"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

PERSONAGENS DA HISTÓRIA MILITAR - GENERAL JAMES LONGSTREET




 
* 08/01/1821 – Edgefield, EUA
+ 02/01/1904 – Nova Orleans, EUA


James Longstreet foi um dos principais comandantes do Exército Confederado dos EUA durante a Guerra da Secessão e um dos colaboradores mais próximos do General Robert E. Lee. Foi também um dos personagens controvertidos daquela guerra. Longstreet tem sido frequentemente citado como um tático brilhante, um dos primeiros generais a entender o impacto do advento das armas de alma raiada sobre o modo de conduzir a guerra. Por outro lado, não foi bem sucedido quando assumiu um comando independente e diversas fontes têm questionado a sua conduta em diversos episódios da guerra, particularmente na Batalha de Gettysburg.


Antes da Guerra Civil

James Longstreet nasceu em Edgefield, na Carolina do Sul, e graduou-se pela Academia Militar de West Point no ano de 1842. Serviu em diversas campanhas contra os índios e foi condecorado duas vezes por bravura durante a Guerra México-EUA. Com o início da Guerra da Secessão em 1861, pediu baixa do Exército dos Estados Unidos da América, onde possuía o posto de Major. Em junho daquele ano foi incorporado ao Exército Confederado, como General-de-Brigada.


Primeiros combates

Um mês mais tarde lutou na Primeira Batalha de Bull Run e, em outubro de 1861, foi promovido a Major-General. Destacou-se na Campanha da Península, na Segunda Batalha de Bull Run e em Antietam. Em outubro de 1862 veio a promoção a Tenente-General. Em dezembro do mesmo ano, na Batalha de Fredericksburg, o seu 2º Corpo do Exército do Norte da Virgínia preparou uma posição inexpugnável atrás de um muro de pedras em Marye’s Heights, repelindo o ataque e inflingindo terríveis baixas aos federais sob o comando de Ambrose Burnside. Não participou da Batalha de Chancellorsville por estar participando de uma missão independente ao sul do Rio James.

 Insígnia de tenente-general do Exército Confederado

Gettysburg

ponto mais controvertido da carreira militar de James Longstreet ocorreu na Batalha de Gettysburg.  Após os relativos sucessos obtidos pelos confederados no primeiro dia da batalha, 1º de julho de 1863, Longstreet relatou que surgiu uma importante discordância entre ele e o General Lee sobre a condução da campanha.  Longstreet desejava contornar o flanco da União e posicionar-se entre as tropas federais e Washington-D.C., forçando o Exército da União, sob o comando do General Meade, a atacá-los para defender a capital. 

Lee, entretanto, deixando de lado a lição que tomou em Malvern Hill, e que ele mesmo deu aos federais em Fredericksburg, e ciente que os recursos da Confederação estavam se esgotando a cada dia, queria uma batalha decisiva rapidamente. Resolveu atacar Meade onde ele se encontrava, apesar da posição vantajosa do adversário.

No segundo dia da batalha, Longstreet recebeu a ordem de atacar o flanco esquerdo dos federais. Lee desejava que o ataque iniciasse ao amanhecer, mas Longstreet conseguiu organizar as tropas para iniciar o assalto apenas no início da tarde. Para posicionar-se para o ataque, Longstreet tomou um caminho que permitiu boa observação aos federais, arruinando qualquer possibilidade de surpresa tática. Mais tarde, os detratores de Longstreet apontariam o atraso e o itinerário mencionados como principais motivos para culpá-lo – e inocentar Lee – pela derrota na batalha. O ataque de Longstreet conseguiu algum avanço, mas sem penetração das defesas principais da União.

No dia seguinte, o último da batalha, Lee deu a Longstreet a missão de atacar o centro das defesas da União sobre Cemetery Ridge. Para isso, destacou três divisões, com um total de aproximadamente 15.000 homens. Os comandantes das divisões eram George Picket, Isaac Trimble e J. Johnston Pettigrew. A ação tornou se conhecido como a Carga de Pickett. Os atacantes teriam que marchar mais de 1.200m, sob completa exposição à artilharia federal. Depois, teriam que tomar as posições da União estabelecidas em terreno alto e repelir os contra-ataques dos reforços federais que podiam ser facilmente trazidos dos pontos menos críticos da linha de defesa. O plano de Lee era ruim, e Longstreet aceitou a ordem sob veementes protestos.

 O General Longstreet em sua montaria

O que se sucedeu foi um completo desastre. Os atacantes atingiram as linhas inimigas em um único ponto, mas a penetração foi rapidamente estancada. Os confederados foram repelidos e mais da metade das tropas que empreenderam o assalto não retornou às suas linhas.


Na Frente do Tennessee

Em Setembro de 1863 Longstreet e o seu corpo de exército foram transferidos para o teatro de guerra oeste, incorporados ao Exército de Tenessee de Braxton Bragg. Logo ao chegar teve uma atuação decisiva na Batalha de Chickamauga. Longstreet dispôs oito brigadas em uma forte coluna para atacar uma frente estreita das linhas federais. O resultado foi a ruptura das linhas e uma contundente vitória confederada, atenuada apenas pela tenaz resistência das tropas remanescentes da União, comandadas pelo General George H. Thomas.

Longstreet tinha um péssimo relacionamento com Bragg, que logo solicitou ao presidente Jefferson Davis que o corpo de Longstreet fosse destacado para operar contra o Exército do Ohio de Ambrose Burnside, no leste do Tennessee. Assim, Longstreet ganhou o seu primeiro comando independente. Mas dessa vez Burnside, o derrotado de Fredericksburg, deu o troco. A campanha foi completamente estéril, servindo apenas para reduzir as forças de Bragg na crucial Batalha de Chickamauga.  O corpo de Longstreet foi reincorporado ao Exército do Norte da Virgínia, retornando para o Leste.



Wilderness, Petersburg e Appomattox

Em 6 de Maio de 1864 a divisão de vanguarda do seu corpo chegou ao campo da Batalha de Wilderness no exato momento de empreender um brilhante contra-ataque, empurrando as forças de Winfield Hancock e equilibrando o resultado do confronto. Longstreet foi ferido pelo fogo amigo, e ficou fora dos combates até outubro daquele ano, quando participou da defesa durante o Cerco de Petersburg. Acompanhou Lee nos derradeiros combates da guerra no leste durante a Campanha de Appomattox até a rendição em 9 de Abril de 1865, comandando além do seu 1º corpo também o 3º corpo do Exército da Virgínia do Norte.


Pós-guerra

No pós-guerra aderiu ao Partido Republicano e ao Plano de Reconstrução dos EUA, provocando a ira de alguns dos antigos companheiros das armas. Foi duramente criticado pelos partidários do movimento “Lost Cause”, tornando se um dos bodes expiatórios da derrota. Retomou a amizade com o Presidente Grant, que datava dos tempos da academia militar.

James Longstreet no pós-guerra

 Inicialmente, estabeleceu–se em Nova Orleans. Até a morte, exerceu diferentes cargos públicos, incluindo o de embaixador na Turquia.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário