nazista Laszlo Csatary foi localizado na Hungria aos 97 anos


Após a vitória dos Aliados, ele fugiu para Kassa - agora rebatizado de Kosice, na Eslováquia. Csatary foi condenado à morte à revelia em 1948, por um tribunal tcheco, mas desapareceu misteriosamente após se esconder nas cidades canadenses de Montreal e Toronto. Com uma identidade falsa, dedicou-se a comercializar objetos de arte.

Em abril, o Centro colocou Csatary no topo da lista dos criminosos de guerra mais procurados do mundo. Há cerca de 15 anos, autoridades canadenses descobriram a verdadeira identidade de Csatary, e, por isso, ele voltou a desaparecer, desta vez escondendo-se na Hungria, segundo Zuroff.

As informações sobre o paradeiro de Csatary foram enviadas em setembro de 2011 à promotoria da capital húngara. O vice-procurador de Budapeste, Jenö Varga, não confirmou a informação, limitando-se a declarar que "existe uma investigação em andamento".

- Há 10 meses, um informante nos deu elementos que nos permitiram localizar Laszlo Csatary em Budapeste. Este informante recebeu US$ 25 mil que prometemos em troca de informações que permitam encontrar criminosos nazistas - disse Zuroff.


Fonte: Agência Globo


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário