"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 4 de julho de 2012

FORTES DE NITERÓI AJUDARAM RIO A SER PATRIMÔNIO






Cinco construções da cidade vizinha estão entre as paisagens cariocas entre a montanha e o mar, eleitas pela Unesco




O título de Patrimônio Mundial, concedido ao Rio neste fim de semana pela Unesco, contou com belas colaborações do outro lado da Ponte. Na lista dos locais descritos no site da entidade como aqueles que compõem as eleitas "paisagens cariocas entre a montanha e o mar" estão os Fortes Históricos de Niterói: Santa Cruz da Barra, São Luiz, Pico, Rio Branco e Imbuí. Segundo a assessoria de imprensa da entidade, eles fazem parte do conjunto da "entrada da Baía de Guanabara".
.

A Unesco destacou a importância da Fortaleza de Santa Cruz (imagem acima): "Com mais de 450 anos de história, é obra impecável da arquitetura colonial militar luso-brasileira, reconhecida pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) com o tombamento ocorrido em 1938". A fortaleza teve sua pedra fundamental colocada no ano de 1555. Suas muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão, com uma área de 7.153 metros quadrados. O espaço, aberto à visitação, possui um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII.
.

A "casquinha" da cidade vizinha do Rio pegou de surpresa até os próprios niteroienses. Presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Jose Haddad, admitiu, no início da tarde de ontem, que não sabia que os fortes entraram na lista da Unesco, mas ressaltou que o fato só reforça a parceria com o Rio: - Já desenvolvemos desde 2005 um cardápio regionalizado de turismo com o Rio. Já somos aliados da cidade. É bom porque fortalece a dinâmica da parceria.
.

Outros locais citados pela Unesco, os fortes Rio Branco e Imbuí são ligados por uma pequena estrada cercada de árvores e praias, compondo, com o Forte do Pico, um conjunto com uma parte de Mata Atlântica preservada e presenças de animais como preguiças, saguis e corujas nativas.
.



Preservação será esforço conjunto de governos

.
Segundo a Unesco, o principal objetivo do título concedido ao Rio é fazer com que a paisagem seja preservada. A entidade faz ciclos periódicos de vistoria para avaliar se os bens estão sendo devidamente cuidados. Em 2016, haverá uma série de inspeções na América Latina.
.

Forte do Pico, em Niterói, jóia do Período Colonial

 
O esforço para a manutenção dos locais eleitos pela Unesco deverá ser feito em conjunto entre os governos federal, estadual e municipal. O Parque Nacional da Tijuca, por exemplo, é de responsabilidade da União. O saneamento da Baía de Guanabara, do estado. A manutenção da orla de Copacabana, da prefeitura. O município já prepara um pacote de ações, que pode envolver os três entes.
.

Ontem, o título carioca repercutiu na imprensa de outros países. O site do jornal britânico Daily Telegraph exibiu uma foto do Cristo Redentor ao falar da conquista carioca. A rede de televisão portuguesa RTP também destacou o feito inédito do Rio.


Fonte: O Globo




Um comentário:

  1. Fortes e fortalezas, um projeto da UFSC coordenado pelo Arquiteto Roberto Tonera, este projeto e duma importancia enorme, pois resgata a historia de fortes e fortalezas no mundo tendo como um dos homenageados meu avo Gen.Antonio Carneiro Pinto como sendo um personagem da historia destes fortes por ter sido ele um dos comandantes nas fortalezas Gen.Luz em SC Marechal Hermes em Macae , Coimbra e Santa Cruz. Antonio Carneiro Pinto foi homenageado pela sua vida militar dando seu nome a uma rua em Porto Alegre RS.
    Newton Herculano Carneiro Pinto

    ResponderExcluir