* 10/8/1729 – ??, Reino Unido
+ 12/7/1814 - Twickenham, Reino Unido

Howe foi enviado a América do Norte em 1775, chegando em maio, quando uma rebelião nas Treze Colônias britânicas havia começado. Após liderar as tropas inglesas em uma vitória custosa em Bunker Hill, Howe recebeu de Thomas Gage o comando de todo o exército britânico na América do Norte em setembro do mesmo ano.
Howe lançou uma série de campanhas contra os rebeldes americanos, conquistando as cidades de Nova York, Nova Jersey e Filadélfia. Contudo, o planejamento deficiente nas campanhas realizadas em 1777 contribuiu para o fracasso do general John Burgoyne na batalha de Saratoga, que foi um ponto decisivo da guerra em favor dos rebeldes. Muitos historiadores e acadêmicos contemporâneos discutem o quanto as ações de Howe em 1777, como sua inabilidade de destruir as tropas do general americano George Washington, contribuíram de fato para a derrota britânica na guerra.
Howe evacuando Boston com suas tropas
William Howe demitiu-se de seu posto de comandante-em-chefe na América do Norte e retornou para a Inglaterra em 1778, vindo a servir sua nação mais uma vez, lutando contra a recém nascida República Francesa.
Deixando o exército em 1803, ele decidiu ingressar na política e serviu no Parlamento. Foi feito cavaleiro por seus sucessos militares em 1776 e herdou, após a morte do seu irmão Richard, o título de Visconde de Howe, em 1799. Foi casado, mas morreu sem filhos, o que levou sua linhagem e a da família Howe a se extinguir após seu falecimento em 1814.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário