"No próprio dia da batalha, as verdades podem ser pinçadas em toda a sua nudez, perguntando apenas;
porém, na manhã seguinte, elas já terão começado a trajar seus uniformes."

(Sir Ian Hamilton)



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

LOCALIZADO SUBMARINO JAPONÊS AFUNDADO AO LARGO DO HAVAÍ NA 2ª GM

.



Pesquisadores americanos encontraram um submarino japonês naufragado no litoral da ilha de Ohau, no Havaí. O I-400 havia sido apreendido pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial. Em comunicado, a Universidade de Manoa declara que a descoberta soluciona o mistério que data da Guerra Fria – o navio desapareceu em 1946.

No comunicado, o diretor de operações do  Hawaii Undersea Research Laboratory, Terry Kerb, afirma que “[o I-400] foi o primeiro de uma classe de apenas três unidades construídas, é um submarino único e de grande valor histórico”. E completa: “encontrá-lo nesse local foi inesperado. Todas as nossas pesquisas indicavam que ele estaria mais longe da costa.”

Com 122 metros de comprimento, o I-400 foi o maior submarino construído antes das embarcações de propulsão nuclear, introduzidas na década de 1960. Segundo pesquisadores envolvidos na descoberta, o navio podia dar uma volta e meia ao redor do globo sem precisar reabastecer, e apresentava tecnologias de ponta para a época – era capaz de transportar três planadores bombardeiros que podiam ser lançados assim que o navio emergisse, e cada planador carregaria uma bomba de 816 quilos que poderia ser lançada em solo americano.

O I-400 no fundo do mar ao largo do Havaí


De acordo com James Delgado, diretor do US National Oceanic and Atmospheric Administration’s Maritime Heritage Program que participou dos mergulhos que encontraram o I-400, "a capacidade de combate aéreo a partir de submarinos de longa distância representou uma mudança tática na doutrina da época para esses navios." Para Delgado, o hangar hermético gigante do submarino era um avanço tecnológico que se refletiria no na tecnologia dos SSBNs americanos para lançamento de mísseis balísticos no início da era da propulsão nuclear.

O I-400 pertencia à classe conhecida como Sen Toku, e foi um dos cinco submarinos japoneses capturados pelos EUA no final da Segunda Guerra e levado para Pearl Harbor para inspeção. Em 1946 os soviéticos exigiram acesso aos navios apreendidos, sob os termos do tratado que encerrava o conflito, mas a US Navy afundou as unidades, alegando a Moscou não saber onde estavam.

Conforme o comunicado da Universidade de Manoa, os pesquisadores encontraram o classe Sen Toku em uma área de mais de 700 metros de água em agosto deste ano. Porém, o anúncio só foi feito na última segunda-feira (02), após consulta ao Departamento de Estado do governo americano e ao governo japonês.

 Fonte: Poder Naval

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário