"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 23 de outubro de 2018

COMEMORAÇÕES DOS 150 ANOS DA TRAVESSIA DO CHACO

.

A mais ousada e criativa manobra


No dia 19 de outubro, o Exército Brasileiro realizou as comemorações alusivas aos 150 anos da Travessia do Chaco, com o objetivo de homenagear todos os militares brasileiros que, heroicamente, construíram a Estrada do Chaco, na Campanha da Tríplice Aliança. O evento ocorreu no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, na guarnição de Aquidauana-MS.

A celebração envolveu os seguintes eventos: lançamento da medalha comemorativa; premiação do concurso de pintura e redação, palestra; encenação ao ar livre e almoço de confraternização. O evento foi presidido pelo Chefe do Departamento de Engenharia e Construção e contou com a presença do Comandante Militar do Oeste , comitiva de militares de Brasília, Porto Alegre, Campo Grande e as autoridades dos poderes, executivo, legislativo e judiciário de Aquidauana-MS e Anastácio-MS e de estudantes da rede pública de ensino. 

Flagrante da reencenação

Durante a Guerra da Tríplice Aliança, Caxias precisava atacar, pela retaguarda, o Exército Paraguaio em suas linhas defensivas do Piquissiri, desbordando a posição de Angustura. Nesse contexto, a melhor opção foi a travessia do Chaco.

​Foram quase 11 km de estrada em terreno pantanoso. Missão difícil de executar, mas não impossível para a Engenharia Imperial. Os Paraguaios acreditavam na impossibilidade de deslocamento do Exército pelo Chaco, que se apresentava como um obstáculo natural quase intransponível. O Marquês de Caxias seguiu o conselho de Maquiavel: "É preciso ousar, empreender aquilo que o adversário julga impossível"

Fonte: Comunicação Social do 9° BECmb



Nenhum comentário:

Postar um comentário