"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

A BATALHA DA ILHA DE VALCOUR (1776)

.

A Batalha Naval da ilha de Valcour teve lugar em 11 de outubro de 1776, no Lago Champlain. A ação principal ocorreu na Baía de Valcour, um estreito entre a ilha de Nova York e a ilha de Valcour. 


A batalha foi uma das primeiras batalhas navais da Guerra de Independência dos EUA e uma das primeiras travadas pela Marinha dos Estados Unidos. Diversos navios da frota americana, sob o comando de Benedict Arnold, foram capturados ou destruídos por uma força britânica sob o comando geral do general Sir Guy Carleton. No entanto, a defesa norte-americana do Lago Champlain deteve os planos britânicos em seus planos para chegar ao vale do Rio Hudson.

Benedict Arnold comandou a frota norte-americana durante a batalha


O comandante britânico Sir Guy Carleton

O Exército Continental tinha se retirado de Quebec para os fortes Ticonderoga e Crown Point em junho de 1776, após as forças britânicas terem sido maciçamente reforçadas. Eles passaram o verão de 1776 fortalecendo essas posições e construindo navios adicionais para aumentar a pequena frota americana já existente no lago. 

O general Carleton possuía um exército de 9.000 homens em Forte Saint-Jean, mas precisava construir uma frota para levá-lo para o lago. Os americanos, durante a sua retirada, tinham capturado ou destruído a maioria dos navios britânicos no lago. No início de outubro, a frota britânica, que era significativamente mais fraca do que a frota americana, estava pronta para o lançamento.

Em 11 de outubro, Arnold atraiu a frota britânica para uma posição que ele tinha escolhido cuidadosamente para limitar suas vantagens. Na batalha que se seguiu, muitos dos navios americanos foram danificados ou destruídos. Naquela noite, Arnold esgueirou a frota americana para além dos britânicos, iniciando uma retirada em direção a Crown Point e Ticonderoga. O clima desfavorável impediu o recuo americano, e boa parte da frota foi capturada ou incendiada antes que pudesse chegar a Crown Point. Ao chegar na localidade, Arnold verificou que os fortes haviam sido queimados, e se retirou para Ticonderoga.

Mapa mostrando o posicionamento da frota americana ao lado da ilha Valcour

A frota britânica incluía quatro oficiais que mais tarde se tornaram almirantes na Marinha Real: Thomas Pringle, James Dacres, Edward Pellew e John Schank.  A Baía de Valcour, o local da batalha, é hoje um Marco Histórico Nacional dos EUA, preservado pelo governo.

O Forte Ticonderoga preservado


Nenhum comentário:

Postar um comentário