"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



sexta-feira, 31 de maio de 2019

RELAÇÕES MILITARES BRASIL-EUA 1939/1943 - NOVA OBRA NO MERCADO

.


Já se encontra disponível para a venda o novo livro do pesquisador Giovanni Latfalla, que trata das complexas relações entre Brasil e EUA nos anos que antecederam o envio de a Força Expedicionária Brasileira para combater nos campos de batalha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.


O livro

Relações militares Brasil-Estados Unidos 1939/1943
Política, História, Relações Internacionais, Giovanni Latfalla

Hoje, passados mais de setenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial, é possível acrescentar alguns pontos esclarecedores a respeito das negociações militares do Brasil com os EUA entre os anos de 1939 e 1943, antes e depois do rompimento de relações com o Eixo, um assunto ainda com lacunas a serem preenchidas pelos pesquisadores do assunto.

A presente obra é relativa as negociações militares entre o Exército Brasileiro e autoridades militares dos Estados Unidos visando uma cooperação na defesa do hemisfério ocidental, no período anterior e posterior ao rompimento das relações diplomáticas do Brasil com as nações do Eixo, ocorrido em janeiro de 1942. Durante esta fase os entendimentos entre as duas nações não transcorreram serenamente, pois, ambos possuíam interesses e objetivos diferentes. As negociações foram tensas e eivadas de desconfianças, principalmente por parte dos norte-americanos que acreditavam que muitas autoridades brasileiras, inclusive militares, eram simpatizantes do nazismo e possuíam uma má vontade em aliar-se a eles. Esta obra demonstra que o Brasil nunca planejou uma aliança com o Eixo, e sim, sempre procurou uma aliança com os EUA, sem, contudo, colocar a soberania brasileira em xeque.


O autor

Giovanni Latfalla Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola; graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim; mestrado em História pela Universidade Severino Sombra; e doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ. 


Como adquirir

Diretamente com o autor via facebook (Giovanni Latfalla) ou pela página da Editora Gramma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário