"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



domingo, 5 de fevereiro de 2023

QUATRO CARTAS DE UM COMANDANTE DE CAVALARIA DO EXÉRCITO NAPOLEÔNICO

 .

As correspondências entre lideranças ou pessoas comuns constituem-se em valiosas fontes para o estudo dos fatos históricos.  


Publicamos, a seguir, quatro cartas escritas pelo coronel Castex, do Exército Francês, publicadas, pela primeira vez, na revista Carnet de la Sabretache n° 123, de março de 1903.
Bernard-Pierre Castex foi um hábil comandante de cavalaria francês. 

Castex nasceu em Pavie, na região de Armagnac, em 29 de junho de 1771. Em 1792 voluntariou-se para os Caçadores a Cavalo (Chasseurs à cheval) de seu departamento (Gers) e foi feito general de divisão, em 28 de outubro de 1813. Napoleão tornou-o Barão do Império em 1808. Luís XVIII concedeu-lhe o título de Visconde em 1822, nomeou-o Grande Oficial da Legião de Honra e concedeu-lhe a Grã-Cruz de Saint-Louis. O Visconde de Castex faleceu em Strasburgo, no dia 19 de abril de 1842.

A seguir, quatro correspondências do coronel Castex que contribuem para a pesquisa histórica das Guerras Napoleônicas:


Belmar, 15 de outubro de 1806.

Você deve ter ficado surpreso por não ter recebido notícias minhas durante minha estada em Versalhes. Não pude fazê-lo, tendo permanecido ali apenas seis dias, em meio a uma variedade de ocupações. Além disso, eu não teria lhe dado nenhuma notícia mais satisfatória do que esta.

Ontem (em Jena), derrotamos completamente o Exército Prussiano. Os remanescentes desse exército se retiraram em desordem. Perseguimos o inimigo sem que ele pudesse se evadir. Eu mandei realizar uma carga pelo 7º Regimento de Caçadores que eu havia comandado como major por três dias, que resultou na minha promoção a coronel no campo de batalha. O Imperador pediu para me ver e disse: “Você é um homem corajoso, você é um coronel. Diga aos caçadores que eu sabia que eles eram melhores que os saxões e os prussianos”. Para mim, aquele foi o melhor dia da minha vida. Meu pai e minha mãe, sem dúvida, compartilharam a satisfação que a ocasião me proporcionou.

Mais tarde, quando tiver tempo, darei alguns outros detalhes. O coronel Marigny (do 20º de Caçadores) havia assumido o comando de seu regimento oito dias antes desta batalha. Ele foi morto por uma bala de canhão: é o seu regimento que agora comando.

CASTEX.


(Para seu amigo Despax).
Ming, 12 de março de 1807.

Tem sido impossível para mim, meu caro amigo, enviar-lhe qualquer notícia mais cedo. Desde 28 de janeiro [de 1807] me encontro constantemente na vanguarda e você deve saber que o correio não costuma seguir muito de perto. É, portanto, somente esta razão que me deu o prazer de escrever para você. Eu estava tanto mais ansioso para encontrar um momento favorável para esta ocasião, pois estou convencido de que todos vocês devem estar preocupados, especialmente depois das várias batalhas que vivemos no mês de fevereiro.

A do 8º em particular [Eylau] não poderia ter sido mais devastadora para os russos, muito mais do que foi para nós. Em uma palavra, o campo de batalha de Eylau é o mais horrível de todos os terrores já testemunhei em minha vida. Notei que havia pelo menos quatro russos mortos para cada francês. Meu regimento sofreu um pouco em todo esse tempo, mas com alguns dias de descanso não será mais perceptível. Os bravos homens que morreram serão substituídos por outros.

Quanto a mim, estou indo muito bem. O descanso que estou desfrutando no momento está me fazendo muito bem. Eu até gostaria que durasse mais alguns meses, mas duvido que dure.

CASTEX.


Burghausen, 30 de abril de 1809.

Três batalhas, três combates e tantas vitórias. Eu estou indo bem.

A Baviera foi completamente evacuada e estamos marchando para Viena, onde provavelmente estaremos dentro de um mês. Os jornais fornecerão outros detalhes.

Enquanto isso estou montando meu cavalo para encontrar meu lugar na vanguarda do exército.

CASTEX.


Neustadt, 17 de maio de 1809.

Estou bem, meu caro amigo.

O exército está em Viena e meu regimento fica nas fronteiras da Hungria, onde esperamos encontrar mais milho do que o Landsturm (de que nos falaram), se tivermos vontade de cruzar a fronteira.

Enquanto isso, estamos nos recuperando um pouco de nossas fadigas. Não vou falar de nossos sucessos, convencido de que os jornais se preocuparam em lhe dar todos os detalhes, mas lhe direi que Dayrens estava tão cansado que ficou para trás, a 30 léguas daqui, junto com os outros oficiais feridos.

CASTEX.



Nenhum comentário:

Postar um comentário