"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 29 de agosto de 2018

A BATALHA DE LA MOTTA (1513)



Em 1513 as forças espanholas e do Sacro Império Romano-Germânico derrotaram decisivamente o exército veneziano, aplicando um severo golpe na República de Veneza

A Batalha de la Motta, também conhecida como a Batalha de Schio, Batalha de Vicenza ou Batalha de Creazzo, teve lugar em Schio, na região italiana de Vêneto, República de Veneza, em 7 de outubro de 1513, entre o exército da República de Veneza e uma força combinada da Espanha e do sacro Império Romano-Germânico. Foi uma importante batalha da guerra da Liga de Cambrai. Na ocasião, o exército veneziano comandado por Bartolomeo d 'Alviano foi decisivamente derrotado pelo exército espanhol/Imperial, liderado por Ramón de Cardona e Fernando D' Avalos.

O comandante do exército veneziano: Bartolomeo D'Aviano

Fernando D'Avalos, comandante espanhol

Georg von Frundsberg comandou o exército alemão

O Exército Veneziano comandado por Bartolomeo D ' Alviano foi confrontado pelas tropas de Cardona nos arredores de Vicenza, uma cidade no nordeste da Itália, em 7 de outubro de 1513.  A infantaria espanhola e alemã, composta por 7.000 homens, liderados por Fernando D'Avalos e Georg von Frundsberg, bem posicionada e pronta para a batalha, lançou uma vigorosa carga contra o exército veneziano, provocando milhares de mortos e feridos (ao todo mais de 4.500 baixas) em suas fileiras. Este foi um golpe severo, forçando os venezianos a fugir, e espalhando os remanescentes do exército inteiro de Bartolomeo D'Alviano.

Soldado veneziano

As forças de D’Avalos e Frundsberg continuaram a perseguição na região nordeste da Itália, entre Friuli-Venezia-Giulia, no decorrer dos anos de 1513 e 1514, consolidando a vitória final contra os venezianos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário