"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 8 de maio de 2019

UMA VERDADEIRA "BRUXA DA NOITE" RECEBE O NOSSO LIVRO EM MOSCOU

.

Com muito orgulho e honra, eu e Ana Daróz, autores de Bruxas da Noite: as aviadoras soviéticas na Segunda Guerra Mundial, presenteamos com um exemplar do livro Galina Brok-Beltsova, a última das "Bruxas da Noite" viva.

O fato deu-se hoje pela manhã em Moscou, no Museu da Vitória da Grande Guerra Patriótica, em meio às comemorações relativas ao Dia da Vitória na Rússia. Para tal, contamos com a intermediação e colaboração do Consulado Geral da Federação da Rússia no RJ, da Associação Nacional dos Veteranos da FEB e do Comitê de Veteranos de Guerra da Rússia, organizações que nos permitiram prestar essa homenagem à aviadora heroína de guerra.
 
A surpresa e a emoção estampadas no rosto da veterana de 94 anos ao receber o livro
 
A tenente Galina Bork-Beltsova tinha apenas 16 anos de idade quando se alistou voluntariamente para lutar em uma das unidades aéreas criadas por Marina Raskova. Entre 1942 e 1945, voou como navegadora de um bombardeiro de mergulho Petlyakov Pe-2 pertencente ao 125º Regimento de Bombardeio de Guardas, no qual cumpriu 36 missões de combate. Após a guerra, tornou-se doutora em História e chefe do Departamento de História do Instituto de Engenharia de Moscou.

Galina Bork-Beltsova, ainda adolescente, quando combatia os nazistas voando bombardeiros de mergulho.
 

Registro aqui os agradecimentos ao Cônsul Geral da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, ao diplomata Artem Fomin, ao Prof Israel Blajberg (ANVFEB) e ao coronel aviador Vladimir Bednev (Comitê de Veteranos de Guerra da Rússia) por possibilitarem esse momento único.

Ver a emoção e a surpresa estampados nos olhos da veterana "Bruxa da Noite" de 94 anos ao receber o livro valeu cada minuto dos dois anos e meio consumidos na pesquisa e escrita do nosso "Bruxas". Sem dúvida, hoje foi um grande dia para nós, autores.

Muito orgulho envolvido.


2 comentários:

  1. Muito bom!! meus parabéns . É bom vê-los sendo homenageados ainda em vida. !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Carlos e Ana Daróz pelo belíssimo trabalho histórico que se resume neste lindo livro e pela homenagem prestada a esta grande mulher, símbolo da resistência soviética ao nazismo, Galina Beltsova.

    ResponderExcluir