"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quarta-feira, 10 de junho de 2015

REPARANDO UMA INJUSTIÇA - A TRÁGICA HISTÓRIA DO CAPITÃO CHARLES McVAY

.

O cruzador USS Indianapolis (CA-35) meses antes de ser afundado no Oceano Pacífico


Na fria manhã de 6 de novembro de 1968, o barulho de um tiro ecoou na pequena cidade de Litchfield, Connecticut.  Estendido no gramado do jardim de sua casa estava o corpo sem vida do contra-almirante Charles McVay III, veterano da 2ª Guerra Mundial, de 70 anos de idade, e comandante do cruzador pesado USS Indianapolis, por ocasião de seu afundamento em 1944.  Em uma mão estava um revólver e, na outra, um pequeno marinheiro de brinquedo, que havia ganhado de presente de seu pai, muitos anos antes.  O almirante tirara sua própria vida.


Uma vida na Marinha

Charles Butler McVay III nasceu em Ephrata, Pennsylvania, no dia 30 de julho de 1898, em uma família de forte tradição naval.  Seu pai, Charles Butler McVay Jr. era o comandante do tênder  USS Yankton durante o cruzeiro de circunavegação da Grande Esquadra Branca (1907-1909), serviu como almirante durante a 1ª Guerra Mundial e foi comandante-em-chefe da Esquadra Asiática, no início da década de 1930.  Charles III graduou-se na Academia Naval de Anápolis em 1920.  Antes de assumir o comando do USS Indianapolis (CA-35), em novembro de 1944, o Capitão McVay serviu como oficial de inteligência na Junta dos Chefes de Estado-Maior, em Washington.  No princípio da 2ª Guerra Mundial, foi agraciado com a medalha Silver Star, por sua coragem sob fogo.

Já no comando do cruzador USS Indianapolis, liderou seu navio na invasão de Iwo Jima e no bombardeio naval contra Okinawa, na primavera de 1945, durante a qual o Indianapolis abateu sete aviões japoneses, antes de ser atingido por um ataque kamikaze, em 31 de março.  Na oportunidade, a tripulação sofreu severas baixas, inclusive 13 mortos, e o navio foi avariado com gravidade.  Apesar disso, McVay conseguiu levar o navio em segurança até o estaleiro de Mare Island, na Califórnia, para ser reparado.

Capitão Charles Butler McVay III, o desafortunado comandante do USS Indianapolis

Mais tarde, já recuperado, o USS Indianapolis recebeu ordens para transportar para o arquipélago de Tinian partes das bombas atômicas que, mais tarde, seriam lançadas contra Hiroshima e Nagasaki.  Depois de entregar sua carga secreta no destino, o navio partiu na direção de Leyte, nas Filipinas, onde receberia nova missão.

Nas primeiras horas da manhã de 30 de julho de 1945, o Indianapolis foi atacado pelo submarino japonês I-58, comandado pelo tenente-comandante Mochitsura Hashimoto. O comandante Hashimoto disparou seis torpedos, dois dos quais atingiram o cruzador.  O primeiro impacto arrancou cerca de 40 pés da quilha do navio e o segundo atingiu a meia-nau, abaixo da linha d´água.  O Indianapolis adernou 15° imediatamente e afundou em 12 minutos.  De uma tripulação de 1.196 homens, 879 morreram, sendo este o pior desastre no mar da Marinha dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial.


Resgate tardio

Cerca de 300 dos 1.196 homens perderam a vida no momento do ataque e quando o navio afundou.  O restante da tripulação, mais de 880 homens, permaneceu boiando no mar, sem botes salva-vidas, até que o resgate fosse completado quatro dias mais tarde (100 horas).

Devido ao protocolo da Marinha para salvaguardas as missões secretas, o navio não foi classificado como “atrasado” quando não chegou ao porto na data prevista, e o resgate somente teve início quando um voo de patrulha de rotina localizou os sobreviventes flutuando na imensidão do oceano. Tornou-se parte do folclore afirmar que a maioria das mortos nesses quatro dias foram provocadas por ataques de tubarões, mas, embora estes tenham ocorrido, as maiores causas de mortes foram os ferimentos recebidos no ataque, a desidratação, a exaustão e a ingestão de água salgada. 

Local onde o USS Indianapolis foi afundado


Quando foi atingido, o Indianapolis navegava a uma velocidade de 15 nós, o mar estava calmo, mas a visibilidade era limitada. Quando o cruzador não chegou a Leyte no dia 31, conforme estava previsto, nenhum alerta foi emitido em função do atraso. A omissão foi oficialmente classificada como “um mal-entendido do Sistema de Relatórios de Movimento”.


Controvérsias

McVay foi ferido, mas sobreviveu e estava entre os resgatados. Ele pediu repetidamente explicações à Marinha por ter demorado quase cinco dias para resgatar seus homens, mas nunca recebeu uma resposta. Mais tarde, a Marinha alegou que as mensagens SOS nunca foram recebidas porque o navio estava operando sob silêncio rádio. Registros desclassificados posteriormente, no entanto, mostram que três mensagens SOS foram recebidas separadamente, mas nenhuma foi considerada, pois os analistas acreditaram se tratar de um ardil japonês.

Sobreviventes do USS Indianapolis recolhidos por um destróier norte-americano: com a demora no resgate, mais de 500 homens que haviam sobrevivido ao ataque perderam suas vidas


Houve muita controvérsia sobre o incidente. Em novembro de 1945, McVay foi submetido à corte marcial e condenado por "arriscando seu navio ao não navegar em ziguezague." Hashimoto, o comandante do submarino japonês que tinha afundado o Indianapolis, em seus registros, descreveu a visibilidade na ocasião como baixa. Especialistas em submarinos americanos testemunharam que "ziguezague" era uma técnica de valor insignificante para iludir submarinos inimigos. Hashimoto também testemunhou confirmando essa impressão. Apesar desse testemunho, a decisão oficial foi de que a visibilidade era boa, e o tribunal considerou McVay responsável por falhar ao não navegar em ziguezague.

Um ponto adicional da controvérsia são as evidências de que os almirantes da Marinha dos Estados Unidos foram os principais responsáveis pela colocação do navio em perigo. Por exemplo, o Capitão McVay solicitou uma escolta para o Indianapolis, mas seu pedido foi negado porque a prioridade para os destróieres, na época, era escoltar transportes para Okinawa e resgatar pilotos de B-29 abatidos por ocasião de seus reides contra o Japão. Além disso, o comando naval assumiu que a rota de McVay seria segura nesse estágio da guerra. Muitos navios, incluindo a maioria dos destróieres, foram equipados com equipamento de detecção de submarinos, mas o Indianapolis não foi assim equipado, o que torna a decisão de recusar o pedido de McVay para uma escolta como um erro trágico.

Durante a corte marcial a que foi submetido, o Capitão McVay (ao centro) demonstra, com o auxílio de uma maquete,  os locais de impacto dos torpedos


Em 24 de julho de 1945, apenas seis dias antes do naufrágio do Indianapolis, o destróier USS Underhill tinha sido atacado e afundado na área por submarinos japoneses. No entanto McVay não foi informado deste evento e vários outros, em parte devido a questões de inteligência classificada. McVay foi avisado da presença potencial de submarinos japoneses, mas não da real atividade confirmada.


A última vítima do Indianapolis

O Almirante Chester Nimitz, comandante-em-chefe da Marinha dos EUA, revogou a sentença de McVay e reintegrou-o ao serviço ativo. McVay se aposentou em 1949 no posto de contra-almirante.

Enquanto muitos dos sobreviventes do Indianapolis afirmavam que McVay não era o culpado pelo afundamento, as famílias de alguns dos homens que morreram pensavam o contrário:

- "Feliz Natal! O feriado de nossa família seria muito mais alegre se você não tivesse matado meu filho", dizia uma das correspondências recebidas, com frequência, por McVay. 

A culpa que foi colocada sobre seus ombros foi crescendo, até que ele se suicidou em 1968, usando seu revólver da Marinha. McVay foi encontrado em seu gramado, na frente de casa, com um marinheiro de brinquedo que havia sido presenteado por seu pai em uma das mãos. McVay tinha 70 anos. No dia do afundamento do Indianápolis, ele comemorava o seu 47º aniversário.


Reparando uma injustiça - Isentado da culpa

Os sobreviventes do USS Indianapolis se organizaram, e, durante muitos anos, passaram a tentar limpar o nome de seu capitão. Muitas pessoas, desde seu filho Charles McVay IV (1925-2012), o autor Dan Kurzman, que relatou o incidente do Indianapolis na crônica Fatal Voyage, e membros do Congresso, que acreditavam ter o Capitão McVay sido injustamente condenado. Paul Murphy, presidente da Organização dos Sobreviventes do USS Indianapolis, afirmou que "a corte marcial do capitão McVay era simplesmente para desviar a atenção da terrível perda de vidas causada por erros de procedimentos, que não alertaram ninguém sobre a falta do navio."

A notícia do afundamento do USS Indianapolis foi publicada na imprensa dos EUA no mesmo dia em que foi anunciada a rendição do Japão


Mais de 50 anos após o incidente, um estudante de 12 anos de idade, de Pensacola-Flórida, Hunter Scott, foi fundamental na sensibilização para corrigir a injustiça feita com o capitão na corte marcial. Como parte de um projeto escolar para o programa de Dia da História Nacional, o jovem entrevistou cerca de 150 sobreviventes do naufrágio do Indianapolis e avaliou 800 documentos. Seu depoimento perante o Congresso dos Estados Unidos atraiu a atenção nacional para a situação.

Em outubro de 2000, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma resolução na qual que os assentamentos do capitão McVay deviam constar que "ele é isentado pela perda do USS Indianapolis." O presidente Clinton também assinou a resolução. A resolução observou que, embora várias centenas de navios da Marinha dos EUA tivessem sido perdidos em combate na 2ª Guerra Mundial, McVay foi o único capitão a ser submetido à corte marcial para o naufrágio de seu navio.

Em julho de 2001, o Secretário da Marinha Gordon R. England ordenou a retificação dos assentamentos de McVay inocentado-o de todas as acusações pela perda do cruzador.






67 comentários:

  1. Ótimo texto professor, é triste saber que um homem que foi um herói, passou o resto de sua vida depois da guerra sendo acusado pela morte de tantos marinheiros ao ponto de um dia desistir de viver e se suicidar. E o pior de tudo é que mesmo com toda a retratação da imagem que o presidente Clinton fez por ele, e com os esclarecimentos dos fatos vindo a tona, não da para mudar o passado, não da pra trazer de volta a vida do capitão McVay, não há como apagar a história. Acusar injustamente um homem é pior do que matar-lhe.

    www.vestigiodelivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que a Marinha dos Estados Unidos fizeram com esse homem foi uma tremenda COVARDIA!

      Excluir
    2. Vi o Filme, quando se ver dois Políticos de gravatas, tramando contra o Capitão, tinha ser ser essa raça, ser político é ser canalhas, todo lugar é assim, ser político!

      Excluir
    3. Concordo!!! Político sempre sendo politico!!! Raça nojenta🤢🤮

      Excluir
  2. Olá, acabei de assistir o filme "Homens de coragem", estrelado por Nicholas Cage, sobre o capitão McVay. Fiquei abismado com a sua condenação na corte marcial e vim buscar informações. Achei esse blog, que acabou esclarecendo os fatos para mim. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Vi o filme é estou pesquisando sobre esse homem. Boa matéria.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. Também acabei de ver o filme é bom aqui procurando sobre notícias deste homem. Grande injustiça

    ResponderExcluir
  5. Essa é apenas mais uma das inúmeras histórias que até hoje estão sendo escritas por aqueles que fazem da guerra um meio de se promoverem politicamente, usando pessoas para destruírem pessoas que nunca se conheceram, e em nome de uma pátria que se quer vai lhe dar atenção quando voltarem de uma guerra, lançam suas vidas em nome daquilo que nossos governantes chamam de paz.

    ResponderExcluir
  6. O filme foi excelente, foi um absurdo o que fizeram com esse homem, já não bastava todo o seu sofrimento em alto mar. Infelizmente o poder, na maioria das vezes, está nas mãos de quem não merece, como os "patriotas" que usaram este homem como culpa para o naufrágio e para as mortes. Ser poderoso requer responsabilidade e dignidade.

    ResponderExcluir
  7. depois de morto tinham que reparar quando ele estava vivo

    ResponderExcluir
  8. Sem sombra de dúvidas o mesmo era inocente!!!! escapou de morrer em vários combates,escapou de morrer no ato do naufrágio,escapou de morrer dos tubarões....escapou do resgate..mas,nao escapou do sistema político.... infelizmente a política em nome do sistema tem matado sumariamente inúmeras pessoas no mundo....a começar em nosso solo Brasileiro...

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti o filme é busquei mais informações, realmente mostra o quanto o governo americano age destrutivamente sobre qualquer nação de acordo com seus interesses. Mas o que mais me deixou consternado foi que um herói de guerra, americano de berço e com uma carreira exemplar, foi jogado ao poço, na lama, sem a menor chance de defesa, pagando sobre um determinação erronea do alto escalão militar, arranhando a imagem de forma proposital de um pessoa do bem que mesmo sendo capitão está ali apenas cumprindo ordens, e fez ele carregar um fardo absurdo pelo restante da vida dele, é chocante esse filme.

    ResponderExcluir
  10. Ótima Matéria, a Segunda Guerra Mundial é repleta de histórias de dor, sofrimento, heroísmos e também de injustiças. Resgatar essas histórias é honrar a memória de espíritos valorosos que se sacrificaram e suportaram situações inimagináveis em nome do dever, do ideal ou da própria honra. Parabéns Professor!

    ResponderExcluir
  11. Sou mais u.a que acabou de assistir ao filme e vim parar aqui. Obrigado, suas explicacoes foram otimas. Infelizmente o filme foi pessimo.
    Ator principal (Nicolas Cage) pessimo, nao consegue passar os sentimentos, principalmente no encontro com Comandante do Submarino japones.
    Efeitos "especiais" e computacao grafica lamentavel. Navio navegando sem onda, torpedos pareciam misseis Tomahawk de tao rapidos, agua verde, hora marrom. Lembrando que so ficamos sabendo sobre a mancha de oleo (preta), com o radio do piloto,.. Acho que os progrqmas do History Channel sao mais caprichados.
    Por ultimo, sem fotografia, sem sonoplastia, sem trilha sonora, roteiro.. E sem Direcao.
    Faltou um Mel Gibson, Spielberg ou Clint Eastwood.. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, pelo blogs e as informações. Parabéns!!

      Excluir
    2. Não importei- me com efeitos "especiais", e sim com uma história que aconteceu......infelizmente.

      Excluir
  12. boa noite, o filme foi bom mas as afirmações do final não foram claras, seu estudo ajudou a mim e minha esposa entender o que aconteceu com o capitão, parabens belo trabalho

    ResponderExcluir
  13. A política é a pior coisa que existe na terra. Transforma homens em monstros e os retira a única coisa capaz de manter o equilíbrio em sociedade...a consciência.

    ResponderExcluir
  14. Assim como o Cézar Rodrigues, seu trabalho me ajudou a entender melhor a história do capitão.
    Obrigado e parabéns

    ResponderExcluir
  15. Boa noite.
    Assim como o Cézar Rodrigues, seu trabalho foi muito importante para esclarecer o que o filme deixa duvidoso.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Feliz em encontrar tantas pessoas como eu, que após descobrir uma biografia interessante e reflexiva, busca novas fontes de informação e conhecimento. Excelente texto, claro, objetivo. Interessante que UM ADOLESCENTE conseguiu "quebrar" erros cometidos por diversos homens. E uau, que capacidade desse teen ... entrevistou tantas pessoas, leu tantos relatórios, fico surpresa essa ação investigativa partir de um garoto tão novo.

    ResponderExcluir
  17. Assistir o filme duas vezes muito bom excelente historia..

    ResponderExcluir
  18. Como sempre , em todo mundo, prevalece a política suja e nesse episódio não foi diferente.Os políticos sujos tinham que ter um bode expiatório e determinaram que seria o Comandante.

    ResponderExcluir
  19. Assisti ao filme ontem. Já sabia sobre a fama do navio de ter o recorde de ataques de tubarão. Pela informação que tive (errada), um Kaiten disparado pelo último submarino japonês em atividade teria sido responsável pelo afundamento. O filme e o blog esclareceram toda a história. Concordo bastante com o comentário do Leo Cunha. Hollywood faz filmes como se aviões e navios se movimentassem como em um videogame. Torpedos parecem foguetes e aviões voam com o dobro da velocidade real. Sempre lembro que Ernest Udet, piloto de caça da esquadrilha do Barão Vermelho, recusou fazer um filme em Hollywood sobre o Barão depois do final da Primeira Grande Guerra, dizendo que Richthoffen não era assunto para Hollywood. Não se pode brincar com a Guerra e transformar eventos tão sérios em filme banal caça-níqueis. Não se brinca com a Segunda Guerra, onde morreram mais de 50 milhões. Me recusei a ver o filme Bastardos Inglórios. Não se brinca com 50 milhões de mortos. Tive a oportunidade de visitar os locais onde o Brasil combateu no norte da Itália. 70 anos depois, a população não esqueceu o que aconteceu. Quem viveu aquilo, não brinca. Se você for lá e ficarem sabendo que você é brasileiro, será recebido como rei. Procurem saber porque os italianos são tão agradecidos aos soldados da Força Expedicionária Brasileira.

    ResponderExcluir
  20. Triste sina do capitão Mcvay, de herói condecorado a pária, mais por injustiça e para "culpar" alguém pela perda do cruzador de batalha, almirantes incompetentes querendo se livrar da culpa ou melhor tentando varrer sua sujeira para debaixo do tapete procuraram um bode expiatório, um fardo grande demais para um homem e não suportando mais essa culpa se suicidou, lembra-me do rei Davi que mandou seu amigo e general para frente mais dura de batalha para assim ter certeza que não escaparia para desposar a esposa do seu amigo e general...

    ResponderExcluir
  21. Acabei de assistir o filme. A conclusão que chego é que fatos e histórias como esta, sempre devem ser relembradas, seja em livros, filmes ou informações pela internet. Isso para que tragédias como esta possam ser evitadas pelas gerações futuras. Achei excepcional o fato de um estudante levantar informações sobre este ocorrido, fazendo com que, anos depois, o presidente Clinton assinasse a resolução isentando o almirante de culpa e posteriormente sendo declarado inocente. Concluo meu texto afirmando que só teremos um país justo, honesto e que nos dê orgulho, investindo massissamente em EDUCAÇÃO e bem estar da população, para que um dia, quem sabe, possa surgir um estudante que através da história possa trazer a tona fatos que possam reparar tantas injustiças que ocorrem neste nosso país.

    ResponderExcluir
  22. O CAPIÃO ERROU GENTE.A VISIBILIDADE ESTAVA BAIXA SE ESTIVESSE EM ZIGUE-ZAGUE TERIA DIFICULTADO A MIRA DOS JAPONESES E TERIA MAIS CHANCE DE ESCAPAR DOS TORPEDOS

    ResponderExcluir
  23. o capitão errou .se ele tivesse navegando em zigue-zague ele dificultaria o alvo dos japoneses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce realmente leu o texto? O oficial japones.esta proximo ao navio, o navio nao tinha sonar, foram disparados seis torpedos sendo que dois atingiram o navio em pontos vitais. Para finalizar os especialistas da USS Navy e o oficial japones disseram que nao tinha como evitar o afundamento. Me diga entao genio naval , qual era a saida? Submergir ou levantar voo?

      Excluir
  24. sobre o ocorrido não se apaga o destino de ninguém, uma vez de ecoamos uma palavra ou sentença nos tornamos reféns dela...é preciso profundo conhecimento para se pronunciar dos comando de homens..sem dúvida foi uma grande perda este ser-humano "Cap. Macvay" passou depois de ter sofrido e passo por toda drama no oceano pacifico..alas o filme é realmente muito bom.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns... assisti ao filme e procurei informações sobre o capitão mcvay...muito esclarecedor... É uma pena mas no meio militar isso é corriqueiro... chama-se cruzeta.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns... assisti ao filme agora e fui a procura de informações sobre o capitão Mcvay... infelizmente isso é corriqueiro no ambiente militar, chama-se cruzeta...

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião o capitão teve uma parcela de culpa poi se o mesmo tivesse optado em navegar em zig-zag segundo as normas de segurança da marinha, teria dificultado o alvo do submarino japones.O navio teria meno chance de ser torpedeado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O submarino japonês I-58 estava muito próximo do cruzador e lançou seis torpedos, então não adiantaria muita coisa estar navegando em zig-zag. Infelizmente o cruzador não estava equipado com instrumentos de detecção de submarinos inimigos.

      Excluir
  28. só não entendi como o comandande do submarino japones apareceu no julgamento do comandante mcvay.

    ResponderExcluir
  29. "Homens de coragem" e essa matéria, nossa, um grande detalhe com muita bravura e heroísmo por parte da tripulação do USS Indianapolis e seu capitão MacVay que ficou ofuscado com a vitoria na guerra. Uma historia triste, cheia de injustiça e sofrimento eterno.

    ResponderExcluir
  30. Meu Caríssimo Carlos Daroz, parabéns pelo excelente artigo sobre o USS INDIANOPOLIS, elucidativo, permite entender o fato obscuro do passado como a sinalizar uma lição para o presente, para que em nome de uma missão não se tome decisões capazes de expor a vida de tantos homens. Salvio - Niterói-RJ

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pela matéria esclarecedora.Foi bem mais elucidativa que a parte final do filme. Acho que eles pegaram leve no filme para não mostrar claramente os verdadeiros culpados
    Hilton (São Paulo-capital)

    ResponderExcluir
  32. Parabéns pela matéria esclarecedora.Foi bem mais elucidativa que a parte final do filme. Acho que eles pegaram leve no filme para não mostrar claramente os verdadeiros culpados

    ResponderExcluir
  33. Pagou um preço alto, pela segurança de muitos, mas a missão foi cumprida à contento! Parabéns pela publicação!

    ResponderExcluir
  34. Assisti o filme e resolvi pesquisar mais sobre o fato, muito esclarecedora essa matéria.

    ResponderExcluir
  35. Professor muito obrigado pela matéria.
    É de suma importância esclarecer a verdade sobre injustiças da GUERRA que são muitas

    ResponderExcluir
  36. Professor muito obrigado pela matéria esclarecedora ajudando a esclarecer uma injustiça de GUERRA

    ResponderExcluir
  37. Excelente esclarecimento Prof.Carlos Daróz! Lamentável o que aconteceu. Creio que o Capitão MacVay foi competentíssimo no seu ofício e na operação secreta. Infelizmente ele estava "só", sem o devido aparato de segurança. Ademais, muitos detalhes ficaram ocultos e, precisavam culpar alguém. O Capitão MacVay foi um grande exemplo para a sua tripulação e o é para a humanidade!

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigada pela sua explicação, mais uma a ver o filme é pesquisar para melhor entender o que se passou.
    Triste o facto de não irem procurar mais cedo por sobreviventes...

    ResponderExcluir
  39. O problema todo começa com o transporte de partes da bomba atomica que seria explodida sobre Hiroshima. O navio estava sobre ordens presidenciais de Truman,portanto, todos oficiais tinham medo e receios de qualquer falha ou vazamento da missao. Ocasionando por isso diversos erros em sequencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa missão já tinha sido encerrada. Ele entregou partes das 2 bombas atômicas em Tinian, dias antes. Foi incompetência dos comandantes, desde o Almirante King (inimigo do pai do Capitão, que havia punido o Almirante King por ato indecoroso, anos antes); até do próprio Almirante Nimitz, comandante da Esquadra do Pacífico, por suas ordens de não liberar escoltas, como também, não aceitar comunicações de rádio sem a devida reconfirmação.

      Excluir
  40. Obrigada pela clareza das informações.

    ResponderExcluir
  41. Brilhante texto, esclarecedor. Vi ob filme e me interessei pelo assunto e, ao ler este texto, tudo ficou esclarecido. Mesmo numa nação dita de primeiro mundo,injustiças acontecem, sempre com a verdade sendo sobrepujada por interesses dos poderosos de plantão.

    ResponderExcluir
  42. Estados Unidos ou melhor chamar de "Desunidos" são mais desumanos do que eu pensava, nunca vi um trabalho em equipe tão cagado (desculpa o vocabulário),tudo errado! Tiveram que cair na ficha em 1945, que o Japão mesmo perdido, não estava pra brincadeira, outro caso que foi o próprio e genocida Trumman que estendeu a duração da Segunda Guerra Mundial.

    Sobre os equipamentos para armar a bomba, acho foi um pouco de "Bem feito!",mas infelizmente o comandante foi injusticado na maior filha da ....

    Não gosto de americanos, prefiro o Japão, mas ainda existem muita história pela frente que devemos escutar do lado dos que perderam e não do, entre aspas "herois"

    ResponderExcluir
  43. Acabei de assistir o filme ISSO Indianápolis com Nicolas Cage, não sabia sobre esse fato e da sua importância histórica. Obrigado pela explicação dada. Sem dúvida uma injustiça brutal. E acredito q isso se deu pelo fato das ordens e até controle da missão ter estado diretamente com o presidente americano.

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelos comentários, esclarecedores, pois o fim do filme não é claro o suficiente nas suas afirmações. Bela pesquisa! Grande herói, atormentado por erros que resultaram na grande quantidade de mortos. Foi servido para os outros "tubarões" do governo, esse banquete doeu muito mais.

    ResponderExcluir
  45. O Capitão McVay manteve uma velocidade de 12 nós sem zigzag, deixando de realizar uma manobra básica para dificultar o lançamento dos torpedos japoneses. MAS O comandante do submarino japonês percebeu a "displicência" e o USS Indianspoilis virou alvos. O capitão do cruzador disse que a visibilidade era baixa, porém, o comandante japonês dissera que era alta, o depoimento do japonês acabou condenando o Capitão. Pode até ser que essa manobra zig zag não faria efeito, mas não custava nada ao capitão navegar em zig zag por precaução, mas acoubou custando a vida de muitos homens. Alguns dizem que o Capitão se matou porque era um homem solitário por causa da perda da sua mulher que havia morrido de câncer ou talvez tenta se matado por não aguentar o peso da culpa pelo naufrágio do USS Indianapolis e que causou a perda de muitas vida.

    ResponderExcluir
  46. Através do filme vim procurar resposta,encontrei e fiquei chocada mais ainda, um horror de absurdos, como podem reparar um erro depois da pessoa está morta!?
    Parabéns ao dono desse texto excepcional 👏🏼

    ResponderExcluir
  47. Bom dia!
    Acabei de assistir ao filme "Homens de Coragem" e vim pesquisar sobre o tema. Deparei-me com o absurdo feito ao capitão e quase não acreditei. É impressionante como, apesar de ser uma potência, os americanos ouvem o que querem e entendem fatos claros como os convém! Nem por um minuto queria ter estado na pele desse capitão mesmo antes dessa corte marcial visto que em seu lugar, apenas ser julgado, já seria isso uma agressão e uma violência visto que qualquer pessoa normal em seu lugar esperaria outro tipo de recepçãodde seu país.
    Uma tremenda injustiça, mas os americanos são assim, "convenientes"!

    ResponderExcluir
  48. Homens de coragem o nome do filme! E homens covardes o nome doa políticos que o condenaram

    ResponderExcluir
  49. Eu Tbm assisti o filme hoje e fui procurar na web. Acabei por ancorar aqui e entender melhor o fato. Parabéns!

    ResponderExcluir
  50. Depois de morto , não adianta retificar NADA !!! Os que fizeram ele se sentir culpado são os covardes que não têm coragem para ir no campo de batalha

    ResponderExcluir
  51. o filme mostra que os almirantes sabiam que seriam culpados pelo afundamento do navio , e que por duas vezes , negaram a escolta , assim decidiram culpar o capitão , e toda a cúpula política americana , tiraram o corpo fora e condenaram -o injustamente !

    ResponderExcluir
  52. Tremenda Covardia o que fizeram esses políticos que se acham soberano, condenaram um homem honesto, assisti ontem o filme, deveriam fazer isso enquanto ele estava vivo, tardia a reparação, pois devido a pressão o pobre homem não aguentou e tirou a própria vida, lamentável.

    ResponderExcluir
  53. Tudo errado. Vidas perdidas pelas guerras que a ganância e a vaidade de políticos promovem e no fim os inocentes pagam.
    Os heróis se tornam vilões!
    Tudo errado!! Só a justiça divina para nos salvar de nós mesmos.

    ResponderExcluir