"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



segunda-feira, 6 de agosto de 2018

TATYANA MAKAROVA - HEROÍNA DA UNIÃO SOVIÉTICA

.


Você pode ajudar o nosso projeto a se tornar realidade e conhecer a história das intrépidas aviadoras que lutaram contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. 

Participe de nossa campanha, garanta já o seu exemplar e conheça a história de uma moça corajosa que sacrificou a vida defendendo seu país: Tatyana Makarova.



A moscovita Tatyana Makarova sonhou com a aviação durante toda sua infância, apesar de essa carreira ser desencorajada por seu pai, um ex-combatente da Primeira Guerra Mundial que, repatriado após ter sido ferido em combate, trabalhou como carteiro. Makarova trabalhou em uma fábrica antes de obter seu brevê de piloto civil aos 19 anos de idade. Em seguida, atuou como instrutora de voo, antes de se alistar nas forças armadas em 1941, para enfrentar a invasão alemã. Após participar do treinamento intensivo em Engels, foi designada para o 588º Regimento, mas somente executou sua primeira saída em missão de combate no ano de 1942.

Tatyana Makarova fotografada com equipamento de voo.

Em uma cerimônia realizada no dia 27 de setembro, Tatyana Makarova e Vera Belik receberam a Ordem da Bandeira Vermelha, por terem conseguido pousar seu Po-2 depois que foi localizado pelos holofotes e atingido por uma barragem antiaérea alemã. Na ocasião, perdeu o controle do avião temporariamente, mas conseguiu distrair a artilharia inimiga ao liberar outra bomba, o que lhe deu tempo suficiente para deixar a área e pousar. Nesse mesmo ano Makarova participou de ataques contra as forças alemãs no norte do Cáucaso, Crimeia, Kuban, Taman, Bielorrússia e Prússia Oriental. Suas colegas a respeitavam como aviadora e pelo fato de nunca retornar à base antes de completar uma missão de combate.

Tatyana Makarova (2ª da direita para a esquerda) participando de um briefing antes de partir em mais uma missão de combate. À sua direita está sua companheira de voo Vera Belik.

Para melhorar a precisão dos ataques, Makarova frequentemente voava em uma altitude inferior a 100-150 metros para lançar suas bombas. Por diversas vezes, ela participou de oito a nove missões em uma única noite, mas nunca pareceu ser afetada pela fadiga. Devido às suas ações meritórias, em 1944 foi premiada com a Ordem da Guerra Patriótica e outra Ordem da Bandeira Vermelha.

Makarova perdeu a vida junto com Vera Belik, na Polônia, quando seu Po-2 foi abatido por um caça alemão ao retornar de mais uma missão. Como voavam sem paraquedas, as duas aviadoras não puderam saltar e morreram queimadas.

Tatyana Makarova e Vera Belik. As duas morreram em 1944 quando seu Po-2 foi abatido sobre a Polônia.

Em sua breve carreira, Tatyana Makarova participou de 628 ataques noturnos, lançou 96 toneladas de bombas e 300 mil folhetos de propaganda sobre o território inimigo. Destruiu balsas, dois canhões antiaéreos, um holofote e dois depósitos de munição. Ela tinha apenas 23 anos de idade e recebeu, postumamente, com o título de Heroína da União Soviética.

Quando morreu em 1944 Tatyana Makarova posuía apenas 23 anos de idade, mas já havia participado de 628 missões de combate.


Conheça essa e outras histórias lendo 

BRUXAS DA NOITE: AS AVIADORAS SOVIÉTICAS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário