"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 3 de julho de 2012

MARINHA ITALIANA LOCALIZA O ENCOURAÇADO ROMA NO FUNDO DO MAR MEDITERRÂNEO




A Itália encontrou no Mar Mediterrâneo, perto da ilha da Sardenha, o encouraçado Roma, que foi afundado por um avião alemão durante a 2ª Guerra Mundial, informou no último dia 28 a Marinha Italiana.
.
O navio de guerra italiano foi localizado a cerca de 30 km da costa norte da Sardenha, a mil metros de profundidade, graças a um robô submarino, o Pluto Palla.

Um dos canhões antiaéreos de 90mm do Roma no fundo do mar


A embarcação foi afundada no dia 9 de setembro de 1943 por um avião alemão, causando a morte de 1.352 marinheiros, entre eles o comandante das forças navais italianas, o almirante Carlo Bergamini.  Apenas 622 pessoas sobreviveram ao ataque, ocorrido após a rendição italiana.

O navio, orgulho da marinha de guerra italiana por ser um dos mais modernos em seu tempo, transportava vários canhões com um alcance 42,8 km.  O Roma teve uma vida curta, já que foi incorporado à Marinha Italiana em junho de 1942, apenas 15 meses antes de afundar.
.

Almirante Carlo Bergamini, chefe naval italiano que afundou junto com o Roma



O ataque alemão

No dia 09 de setembro de 1943 ocorreu um dos mais famosos ataques da 2ª Guerra Mundial: a recém rendida frota italiana saía da base naval de La Spezia para se juntar à Marinha Britânica, a fim de combater os alemães.
.
Para evitar que esta manobra fosse concretizada, os alemães planejaram um ataque surpresa às belonaves, com os Dorniers Do 217K-2 do III/KG 100, sob comando do Major Bernhard Jope, afundando o novíssimo encouraçado Roma e danificando seriamente seu irmão gêmeo, o Italia.  No ataque foram utilizadas as novas bombas Fritz-X, guiadas por radiocontrole.
.
O encouraçado Roma explode após ser atingido por uma bomba Fritz-X




Fonte: AFP

.

Um comentário:

  1. vcs tem o filme de guerra que mostra o roma é possivel achar algo referente a isso

    ResponderExcluir